Estamos Desaprendendo a Pensar?
Olá caro leitor, tudo bem com você?
Escrevi este questionamento para pensarmos com carinho uma situação que eu mesmo estou enfrentando e percebendo que pode não estar acontecendo só comigo...
E antes de iniciar já deixo um spoiler que irei falar sobre IA, se você não aguenta mais ouvir falar sobre isso - igual eu - então você tem a chance de parar por aqui.
E não, não é um desabafo ou pergunta criado pelo ChatGPT (apesar que agora fiquei curioso se isso é possível, depois vou tentar) - ChatGPT (B.R.I.N.C.S).
Agora deixando as formalidades, é o seguinte: Será que estamos desaprendendo a pensar?
Pergunto isso, pois cada dia que passa, com o hype da IA e ela se tornando cada vez mais frequente em nossas vidas, porque né, existe IA pra tudo hoje em dia - vide Farm3D: Learning Articulated 3D Animals by Distilling 2D Diffusion - e essa pergunta não foi pensada aleatóriamente.
Hoje em dia toda as vezes que me deparo com um problema complexo, antes de quebrar a cabeça para resolver e sair com aprendizado dessa situação difícil, na maioria das vezes corro atrás de uma IA para me auxiliar no processo de resolução.
O que pode muitas vezes resolver o problema de primeira, mas depois causar outros problemas que me faz retroalimentar essa busca constante pela maneira mais simples de resolver o problema... recorrendo a uma IA.
Não que eu vejo a IA como problema, mas sim a minha falta de esforço por buscar a resolução do problema ou mais ainda, aprender com ele.
Me sinto mais ou menos como aquele velho ditado usado para outro contexto: "O que vem fácil vai fácil".
Será que estou desaprendendo a aprender? E mais ainda, me acostumando a não pensar tão aprofundadamente com a solução de um problema como antes fazia?
Também vejo que na maioria das vezes estou delegando a responsabilidade de solução dos problemas para as IA e ficando com a parte de curadoria, ou melhor, de ter o nome para se responsabilizar pela solução, mas não com a sensação clara e cativante da criação da solução, por mais que sejam boas soluções.
Qual caminho você, caro leitor, enxerga para resolver essa situação?
Espero que você possa ter compreendido todos os detalhes e se você estiver se sentindo da mesma forma, deixe aqui nos comentários o que você está fazendo para resolver isso 😉