Executando verificação de segurança...
1

Concordo plenamente com você em todos os pontos!

Mas talvez o erro possa estar no valor, no prazo, no lugar, no momento, na apresentação da necessidade/demanda, enfim, em várias coisas.

Desenvolvedor é um ser muito lógico e exato, logo para conversar com este ser é necessário entender determinados padrões.

Porém, quem é o recrutador/contratante/cliente é você, logo deveria ser o oposto a acontecer. E infelizmente conheço muitos desenvolvedores com essa inabilidade de escutar.

Talvez isso possa ser uma imagem do ego de quem sabe, ou então a gana por ter resultados de quem começou, vai saber.

O que sei é que para um projeto - independente do tamanho do projeto - o desenvolvimento é só uma parte do processo. É necessário ter planejamento, requisitos funcionais e não funcionais claros, a necessidade bem conhecida, com exemplos de cases que foram sucessos ou com exemplos factíveis de que pode ser real, por mais que seja algo totalmente novo, ainda sim, é necessário ter ideia do quanto a ideia/insight/produto/serviço é palpável, enfim, tem todo um ciclo de vida de uma ideia que precisa ser respeitado.

O desenvolvedor é uma parte deste processo - uma parte com certeza muito importante - mas que precisa ser compreendido como muitas vezes ser alguém que só conhece um pedaço do processo e dependendo do tipo da ideia que lhe for apresentada, com certeza ele irá ou se assustar e pensar em coisas muito além do aquém ou então ele irá trazer a realidade que ele viveu para resolver determinada situação. Em ambos os casos, ele irá trazer o contexto dele, que é desenvolver.

Talvez a sua busca inicial não deve ser por qualquer tipo de desenvolvedor, mas alguém com o entendimento do negócio como POs, ou então que tem a visão do um todo como Arquitetos. Ou poderia ser alguém com a visão mais voltada para DevOps, Full Stack, Frontend, Backend, Full Cycle, etc...

Você conhecendo o mundo da programação vai entender porque existem tantas divisões em nossa área que uma complementa a outra e faz a diferença no dia-a-dia de projetos do tipo pequeno, médio e grande.

Espero que esses toques possam ter te ajudado na tua jornada!

Carregando publicação patrocinada...