Executando verificação de segurança...
4

Artigo: Ser Generalista ou Especialista?

Vejo que a melhor decisão está pautada em seus objetivos de carreira, pessoais e até mesmo espirituais.

Não é a tecnologia A ou B ou a ferramenta C ou D ou a pessoa FULANA ou CICLANA que irá determinar se você será especialista ou generalista, este alguém é... VOCÊ!

E não existe apenas o Generalista que sabe o suficiente de determinadas tecnologias/assuntos e também não existe somente o Especialista que conhece muito sobre determinado tema/negócio.

Observem que na estrofe anterior usei as palavras "SUFICIENTE" e "MUITO", pois elas não são absolutas como as palavras "nada" ou "tudo", ao contrário, não existe um limiar para indicar que alguém é generalista ou o infinito de conhecimento para mostrar que alguém é especialista, isso é subjetivo e depende muito do que as empresas esperam, do domínio do profissional com relação aos assuntos e afins.

Já pensou em ser um generalista que é especialista em 2 ou 3 tecnologias?

Ou até mesmo pensou em ser um especialista que é generalista nas áreas/negócios/vertentes?

O @Sydfranco comentou algo bem interessante para nosso assunto que vale acrescentar neste artigo:

Pessoas generalistas tem mais aptidão para liderança, pois tendem a conhecer mais coisas, mesmo que não se aprofundem tanto. E que geralmente os generalistas lideram os especialistas, mas isso não é uma regra. [...] O ideal é ser quem você quer ser e se empenhar para isso.

Seja o suficiente para a dor que você deseja curar.

Busque o que mais faz fit para sua carreira, se posicione e com certeza será um bom norte para deslanchar sua carreira!

Recomendo este vídeo do canal da Cod3r Cursos

#Especialista #Generalista

Carregando publicação patrocinada...
4

Excelente, Victor!

No ano passado eu gastei um bom tempo refletindo sobre a minha carreira e isso se misturou um pouco com a minha vida pessoal. Percebi que eu nunca fui o melhor em algo que faço. Considero que sempre me destaquei em muitas coisas: notas no colégio, no time de futebol do colégio, nas empresas por onde passei e etc., mas nunca ganhei o status de "O Cara" em algo (não que eu lembre). Isso me trouxe a seguinte questão: será que faltou empenho meu em não ser especialista em algo? Acabei percebendo que eu sou generalista e isso me incomodou um pouco (reflexões de quem passou dos 30 anos hehe)...

Então, conversei com uma pessoa que é coach de liderança (não costumo seguir, mas os respeito) e que já foi minha colega de trabalho. Fiz o seguinte questionamento para ela: na sua visão é melhor ser generalista ou especialista? Ela me respondeu que pessoas generalistas tem mais aptidão para liderança, pois tendem a conhecer mais coisas, mesmo que não se aprofundem tanto. E que geralmente os generalistas lideram os especialistas, mas isso não é uma regra. E então ela falou justamente que o ideal é ser quem você quer ser, se empenhar para isso. Acho que faltou ela usar a palavra suficiente para fechar com chave de ouro.

Acredito que tem (e muito) lugar para todos os tipos, e que poderemos até ter generalistas-especialistas e especialistas-generelistas, como você citou, Victor. O importante é mesmo ser suficiente.

Espero ter contribuído um pouco com quem já se incomodou em se considerar generalista, assim como eu.

2

Que depoimento sensacional @Sydfranco! Concordo com sua visão e vou incluir em meu artigo um trecho de sua fala, ok? Muito obrigado mister mais uma vez e tenho certeza que você escolher ser generalista ou especialista é sucesso puro na certa por que você escolheu, e não porque outros escolheram por você! Se posicionar é o que conta sempre. 😁

1

Victor, show de bola trazer essa conversa para cá 🤝

Caso alguém tenha lido de forma rápida o post do Victor, eu gostaria de destacar uma palavra muito importante que ele usou: suficiente.

Ser suficiente é uma das coisas mais importantes e realistas que podemos trazer para o nosso dia a dia. Obrigado por me relembrar dessa palavra Victor 👍

2

Muito obrigado doctor!

Acredito que este é um post válido pra gerar discussões sobre este tema que acredito ser tão importante para uma boa tomada de decisão de carreira no momento que a pessoa está ou onde ela quer/precisa chegar.

Vou destacar a palavra "SUFICIENTE" no meu post como uma forma de destaque para este ponto que você indicou.

Espero contribuir cada vez mais aqui, gosto muito deste formato de compartilhamento de conteúdo e principalmente, conteúdos de valor... e tenho certeza que já é puro sucesso!!! 😁😎