Artigo: Ser Generalista ou Especialista?
Vejo que a melhor decisão está pautada em seus objetivos de carreira, pessoais e até mesmo espirituais.
Não é a tecnologia A ou B ou a ferramenta C ou D ou a pessoa FULANA ou CICLANA que irá determinar se você será especialista ou generalista, este alguém é... VOCÊ!
E não existe apenas o Generalista que sabe o suficiente de determinadas tecnologias/assuntos e também não existe somente o Especialista que conhece muito sobre determinado tema/negócio.
Observem que na estrofe anterior usei as palavras "SUFICIENTE" e "MUITO", pois elas não são absolutas como as palavras "nada" ou "tudo", ao contrário, não existe um limiar para indicar que alguém é generalista ou o infinito de conhecimento para mostrar que alguém é especialista, isso é subjetivo e depende muito do que as empresas esperam, do domínio do profissional com relação aos assuntos e afins.
Já pensou em ser um generalista que é especialista em 2 ou 3 tecnologias?
Ou até mesmo pensou em ser um especialista que é generalista nas áreas/negócios/vertentes?
O @Sydfranco comentou algo bem interessante para nosso assunto que vale acrescentar neste artigo:
Pessoas generalistas tem mais aptidão para liderança, pois tendem a conhecer mais coisas, mesmo que não se aprofundem tanto. E que geralmente os generalistas lideram os especialistas, mas isso não é uma regra. [...] O ideal é ser quem você quer ser e se empenhar para isso.
Seja o suficiente para a dor que você deseja curar.
Busque o que mais faz fit para sua carreira, se posicione e com certeza será um bom norte para deslanchar sua carreira!
Recomendo este vídeo do canal da Cod3r Cursos
#Especialista #Generalista