Executando verificação de segurança...
3

Sim, é perfeitamente possível hoje em dia!

A área de tecnologia é ampla e muitas vertentes desejam características como a criatividade, compromisso, resiliência, comunicação, curiosidade, proatividade, confiança, conhecimentos específicos... etc.

Se você tem alguma dessas características pode ser que você já esteja um passo a frente de muita gente que acha que a área é fácil ou é simplesmente ficar sentado na frente do computador o dia todo e tá tudo certo.

Essa área é muito além do que saber programar, envolve tomadas de decisões diárias, encontrar boas soluções, amar está no meio do tiroteio, suportar e vencer todas as possíveis crises internas e externas, lidar com pessoas de todo tipo, sempre ser melhor que você mesmo, evoluir no mesmo ritmo (ou perto) que a tecnologia evolui, sempre se atualizar, etc.

Tudo isso são pontos que a faculdade na maioria das vezes não auxilia você a chegar lá, você vai aprender na prática, na vivência.

Ter faculdade (não generalizando) é saber que você terá tutores te apoiando para o aprendizado ser mais fluído, terão colegas que serão o futuro de amanhã e poderão te ajudar sendo bons networkings (Os famosos QI = Quem Indica) e também aprenderá a ter o senso de responsabilidade, o que muitas das vezes faltam em pessoas que não acham faculdade importante para se fazer e aí quando eles assumem uma demandam, procrastinam, larga tudo, abandona, não sendo confiáveis pela irresponsabilidade.

Mas definitivamente, não, hoje em dia não é nessário ter ensino superior para trabalhar na área.

Mas definitivamente, sim, você se destacará por estar/esteve em faculdade, por essas coisas que eu disse e por ainda muitos outros detalhes.

Para contribuir ainda mais com você, na empresa que estou agora está com essa iniciativa de apoio, capacitação e oportunidade para o início na área de tecnologia:

https://www.startcapgemini.com.br/

Também deixo duas publicações que fiz com compilados das publicações que mais gostei e a primeira publicação em especial tem bastante tema para o início de carreira, e acredito que pode te ajudar bastante!!

As Publicações Que Mais Gostei no TabNews 1

As Publicações Que Mais Gostei no TabNews 2

Espero ter contribuído com essa resposta! 😄

Carregando publicação patrocinada...
1

Olha, acredito que tudo vai depender do alinhamento dos seus objetivos, falando como quem fez faculdade recentemente, penso que a faculdade acaba te orientando e te dando caminhos mais seguros de estudo, te faz criar muito networking e infelizmente ainda te da um pouco mais de reconhecimento no inicio. Mas por outro lado, o que é ensinado de fato não condiz com o que é utilizado no dia a dia do mercado, por vezes torci o nariz em ter que estudar software mais a fundo, como por exemplo gerenciamento de memória com C++ quando eu queria seguir pelo caminho da Web em que isso não é utilizado e por muito tempo vi isso como uma perda de tempo enquanto eu poderia estar estudando Frontend ou Backend. Senti também que alguns assuntos eram tocados muito superficialmente (a depender do professor), como por exemplo, nas aulas de web foi explicado javascript em 2 aulas de 40 min. Portanto, mesmo fazendo faculdade, tecnologo, vc vai precisar de cursos por fora para que abordem os assuntos que se alinham com o que vc tem definido. Entretanto, se vc não tem uma definição ainda, uma passagem pela faculdade pode ser crucial para que vc se encontre.