Executando verificação de segurança...
1

Google ADS - Facilitador ou vilão?

Em pleno 2023, ano da técnologia, Elon Musk está lançando foguetes, OpenAI virando o mundo da técnologia com seu ChatGPT, IAs sendo utilizadas para filtros de aplicativos de celulares e fazem efeitos muito melhores do que alguns profissionais da area de Edição e Efeitos Visuais, e o Google ADS continua mostrando golpes.

Brincadeiras a parte, hoje em dia muitas coisas ficaram fáceis de se fazer, do que anos atrás. Conseguimos compartilhar informações com outros usuários de um país inteiro em questões de segundos utilizando um click de um botão, fazer com que um vídeo seja assistido por qualquer lugar do mundo, conseguimos fazer com que uma dancinha seja reconhecida por uma geração inteira (confesso que não tenho muito orgulho disso, ainda mais por causa de toda a lavagem cerebral que acontece por causa desses "conteudos rápidos", mas isso é assunto para outra hora), e não menos importante, fazer o conteúdo certo aparecer para as pessoas certas de acordo com seus gostos e costumes de utilização. Dados e mais dados sobre as pessoas são guardados e comercializados por corporações a fim de fazer com que os produtos certos cheguem aos compradores certos, e assim, fazer com que as empreas faturem cada vez mais. E nisso chegamos ao nosso grande amigo, o pai do conhecimento "Google".

Todos conhecemos a grande corporação que hoje é a Google, e você utilizando ele em suas pesquisas rotineiras, sendo elas para tirar alguma dúvida sobre programação, baixar algum produto para utilização no seu dia-a-dia do trabalho, utilizando uma palavra-chave, você vai se deparar com o Google Adsence, e os Anúncios que sempre serão os primeiros Links que aparecem para você em suas pesquisas. Porém, esses anúncios podem converter sua pesquisa por conhecimento um verdadeiro pesadelo, ainda mais para pessoas desantentas.

Hoje, para cadastrar um produto na Google Shopping é necessário, apenas, uma URL registrada e verificada. Da mesma forma, o Google ADS tem poucos parametros para se publicar informações para seus Anúncios, sendo o qual, muitos deles te levando a sites fakes que tentam copiar os sites originais para que você, pobre usuário desatento, não ve a URL, e baixa um malware, ou tem seus dados do Google Chrome (olha ela ai, novamente) roubados.

Porém, quais seriam as melhores formas de fazer com que isso não aconteça?

É expeculação "de mais" de minha parte para falar quais seriam as melhores formas de previnir os Golpes vindos do Google ADS e do Google Shopping, pois, não tenho conhecimento da arquitetura, politicas e estrutura da Google. Poderia deixar mil formas de resolver esse problema, tais quais como validação do conteúdo da pagina, plagio de conhecimentos, analise dos envolvidos, mas enfim, tudo leva ao mesmo ponto, se aumentar a dificuldade de publicação de uma informação no Google ADS, você diminui o capital da Google, e sabemos que ela não quer perder dinheiro.

Por favor, deixe sua resposta, não sou ninguém a ponto de ser o dono da verdade.

Carregando publicação patrocinada...
1

Mas existe uma verdade nesse meio todo ai, o problema nao e a ferramenta, mas a forma que esta sendo utilizada, pelo fato da maior rentabilidade hoje estar na internet, mecanismos de ads que foram implementados a muito tempo, herdam esse dna antigo da internet pouco burocratico e pouco critico a forma de se utilizar a ferramenta.

Veja por exemplo o facebook, voce mal consegue anunciar e seu conteudo cai, mesmo que esteja completamente isento de problemas e o valor eventualmente escalar sua conta tambem sera bloqueada. Entao os usuarios de forma nao nativa criam maneiras alternativas de enganar o algoritmo e criar contigencias pra anunciar, resultado, cobra engolindo cobra, mercado tradicional.

Agora em minha opiniao, eu acredito que o problema real esta no ambiente ao redor, muitas tecnologias novas estao surgindo e o ambiente da internet permanece o mesmo, novo layout, novos sites, novo conteudo, mas a mesma estrutura, um futuro promissor na minha visao seria uma internet protocolada diferentemente, com servicos e programas open source e de preferencia descentralizados, nao em todos setores, mas pelo menos no tratamento de dados que hoje criam esse ambiente de poder como por exemplo, dados que sao retirados de forma invisivel dos usuarios por cookies, historico de navegacao do ip, contas vinculadas nos emails..