Olá, pessoal! Vou responder as perguntas depois fazer um comentário sobre a situação das empresas de rede sociais, e por que acho que essa crise não é representativa do setor de TI como um todo.
Fiquem à vontade pra complementar ou discordar de qualquer ponto!
Sobre a crise nas redes sociais, e porque acredito ser uma situação localizada
A Meta e o Twitter estão passando por um momento muito difícil, mas por questões muito individuais, na minha opinião.
O Twitter teve esse enorme problema com a nova gestão do Musk, que decidiu demitir todo o conselho diretor depois de finalizar a compra da plataforma. A compra em si teve muitas indas e vindas, e Musk até chegou a anunciar que estava desistindo, ao passo que o Twitter abriu um processo para obrigá-lo a finalizá-la. Talvez exista uma motivação mais pessoal para as demissões.
E claro, o problema com os "selos azuis" foi uma mancada enorme, que levou muitos anunciantes a se distanciarem da plataforma, e diminuir a receita.
No caso da Meta, o investimento no chamado "metaverso" começou a ser aventado logo depois de uma série de denúncias muito graves feitas no Wall Street Journal sobre práticas de negócio muito reprováveis conduzidas pela empresa. Essa série de reportagens ficou conhecida como "The Facebook Files". Pouco depois das reportagens virem a público, a Meta -- então Facebook Inc. -- decidiu fazer um rebranding e mudar de nome, além de aventar seu foco no metaverso. Isso tudo pode ter sido uma estratégia para se distanciar dos efeitos negativos das denúncias, e assim manter os anunciantes na plataforma.
Nos dois casos, as empresas sofreram golpes duros no centro do seu modelo de negócio -- sua capacidade de fazer advertising. As demissões massivas são inevitáveis nesse cenário, como estratégia para diminuir as perdas financeiras.
Outras redes sociais não tiveram, até onde eu sei, uma movimentação de demissão análoga. O TikTok, por exemplo, continua ganhando usuários e se expandindo.
1. Você trabalha na área? Há quanto tempo?
Sim, há 3 anos. Me formei em Física e migurei para a área de Ciência de Dados. Atualmente atuo como Engenheiro de Machine Learning.
2. O que vocês esperam do futuro de curto, médio e longo prazo nessa carreira??
Acredito que vamos ter estabilidade ou crescimento leve, no médio e curto prazo, e um crescimento maior no longo prazo.
A economia mundial está um pouco ruim, com países importantes no sistema financeiro tentando conter a inflação. Por isso acho que vamos ter um cenário de estabilidade no curto e médio prazo. Mas se tudo der certo, eu suponho que passada essa fase ruim vamos ter um crescimento maior porque os negócios vão se digitalizando cada vez mais.
3. Você acredita em (ou sabe de) alguma área em específico que tende a ter melhor oportunidades financeiras?
O hype que aconteceu um pouco antes da pandemia com Ciência de Dados possibilitou muitas empresas a desenvolverem modelos, mas possivelmente tiveram problemas para colocá-los em produção. Acho que houve uma certa migração para o perfil de Engenharia de Machine Learning, agora que a área amadureceu um pouco mais.
Acho que também devem aumentar as oportunidades nas linguagens mais novas e com 'memory safety'. Imagino que vamos ver uma migração progressiva para elas à medida que as empresas buscarem mitigar riscos de segurança (e também à medida que novos casos de hackeamento acontecerem).