Executando verificação de segurança...
2

Primeiramente, parabén pelo pensamento crítico e por expo-lo em busca de mais conhecimento.

Um pouco da minha história.

Quando eu tinha sua iddade eu era extremamente criativo e queria trabalhar com algo mai sligado a arte. Comecei como DJ e produtor musical aos 16 anos, que foi o que fiz por muito anos. Aos 24 anos comecei a mudar meu foco e fui estudar design. Fiz a faculdade praticamente inteira mas por motivos pessoais não pude entregar o TCC e acabei não tendo diploma. Em poucos anos como designer (aprox. 3 anos) descobri que não era o que eu queria, mas como já havia tido contato com programação foi muito fácil migrar.

Não fiz faculdade de tecnologia, hoje tenho 40 anos sem diploma. Sou considerado pelo mercado um engenheiro de software senior e conquistei ótimas oportunidades de trabalho ao longo dos anos, inclusive trabalhando remoto para empresas estrangeiras. Só consegui essas oportunidades por 2 motivos:

  1. Ralei e estudei muito, e esse muito significa muito mais do que outras pessoas que já haviam feito uma faculdade, afinal precisei sempre comprovar de que mesmo sem faculdade eu sou capaz de entregar o mesmo resultado.
  2. Sempre fiz questão de manter um networking extenso e aberto, por isso sempre fui chamado para vagas, nunca precisei ficar me candidatando em processos seletivos.

Meu conselho hoje em dia para pessoas que querem entrar no mundo da tecnologia é:

Faça uma faculdade, e se você tem como objetivo trabalhar fora do país, dê preferencia para um bacharelado (ou faça o tecnólogo e depois faça um mestrado). A faculdade vai te dar conhecimentos sólidos que serão necessários e de forma linear e gradativa, ou seja, é mais fácil de aprender. É na faculdade tambem que você abre seu campo de networking, trazendo inúmeras oportunidades, basta você ficar atento.

Não fazer faculdade significa trilhar um caminho bem mais árduo. E o diploma infelizmente ainda é extensamente requisitado para muitas vagas, mesmo no Brasil, mas principalmente lá fora. Sem um diploma tambem é possível conseguir muitas oportunidades boas, mas a maioria negocia seu salário para baixo pela falta dele e seu esforço será bem grande para comprovar que é tão bom quanto ou melhor que outros candidatos com diploma.

Espero que esse resumo da minha história te ajude.

Carregando publicação patrocinada...