Executando verificação de segurança...
2

EDUCAÇÃO: Que tecnologias os professores em formação precisam aprender para modernizar a didatica em sala de aula ?

Os avanços tecnológicos têm permitido que as pessoas compartilhem informações e se conectem de forma cada vez mais rápida e fácil. Isso tem transformado a forma como as pessoas aprendem, vivem e se comunicam. Por outro lado, a educação ainda não acompanha a velocidade com que o mundo se desenvolve, muitas escolas e universidades ainda não têm acesso à tecnologia e recursos necessários para oferecer uma educação de qualidade, além disso, há professores que não estão preparados para lidar com a necessidade dos estudantes de hoje e com as exigências do mundo moderno.

Afim de trazer esses avanços para dentro de sala de aula, quais tipo de tecnologia o professor tem que ter domino para conseguir trabalhar sua disciplina fugindo da mera exposição de conteudo ?

Deixo aqui minha visão de professor do futuro para auxiliar na discusão:

Vejo professores não usando mais quadros, vejo eles programando, utilisando software afim de criar um ambiente onde o aluno pode explorar o conteudo de forma dinamica e significativa.

vejo alunos utilizando ferramentas tecnologicas e tecnologias de realidade almentada para vizualizar problemas.

Acredito que exposição de conteudos no quadro ja ficou ultrapassado, conteudo tem no google, o chatgpt te da resposta para qualquer coisa. Ao inves de trabalhar conteudos temos que forcar em habilidades, e o contato do aluno com essas habilidades tem que se dar por meios que ele desenvolva e seja estimulado a desenvolver, e isso nao se faz com giz, quadro e conteudo.

Carregando publicação patrocinada...
2

Thz22, interessante suas considerações, vamos partir do principio que os professores ou melhor os docentes estão imersos na atualidade assim como seus alunos.

Todos os dias uma tecnologia para a comunicação surge e o mundo não vai parar para nos adaptarmos em tempo, sendo docentes, programadores, engenheiros, advogados ou alunos.

O conhecimento é formado pelo conteúdo, prática e experiências e a maioria desses fatores nem chegam perto de uma sala de aula ou mesmo de uma disciplina que é apenas um fragmento de conhecimento.

Os docentes devem se utilizar ao máximo do que os alunos estão experimentando em termos de tecnologia até mesmo para criar um laço maior de compromentimento, assim, na minha simples opinião, perguntem o que os alunos estão usando para se comunicar e como poderia participar desse mundo para compartilhar o conteúdo.

1

Acompanho essa discussão sobre a educação em meio ao avanço das novas tecnologias no canal do Diego Cortiz. Ele já discutiu sobre como IAs funcionam e o impacto que elas podem ocasionar nas escolas. A didática dele é muito boa, por isso achei pertinente compartilhar aqui.

1

O ChatGPT ainda erra muito, então os alunos preguiçosos que não conferirem o que ele responde ainda vão se dar mal :-)

Mas de fato o ensino tem que acompanhar a evolução tecnológica, e até mesmo usá-la a seu favor.

1

Querido amigo eu acho assim, compartilho muito da sua ideia de que o ensino do conhecimento ja passou de um simples quadro e giz. Porem existem diversos problemas que eu vejo diante disso. Eu acho que devido a grande quantidade de informações as crianças de hoje em dia sentem se mais perdidas em o que realmente focar em aprender e isso de certa forma torna-se um vazio no futuro, ate mesmo porque o cerebro de uma criança ou de um adolescente não e igual ao de um adulto, nem fisicamente nem psicologicamente e nem biologicamente. E tem outro ponto que eu levanto aqui, talvez o que eu mais me preocupo. O que esse jovem ou essa criança vai fazer com esse excessivo processo de conhecimento? como ele vai se comportar? Ele vai utilizar o que ele aprendeu a favor do bem ou do mal da humanidade? Vamos la, hipóteticamente um jovem de 18 anos ja chegou no ensimo medio sabendo todas as tecnologias que uma fintech como a Nubank utiliza na construção do codigo do app, ou seja, o cara eh um Enstein da tecnologia front e back e ainda sabe python , porem... O jovem tem uma familia deshonesta que gosta de trapacear as pessoas, que o icentiva a ser um jovem malicioso e tendencioso a fazer o mal. Adivinha o que o cara teve a ideia? Criar um script ou uma ferramenta que consiga burlar o sistema do Nub e conseguir acessar as contas dos usuarios e depois disso zerar as contas dos usuarios. Enfim, o conhecimento eh bom sim, ate de mais. porem se voce sabe mas utiliza isso para fazer o mal não eh viavel ensinar um individuo desse.