Executando verificação de segurança...
1

tentar uma experiência no mobile com React Native ou Flutter

Eu recomendaria você escolher uma plataforma nativa, como Kotlin Android ou Swift IOS. Porque as empresas com Flutter pelo menos, que é a Stack que trabalho, as que realmente tem algo interessante são bem poucas, e as que tem, pedem conhecimento em nativo.

Não sei qual é bem sua experiência com UX e Mobile, porém é um universo bem diferente, se vocês estiver vindo de Backend. Eu recomendo bastante você estudar pelo menos um pouco sobre UX, Material Design, que é Design System do Android e o Human Interface Guidelines, da Apple.

Um canal bem interessante que tem conteúdo de Mobile é o do Lucas Montano, que trabalha nos Apps de Streaming da Disney, com Android Nativo.

E sobre sua dificuldade em se encaixar na empresa, para eu pelo menos isso é bem normal. Como sou bem jovem, a maioria das pessoas com que trabalhei eram pelo menos uns 5 a 10 anos mais velhas do que eu. Isso causava um conflito, porque eu me adaptava muito rápido na empresa, e essas pessoas que já tinham mais tempo ali ficavam incomodadas com a minha rapidez.

Já recebi um Feedback que dizia: "Thiago, você não precisa fazer suas atividades tão rápido". E já saí de uma empresa porque nas palavras deles eu entregava "qualidade demais nas atividades", e eles queriam apenas alguém que fizesse de qualquer jeito, só para entregar e dizer que tava pronto, mesmo que com péssima qualidade.

E aliás, disseram que a cultura da empresa era essa mesmo, entregar de qualquer jeito mas entregar.

Aquela parada do "Feito é melhor que perfeito", que é muito utilizado por algumas pessoas na área de tecnologia para disfarçar a falta de habilidade delas de não conseguir entregar algo com qualidade e rápido. Poucas vezes que ouvi isso essa frase era realmente aplicável, na maior parte das vezes era preguiça de se empenhar apenas mais um pouco.

Carregando publicação patrocinada...
1

Entendo o desconforto no "Feito é melhor que perfeito". Mas quanto tempo a mais demorava o seu perfeito? Remete a questão de que o esforço pra atingir 100% tende a ser exponencial e em termos práticos pode perder o propósito. O Próprio Filipe mencionou um exemplo no vídeo sobre o tabnews de "Abraham Lincoln" onde tendo 6 horas pra cortar uma àrvore alguns gastam as 6 horas afiando o machado..." enfim não é uma crítica mas um convite a reflexão. Algumas vezes agi por impulso e depois refleti na minha parcela de culpa quando me coloquei em situações parecidas.

1

É uma reflexão interessante, mas na maior parte das vezes as pessoas estão tão acostumadas a entregar mal feito e as vezes em um tempo ruim, que quando você faz algo bem feito, que leva o tempo adequado de uma atividade, elas ficam incomodadas (inveja).

No caso onde saí por entregar qualidade demais, entrei em projetos próximos a Deadline, que estavam todos construídos porcamente, e queriam que eu continuasse desenvolvendo as funcionalidade nele. Diversos problemas básicos como tratamento de exceção, responsividade para diferentes dispositivos, UX apropriado, não estavam sendo seguidos.

E quem havia feito o código desses projetos, eram meus superiores e eram até sócios da empresa. Chegou um momento que tive que dar Feedback para eles, porque não sabiam resolver os problemas de forma eficiente. Eu passei mais tempo resolvendo o problema que os outros geraram do que fazendo as minhas atividades, que ainda saiam com ótima qualidade.

No final, esse sócio que fez os códigos errados nem comunicava direito o que fazia (provavelmente porque sabia que não estava fazendo certo), e eu tinha que ficar reportando bugs gerados a meses.

E eu ainda ouvia que eu devia deixar errado mesmo, que não era importante qualidade no projeto. Porque de forma ou de outra, entregando com qualidade e pouca qualidade, o dinheiro que iriam receber era o mesmo, então era mais barato fazer de forma rápida, sem qualidade e sem gerar expectativas.

E isso não foi só dessa empresa, já conheci outras que o ambiente é bem parecido. Ainda mais porque quando você começa a entregar qualidade no mesmo tempo gasto que pessoas entregam atividades mal feitas, começa a gerar intrigas, já que como você consegue entregar no tempo certo e ainda bem feito e outra pessoa que já está na empresa a um tempo entrega mal feito e no mesmo tempo?