Executando verificação de segurança...
1

[DISCUSSÃO] O que conta mais para conseguir emprego: projetos ou resolver desafios de programação?

Então, pessoal, direto ao assunto: meu contrato com o lugar onde trabalho está perto do fim e não vou mais trabalhar aqui em alguns meses. Pensando nisso, já estou me preparando para voltar a procurar emprego como programador o quanto antes. Mas o mercado do trabalho é complexo e difícil de navegar, então como o meu tempo é limitado, eu quero ter certeza de que vou usar o tempo que me resta da melhor maneira possível.

Eu já esbocei alguns planos para os próximos dois meses, mas antes de botar mãos à obra, gostaria de um segundo (e teceiro, e quarto...) ponto de vista.

A minha ideia é, primeiro, construir alguns projetos simples mas criativos (já tenho alguns prontos, mas pretendo converter alguns de puro HTML, CSS e JS para um projeto com React e talvez adicionar mais alguma coisa interessante se houver tempo), depois criar um site pessoal/portfólio para apresentar esses projetos e, por fim, focar em entrevistas técnicas com desafios do LeetCode e semelhantes.

O lance é que eu não sei qual dessas coisas teria maior impacto nas minhas chances de conseguir um emprego. Desafios do LeetCode são muito difíceis e exigiriam muito tempo de mim, então não tenho condições de pensar nisso ao mesmo tempo que construo projetos (além do tempo de estudar pra faculdade, tempo pra família, namorada etc), mas muitas empresas já começam mandando esses desafios e foi justamente isso que me ferrou em muitas oportunidades que eu perdi no passado. Eu entendo que o empregador queira analisar a capacidade do candidato de resolver problemas lógicos, mas acho injusto exigir de juniores a habilidade para encarar esses desafios em poucos minutos, quando seria muito mais produtivo e indicativo do desempenho real em trabalho pedir que faça um pequeno projeto tipo construir um design do Figma, por exemplo (como eu mesmo já fiz e fui bem, apesar de não ter sido contratado). Mas mesmo assim, se for o que é preciso, vou encarar.

Enfim, o que vocês pensam? Será que o meu tempo (e o de outros devs na mesma situação) é melhor gasto com projetos pessoais ou com desafios de programação?

Carregando publicação patrocinada...
1

Os dois caminhos andam juntos, mas se tivesse que escolher um seria projetos, de nada adianta você resolver centenas de desafiso de código e não ter um projeto pra mostrar pro empregador de que você pode resolver o problema dele.

1

Acredito que os dois caminhos andam juntos, eu mesmo estou cursando engenharia de software no Inteli, uma faculdade focada em tecnologia e um ensino baseado em projetos, então consegui tanto ter experiência de trabalhar com projetos da forma mais diversa possivel, mais também nao deixei de treinar a lógica de programação com beecrowd e letcode, pois dentro do projeto as vezes você vai precisar realizar uma lógica onde por desafios passados o tornam mais facil , mais claro isso depende do tempo de cada um, eu recomendaria começar por desafios de programação , acredito que com o fortalecimento da lógica mais facil se torna aprender novas tecnologias 😊😊