Executando verificação de segurança...
-5

Uma Resposta ao Fábio Akita e Sua Glorificação da “Verdadeira Arrogância”

Disclaimer (favor ler)

Antes de mais nada: Isso não é um ataque pessoal à ninguém, não desejo a morte ou nada de mal à ninguém, o que estou discutindo é a glorificação da arrogância contra o fato de que todos nós somos simples seres humanos, agraciados com vida e todas as nossas capacidades mentais exclusivas da espécie humana. E não estou desincentivando ninguém na sua busca por conhecimento.

Em qualquer caso de dúvida sobre minha motivação e meu sentimentos, basta reler o título do artigo de novo.

Sobre o Akita... Ele é superdotado com QI alto, com conhecimento e capacidade de aprendizagem fora da curva e tem muitos conselhos valiosos na área técnica e profissional. É autista diagnosticado e isso pode ter contribuído para o modo de pensar dele, já que se é sabido que pessoas autistas, no geral (e com: "no geral" eu quero dizer, "favor, não me cancelar"), precisam se esforçar mais para sentir empatia (sou autista, posso atestar isso, posso atestar também que como qualquer outra qualidade assim como amor, humildade e bondade a empatia pode ser desenvolvida e cultivada, mesmo nascendo com uma predisposição natural para ser apático aos sentimentos e lutas de outras pessoas). Infelizmente ele parece não entender que as pessoas não são iguais (sim, claro que ele sabe que as pessoas não são iguais, mas entender e aceitar são coisas diferentes)...

Nunca escrevi um artigo antes, mas ao ler um artigo do Fábio Akita de 2007 com o título: Off Topic: Seja Arrogante! (favor ler antes de prosseguir com este artigo... sério, sei que dá preguiça, mas vai ser melhor assim, depois você volta pra cá); Decidi escrever um comentário, mas como eu dependo da aprovação do Akita para o comentário ficar público e quase ninguém vai ler aquilo, decidi colocar minha resposta aqui, referente ao artigo cidato.

Embora a expressão "verdadeira arrogância" nunca apareceu no artigo original, decidi usá-la no título porque o próprio Akita se dedicou a explicar como ser um arrogante de verdade.

O artigo foi escrito em 2007 e ele pode não concordar mais com tudo o que ele escreveu (ou concordar como nunca antes), não importa o caso, a ideia não é exclusiva dele, é na verdade bem comum entre pessoas que estão em áreas que exigem grande conhecimento técnico e que nunca tem fim (com "bem comum" eu quero dizer que não se precisa fazer muito esforço ou ir muito longe para encontrar pessoas que pensam da mesma maneira que o Akita de 2007).

E este é o último pedido para você, por favor, ler o artigo antes de ler minha resposta, para que as coisas façam sentido.

TLDR

Eu não odeio o cara. Só lê o artigo do Akita antes de ler minha resposta e dar dislike, tá bom? Tá bom então (artigo: Off Topic: Seja Arrogante!).

Uma Resposta ao Fábio Akita e Sua Glorificação da “Verdadeira Arrogância”

Ter o mundo em sua mente... Ver o que outros não vêem, ser o que outros jamais serão... E se vangloriar disso. Parece a definição de sucesso para muita gente, mas na verdade é um fracasso.

Fazer o impossível para adquirir uma habilidade, e se esquecer de algo mais importante: qualidades excelentes. Ser amoroso, empático e humilde.

Você quer aprender mais? Quer melhorar? Que bom, vá atrás, mas sempre considere o seu próximo como superior a você! Valorize a pessoa simples, com todos os defeitos e limitações que ela tem, valorize o que tem de bom nela.

Ter o ego inflado é diferente da verdadeira felicidade, é uma imitação barata dela. Hitler era arrogante, iludido, tinha um complexo de Messias, e em sua mente era um vencedor e no fim tirou sua vida pra preservar na sua cabeça essa imagem que ele tinha de si, dificilmente alguém concordaria que isso é felicidade verdadeira. Ele era um arrogante, tinha um ego alto, não podia ser realmente feliz; aviso de antemão que isso é um exemplo, não estou colocando todos os arrogantes no mesmo patamar de um psicopata sanguinário como Hitler. Mas... se você olhar pelos olhos dos arrogantes, Hitler só não foi ainda mais "feliz e bem sucedido" porque não ganhou a Segunda Guerra Mundial e se suicidou. Se ele tivesse conseguido seu objetivo final ele seria "dono" do mundo de sua época, isso faria dele uma pessoa de sucesso? Sim! Segundo a definição de "sucesso" de uma pessoa arrogante.

Chamar outros de medíocres só porque não conseguem fazer as coisas tão bem quanto você é arrogância. E achar que ser arrogante é algo que deve ser elogiado, aplaudido... é simplesmente decadente. Mas, como a sociedade hoje diz que cada um que decide pra si o que é "certo" ou "errado" (na verdade muitos defendem que não exista tal coisa como "certo" ou "errado")... talvez eu possa colocar dessa maneira: pra mim, achar que ser arrogante é algo que deve ser elogiado, aplaudido, é simplesmente decadente.

A pessoa que ninguém sabe que um dia existiu, mas que demonstrava qualidades sem iguais, foi melhor do que o maior gênio do mundo, que produziu invenções incríveis, mas que tinha a nojenta qualidade ruim da arrogância. No fim, o gênio acabou morrendo do mesmo jeito que o homem que ninguém mais se lembra que existe, e embora o segundo seja lembrado até hoje... será que alguém pode fazer ele ver o que aconteceu depois da morte dele? Todos amam o seu trabalho, não a pessoa que ele foi, porque a arrogância é uma qualidade nojenta.

Sou purista com relação à qualidades, prefiro ser pobre e viver com pessoas sem valor para arrogantes como o Akita e todos aqueles que aplaudem o seu jeito prepotente, do que ser rico, poderoso, bem instruído e viver numa vida centrada só em mim mesmo, usando as capacidades do meu incrível corpo e mente (que eu ganhei de presente quando nasci sem mérito e sem esforço) pra fins egoístas.

Sinceramente, o que me conforta, é saber que não importa quão arrogante um indivíduo seja (por qualquer que seja o motivo), é só esperar mais um pouco de tempo, que toda a arrogância, todos os seus pensamentos, todas as suas lembranças e ambições, logo vão deixar de existir, e a voz arrogante dele que parecia ser tão alta na sua mente vai ser silenciada para sempre.

Mais vale uma pessoa humilde, que considera outros como superiores à ela, que é pacífica, bondosa e amorosa, do que uma pessoa inteligente e poderosa mas arrogante, seria melhor para essa pessoa ter nascido como um animal, pra tentar dominar e competir para ser o macho alfa, talvez assim sua vida tivese mais algum valor e significado.

Esfregue seu dinheiro na minha cara Akita, esfregue o quanto você sabe sobre programação, como você fala bem inglês, como você fala bem japonês, como você sabe mais do que eu em quase virtualmente tudo; se torne a pessoa mais rica e poderosa do mundo, e me humilhe e tire a minha vida, viva para sempre se puder! Você ainda é arrogante, e portanto um perdedor, não consegue fugir da pessoa que é.

Deixe-me lembrar-lhe das palavras que sábios indianos disseram a Alexandre, o Grande, que ao que parece, se esqueceu que ele era apenas um homem, não importando seu poder, conhecimento ou papel na história: “Ó Rei Alexandre, cada homem só possui tanto da terra quanto este pedaço sobre o qual estamos de pé; e você, é como qualquer outro homem, exceto que está sempre ocupado e cheio de preocupações e está percorrendo toda esta terra, longe do seu lar, tirando a sua paz e a de outros. Mas não por muito tempo, porque você morrerá, e vai possuir apenas o pedaço de terra suficiente para o seu enterro.”

O que você falou não é nada novo Akita. Seus pensamentos exaltando a "verdadeira arrogância" é só um reflexo do mundo frio e cada vez mais egoísta que vivemos, é só mais uma, das inúmeras provas da escuridão mental das pessoas, até mesmo de pessoas com um cérebro tão privilegiado como o seu. A sepultura engolirá a sua arrogância.

"Pois quem torna você diferente dos outros? Realmente, o que você tem que não tenha recebido? Se você, de fato, recebeu tudo que tem, por que se gaba como se não o tivesse recebido?"

Como disse certo sábio: "A sabedoria está com os modestos".

Carregando publicação patrocinada...
2

Meu caro, apenas meus 2 centavos de contribuição

Sempre gosto de ler os dois lados, e entender o que ambos querem dizer lá no fundo. Sempre tem um motivo, para tudo.

Apesar disso, não vou ir ponto a ponto, seu post VS o dele, pois não faz sentido. O ponto que quero explorar aqui é outro.

No mundo atual tudo está muito "preto no branco", é ou não é, 8 ou 80. Isso não é real, nem perto disso. A verdade mesmo, não é única. As vezes existem 1000 verdades para um único problema.

Na minha visão, as coisas funcionam mais como um expectro 3D do que um boolean. Hoje nem mesmo a matemática é true ou false. 1 + 1 é quanto? Depende do contexto.

Qual a conclusão disso tudo? Na minha visão é possível extrair uma pergunta: no que isso me afeta?

Falando por mim, pude tirar coisas boas de ambas postagens. Não conhecia essa postagem do Akita, mas se pudesse guardar uma mensagem em minha mente, seria:

Após todo esse exercício, o ponto onde quero chegar é: Acostume-se a dizer Sim o tempo todo e encare as consequências.
É mais fácil dizer do que fazer. É óbvio: é isso que torna pessoas que dizem Sim, únicas. Todas as outras: as que dizem Não – as perdedoras – e as que dizem mais ou menos – as enroladoras, é o que chamamos de a média.

O que isso me ensina? A ser mais arrogante? A mostrar meu ego mega inflado por ai? Não, apenas a encarar mais desafíos.

Da mesma forma, pude extrair coisas boas da sua postagem. Para ser justo, se pudesse extrair uma frase do que você disse e guardar pra sempre, seria:

Você quer aprender mais? Quer melhorar? Que bom, vá atrás, mas sempre considere o seu próximo como superior a você! Valorize a pessoa simples, com todos os defeitos e limitações que ela tem, valorize o que tem de bom nela.

Percebe a diferença gritante entre o que pude aprender? Não existe conflito de ensinos aqui; Isso me ensina a não subestimar a inteligência de ninguém, pois todos podem ensinar algo.

Hoje sei que, vou dizer sim mais vezes, para não deixar nenhuma oportunidade passar, além de que ficarei muito mais atento a aquilo que outras pessoas querem dizer.

1

Só tenho uma coisa a dizer. Você entende que chamar outras de pessoas de arrogante é... arrogante?

Vou colocar abaixo o que eu tinha respondido para a respoata do OP, então pode ficar um pouco sem contexto, mas não posso colocar o texto dele de novo aqui. Ele ter apagado já dá um indicativo que o problema é maior, e o que tinha escrito dava uma informação melhor (insistiu nos mesmos erros), que mostra que há projeção e alguns outros problemas e confirma mais ainda a atitudo que pode indicar ser de personalidade e não apenas algo pontual.

qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez

Prepotência; atitude de quem se sente superior aos demais ou da pessoa que assume um comportamento prepotente, desprezando os outros

Arrogância é um forte orgulho ou atitude de extrema auto-importância, em particular, uma perda de contato com a realidade e superestima das próprias competências ou capacidades

O seu texto inteiro detona quem é arrogante, diz que é uma coisa nojenta (sua definição). Quem se auto intitula arrogante está sendo mais humilde que quem chama os outros de arrogante, porque a pessoa reconhece o que é, difícil é quem é e acha que não é, é a coisa mais arrogante que existe e isso sim é terrível, porque não tem como evitar.

Sua resposta tem falácias lógicas. O texto orignal já tinha.

Como a outra resposta já dise, se ele tivesse usado a palavra autoconfiança e mvez de arrogância você não estaria falando disso. Provavelmente a palavra desperta gatilho em você que você precisa dar uam resposta de qualquer jeito. O fato dele dizer que é não dá o direito de ninguém detoná-lo por isso, a não ser que a pessoa quiera ser igual.

Se não quer comparar com Hitler então não coloca no texto.

O seu texto, a não ser que você indicasse o contrário, e você foi cuidadoso com isso em trechos, então seria neste caso também, que é o ponto mais importante, coloca os outros como pessoas horríveis porque elas são arrogantes. O texto parece indicar que ver uma atitude arrogante da pessoa a torna arrogante por completo. E sua resposta mostra isso melhor porque eu falo em atitude arrogante e vocâ responde sobre ser uma pessoa arrogante, você confunde as coisas, provavelmente por não entender bem a definição do que está criticando, o que, portanto, torna a crítica inválida, até porque mesmo que esteja certo por coincidência não foi feita seguindo preceitos válidos.

Você faz várias especulações e considera como verdade algo que está na sua cabeça, não só no texto original, mas mais ainda na resposta que deu.

Você ignora que o Akita é autista e tem uma visão de mudndo um pouco diferente, e por isso ele pode ser naturalmente arrogante, o que pode não ser bom, mas faz parte da diversidade tão pregada hoje em dia. Ele não escolheu ser assim, ele tem seu próprio sofrimento e espero que agora reflita sobre isso.

Você crítica algo e acha que não faz a mesma coisa, mesmo depois de confrontado isso, você não entende bem sobre oque está falando, mas acha que entende, você considera que sua interpretação é a realidade, você ignora que as pessoas vivem tendo atitudes arrogantes aqui e ali, até porque é difícil calibrar isso, você, implicitamnete, se coloca acima dos outros se auto intitulando como não arrogante e destruindo quem tem atitudes arrogantes ou até que seja uma pessoa assim, e acha que pode definir uma pessoa como arrogante porque viu uma ou outra atitude arrogante dela.

Outras pessoas enxergaram o texto de forma bem diferente do que você enxergou. Porque a sua visão é melhor do que a dos outros?

Em todos seus 3 textos aqui você teve atitudes arrogantes, novamente, como todo mundo tem. Isso não torna a pessoa arrogante, eu não disse em momento algum que você é arrogante, mas estou apontando várias atitudes específicas suas de arrogância. Espero que com isso passe entender um pouco melhor sobre o que está falando e reconheça suas falhas e que você não é superior aos outros nesse quesito, e que se um dia deixar de ser assim não vai mais precisar fazer um texto de autoafirmação, afinal a pessoa humilde de verdade não precisa disso. Os seus textos gabaritaram nas definições do que é arrogãncia.

Eu reconheço minhas falhas, em alguns casos eu as evito, em outras não, este caso eu vi uma oportunidade de mostrar algo que tenho visto como falha recorrente de várias pessoas e minha intenção é ajudar, mesmo que pareça uma atitude arrogante, mas que não é, até porque aceito argumentos válidos que me contestem. Você pode fazer o que quiser com essa informação. Você será a pessoa que acha que é quando entender essas coisas e mudar.

É óbvio que eu avaliei antes de escrever isso porque poderia ser interpretado como arrogante, mas achei que valia o risco neste caso, tenho a impressão que eu estava errado. Eu tive a mesma atitude que você: "eu tenho que mostrar isso para as pessoas". Geralmente eu sei que quando algo será interpretado como algo arrogante, e aceito pagar o preço disso, por isso eu faço. A diferença é que eu sei disso.

Por fim, a pessoa humilde faz do limão uma limonada em vez de reclamar da azedura.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Não leve para o coração, isso foi escrito a anos atráz, as pessoas mudam, e pelo menos por mim o uso da palavra arrogante no artigo não tenha sido a melhor palavra para descrever o que realmente o artigo quer passar ou que você pode tirar dele(pelo menos no meu entendimento).

Eu lendo o artigo eu ignoro a palavra arrogante me apego apenas a essencia do artigo que pelo menos por mim não é sobre arrogancia, mas não se contentar estar na média e sim procurar evoluir ser melhor que antes, realmente saber das coisas. Todo mundo sente orgulho de falar "eu sei" não por arrogancia ou ser melhor que ninguém mas por ter batalhado para chegar nesse estado.

Algumas pessoas tem mais disposição para jogar o jogo outras não faz parte da vida.