Uma Resposta ao Fábio Akita e Sua Glorificação da “Verdadeira Arrogância”
Disclaimer (favor ler)
Antes de mais nada: Isso não é um ataque pessoal à ninguém, não desejo a morte ou nada de mal à ninguém, o que estou discutindo é a glorificação da arrogância contra o fato de que todos nós somos simples seres humanos, agraciados com vida e todas as nossas capacidades mentais exclusivas da espécie humana. E não estou desincentivando ninguém na sua busca por conhecimento.
Em qualquer caso de dúvida sobre minha motivação e meu sentimentos, basta reler o título do artigo de novo.
Sobre o Akita... Ele é superdotado com QI alto, com conhecimento e capacidade de aprendizagem fora da curva e tem muitos conselhos valiosos na área técnica e profissional. É autista diagnosticado e isso pode ter contribuído para o modo de pensar dele, já que se é sabido que pessoas autistas, no geral (e com: "no geral" eu quero dizer, "favor, não me cancelar"), precisam se esforçar mais para sentir empatia (sou autista, posso atestar isso, posso atestar também que como qualquer outra qualidade assim como amor, humildade e bondade a empatia pode ser desenvolvida e cultivada, mesmo nascendo com uma predisposição natural para ser apático aos sentimentos e lutas de outras pessoas). Infelizmente ele parece não entender que as pessoas não são iguais (sim, claro que ele sabe que as pessoas não são iguais, mas entender e aceitar são coisas diferentes)...
Nunca escrevi um artigo antes, mas ao ler um artigo do Fábio Akita de 2007 com o título: Off Topic: Seja Arrogante! (favor ler antes de prosseguir com este artigo... sério, sei que dá preguiça, mas vai ser melhor assim, depois você volta pra cá); Decidi escrever um comentário, mas como eu dependo da aprovação do Akita para o comentário ficar público e quase ninguém vai ler aquilo, decidi colocar minha resposta aqui, referente ao artigo cidato.
Embora a expressão "verdadeira arrogância" nunca apareceu no artigo original, decidi usá-la no título porque o próprio Akita se dedicou a explicar como ser um arrogante de verdade.
O artigo foi escrito em 2007 e ele pode não concordar mais com tudo o que ele escreveu (ou concordar como nunca antes), não importa o caso, a ideia não é exclusiva dele, é na verdade bem comum entre pessoas que estão em áreas que exigem grande conhecimento técnico e que nunca tem fim (com "bem comum" eu quero dizer que não se precisa fazer muito esforço ou ir muito longe para encontrar pessoas que pensam da mesma maneira que o Akita de 2007).
E este é o último pedido para você, por favor, ler o artigo antes de ler minha resposta, para que as coisas façam sentido.
TLDR
Eu não odeio o cara. Só lê o artigo do Akita antes de ler minha resposta e dar dislike, tá bom? Tá bom então (artigo: Off Topic: Seja Arrogante!).
Uma Resposta ao Fábio Akita e Sua Glorificação da “Verdadeira Arrogância”
Ter o mundo em sua mente... Ver o que outros não vêem, ser o que outros jamais serão... E se vangloriar disso. Parece a definição de sucesso para muita gente, mas na verdade é um fracasso.
Fazer o impossível para adquirir uma habilidade, e se esquecer de algo mais importante: qualidades excelentes. Ser amoroso, empático e humilde.
Você quer aprender mais? Quer melhorar? Que bom, vá atrás, mas sempre considere o seu próximo como superior a você! Valorize a pessoa simples, com todos os defeitos e limitações que ela tem, valorize o que tem de bom nela.
Ter o ego inflado é diferente da verdadeira felicidade, é uma imitação barata dela. Hitler era arrogante, iludido, tinha um complexo de Messias, e em sua mente era um vencedor e no fim tirou sua vida pra preservar na sua cabeça essa imagem que ele tinha de si, dificilmente alguém concordaria que isso é felicidade verdadeira. Ele era um arrogante, tinha um ego alto, não podia ser realmente feliz; aviso de antemão que isso é um exemplo, não estou colocando todos os arrogantes no mesmo patamar de um psicopata sanguinário como Hitler. Mas... se você olhar pelos olhos dos arrogantes, Hitler só não foi ainda mais "feliz e bem sucedido" porque não ganhou a Segunda Guerra Mundial e se suicidou. Se ele tivesse conseguido seu objetivo final ele seria "dono" do mundo de sua época, isso faria dele uma pessoa de sucesso? Sim! Segundo a definição de "sucesso" de uma pessoa arrogante.
Chamar outros de medíocres só porque não conseguem fazer as coisas tão bem quanto você é arrogância. E achar que ser arrogante é algo que deve ser elogiado, aplaudido... é simplesmente decadente. Mas, como a sociedade hoje diz que cada um que decide pra si o que é "certo" ou "errado" (na verdade muitos defendem que não exista tal coisa como "certo" ou "errado")... talvez eu possa colocar dessa maneira: pra mim, achar que ser arrogante é algo que deve ser elogiado, aplaudido, é simplesmente decadente.
A pessoa que ninguém sabe que um dia existiu, mas que demonstrava qualidades sem iguais, foi melhor do que o maior gênio do mundo, que produziu invenções incríveis, mas que tinha a nojenta qualidade ruim da arrogância. No fim, o gênio acabou morrendo do mesmo jeito que o homem que ninguém mais se lembra que existe, e embora o segundo seja lembrado até hoje... será que alguém pode fazer ele ver o que aconteceu depois da morte dele? Todos amam o seu trabalho, não a pessoa que ele foi, porque a arrogância é uma qualidade nojenta.
Sou purista com relação à qualidades, prefiro ser pobre e viver com pessoas sem valor para arrogantes como o Akita e todos aqueles que aplaudem o seu jeito prepotente, do que ser rico, poderoso, bem instruído e viver numa vida centrada só em mim mesmo, usando as capacidades do meu incrível corpo e mente (que eu ganhei de presente quando nasci sem mérito e sem esforço) pra fins egoístas.
Sinceramente, o que me conforta, é saber que não importa quão arrogante um indivíduo seja (por qualquer que seja o motivo), é só esperar mais um pouco de tempo, que toda a arrogância, todos os seus pensamentos, todas as suas lembranças e ambições, logo vão deixar de existir, e a voz arrogante dele que parecia ser tão alta na sua mente vai ser silenciada para sempre.
Mais vale uma pessoa humilde, que considera outros como superiores à ela, que é pacífica, bondosa e amorosa, do que uma pessoa inteligente e poderosa mas arrogante, seria melhor para essa pessoa ter nascido como um animal, pra tentar dominar e competir para ser o macho alfa, talvez assim sua vida tivese mais algum valor e significado.
Esfregue seu dinheiro na minha cara Akita, esfregue o quanto você sabe sobre programação, como você fala bem inglês, como você fala bem japonês, como você sabe mais do que eu em quase virtualmente tudo; se torne a pessoa mais rica e poderosa do mundo, e me humilhe e tire a minha vida, viva para sempre se puder! Você ainda é arrogante, e portanto um perdedor, não consegue fugir da pessoa que é.
Deixe-me lembrar-lhe das palavras que sábios indianos disseram a Alexandre, o Grande, que ao que parece, se esqueceu que ele era apenas um homem, não importando seu poder, conhecimento ou papel na história: “Ó Rei Alexandre, cada homem só possui tanto da terra quanto este pedaço sobre o qual estamos de pé; e você, é como qualquer outro homem, exceto que está sempre ocupado e cheio de preocupações e está percorrendo toda esta terra, longe do seu lar, tirando a sua paz e a de outros. Mas não por muito tempo, porque você morrerá, e vai possuir apenas o pedaço de terra suficiente para o seu enterro.”
O que você falou não é nada novo Akita. Seus pensamentos exaltando a "verdadeira arrogância" é só um reflexo do mundo frio e cada vez mais egoísta que vivemos, é só mais uma, das inúmeras provas da escuridão mental das pessoas, até mesmo de pessoas com um cérebro tão privilegiado como o seu. A sepultura engolirá a sua arrogância.
"Pois quem torna você diferente dos outros? Realmente, o que você tem que não tenha recebido? Se você, de fato, recebeu tudo que tem, por que se gaba como se não o tivesse recebido?"
Como disse certo sábio: "A sabedoria está com os modestos".