Executando verificação de segurança...
2
TDev
1 min de leitura ·

Ainda existem livros essenciais?

Andei pesquisando bastante sobre livros na área de desenvolvimento e me veio uma pergunta na mente: existem livros que ainda são essenciais de ser lido, independente da linguagem trabalhada ou do tempo de experiência? Sabemos que ao longo do tempo alguns livros se tornam um pouco irrelevantes de certa forma, mas fiquei curioso para saber o que vocês têm a dizer sobre livros que ainda valem a pena, por exemplo, os famosos livros como Código Limpo, Programador Pragmático, entre outros. Minha dúvida é mais voltada para a parte técnica do conhecimento e não tanto para desenvolvimento pessoal, mas fique à vontade para dissertar sobre os de desenvolvimento pessoal também.

Carregando publicação patrocinada...
3

Livros de uma tecnologia específica podem se tornar desatualizados rapidamente, mas os que aplicam uma abordagem, uma forma de pensar, conceitos... esses tendem a ser relevantes por muito mais tempo.

De cabeça, me recordo de 4 livros assim:

  • The Mythical Man-Month: Foi escrito quase 50 anos atrás, e ainda continua relevante.

  • Effective Java: Primeira edição de 2008 se não me engano, está na terceira edição.

  • Domain-Driven Design: De 2003, boa parte dos frameworks populares te guiam a seguir ao menos algumas ideias desse livro muitas vezes sem você saber, o conceito de "Repository" não foi criado nessa obra, mas certamente foi o primeiro contato de muita gente com esse termo nos começo dos anos 2000.

  • Design Patterns: 1994 da gangue dos quatro (GoF), tem muita gente que paga curso, fica pescando conteúdo a respeito disso mas nunca se deu ao trabalho de ler o livro.


No entanto, há livros que são populares e atualizados, mas não deveriam ser relevantes como o "Código Limpo" que você citou. A didática do livro é ruim, o problema que ele se propõe a resolver é apresentado de maneira rasa, tem o aspecto de "você tem que fazer assim porque sim, e se não fizer está errado", poderia ter uns 30% menos páginas se fosse claro e objetivo (o livro praticamente só começa no capítulo 4).

1

Obrigado pela resposta e pelas recomendações amigo, fiquei curioso pois nunca tinha ouvido falar de nenhum desses livros, quando comecei a procurar algo para ler fui inundado com propagandas dos livros mais "famosinhos".

1

O ponto é, qual seu nível de experiência. Além de isso ser muito pessoal.

Diria que pra quem ta começando livros que eu acho essenciais idependente da linguagem que você trabalha:
O mítico homem mês - é um livro que vai falar muito sobre o desenvolvimento de projetos sem se prender a uma metodologia.
Entendendo algoritmos - um livro que vai te explicar sobre estrutura de dados básicas e algoritmos de uma forma bem leve, mesmo sendo um livro de python acredito que serve pra qualquer um que queira aprender uma linguagem.
Projeto Phoenix - um livro também bem leve em formato de romance, mas te mostra como era a parte de infra antigamente e por que foram-se criadas metodologias e problemas que as equipes foram enfrentendo para subir projetos para produção.
Refatoração - um livro que aborda muito como melhorar a base de código que você está trabalhando é interessante para entender o que outros livros mais famosos falam sobre TDD, Clean code e etc.
Como ser um programador melhor - Outro livro que acho muito importante pois tras muitos insights de hábitos que você deve trabalhar pra ser um programador profissional.

Bom poderia falar mais uns 10 livros, mas como acho que você quer algo mais pontual, dei meus pontos do por que ler esses livros, sendo que a maioria, foi feita numa linguagem bem leve então se você está começando pode te ajudar muito.

Espero ter ajudado

2

Obrigado pela resposta amigo, acho que você acertou em ponto nas recomendações, tenho 2 anos de experiência, ainda me considero no nível de um sólido iniciante, estou despertando apenas agora a curiosidade de entender como as coisas funcionam ao em vez de só fazer, gostei muito dos livros recomendados por voce e dos motivos pelos quais eles foram recomendados, fiquei até interessado nos outros 10.