Executando verificação de segurança...
2

Dilema sobre desenvolvimento web

Olá!

Eu diria que sou novo em desenvolvimento web, apesar de já ter tido uma experiência considerável - há algum tempo atrás eu realizei um projeto como autônomo para um cliente, utilizando a stack MERN, o back-end ficou um tanto grande contando com mais de 150 endpoints, além de mais de 2k usuários ativos, eu tive muitos arrependimentos, sendo o primeiro ter utilizado MongoDB para um projeto em que deveria ter sido utilizado um banco SQL (porém esta foi uma demanda do cliente, que por sinal era leigo, mas não consegui convencê-lo do contrário). Por fim, eu tive uma péssima experiência integrando o back-end e o front-end, era péssimo de testar as funcionalidades no back-end toda vez que eu criava alguma, pois muitas vezes eu precisava fazer múltiplas requisições via Postman apenas para testar uma funcionalidade nova, além do trabalho necessário para consumir a API e tratar os dados.

Eu trabalhei em alguns outros projetos também utilizando a stack MERN, alguns em equipe, outros sozinho, e cheguei a conclusão que um framework que segue o padrão MVC ou uma variação com abordagem similar teria sido mais interessante para mim desde o início, como por exemplo Laravel, Adonis, Ruby on Rails, Django, Phoenix, dentre outros.

Eu experimentei a maioria destes frameworks, incluindo Laravel com Blade (e LiveWire) e também Laravel com Inertia (achei uma abordagem interessante), até mesmo testei o Adonis com Inertia, Phoenix foi o único destes frameworks que não experimentei.
Bom, em resumo, gostei de todos os frameworks, porém o Django me chamou mais a atenção do que os outros, apenas senti falta de algo similar ao Inertia para utilizá-lo com React ou algum outro framework front-end, portanto utilizo HTMX ou até mesmo o Unpoly, caso seja necessário ter uma maior reatividade no front-end.

Enfim, me perdoem por falar demais, meu ponto é, estou em busca de um framework que me permita integrar o front-end e o back-end com mais facilidade, como um monolito (se eu puder colocar dessa forma) - porém, eu também não quero me especializar em um framework que não seja utilizado no mercado, portanto, minha dúvida principal é com relação a qual framework seria mais interessante nesse sentido, e gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Além do mais, como eu disse, gostei bastante do Django, e gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre como está o mercado de trabalho com Django atualmente.

Agradecimentos em avanço!

Carregando publicação patrocinada...
1

Assim como o colega mencionou, também não vejo problema em você se especializar em um framework específico. No entanto, acho um pouco chato integrar frameworks JavaScript como React, Vue, Svelte, etc., em frameworks com ‘baterias inclusas’. Nesse caso, prefiro ter dois projetos separados. No caso do Django, é possível usá-lo com Django Ninja, que é bem interessante.

Django e Flask são os dois frameworks web mais populares no ecossistema Python. Se você optar por usar Django, encontrará um bom mercado tanto no Brasil quanto no exterior.

Espero ter ajudado.

2

Obrigado pela resposta!
Interessante saber, eu acho que uma das minhas dúvidas principais era justamente se existem oportunidades no mercado de trabalho para junior em Django.

0
1

Fala mestre!

Não vejo problema em se especializar em um framework web específico e ao mesmo tempo ter conhecimento em alguns quando for necessário codar neles.

Trabalho com Laravel faz uns anos e hoje em dia ele se tornou um ecossistema bem completo pra fazer esses trabalhos de consultoria, porém não vejo problema também em ter conhecimento pra usar o Django, um Ruby on Rails, um Phoenix ou até o Gin.

Resumindo, a dica é se especializar em um framework e ter um conhecimento intermediário nos outros.

Um abraço.

1

Obrigado, mestre!
Eu experimentei o Laravel e gostei bastante, achei muito útil para fazer APIs, e digo que me interessei bastante em utilizar Blade + LiveWire ou Inertia + React/Vue.

Como você acha que está o mercado de trabalho para programadores junior com Laravel/React? E você possui alguma dica para mim me inserir no mercado com estas tecnologias?

Eu sou de uma cidade pequena, e portanto no momento a única possibilidade que vejo é trabalhando remotamente.