Qual linguagem de programação escolher?
Escolha com cautela
Não podemos esquecer, da importância em conhecer o ecossistema, que você está querendo atuar. Quando estiver escolhendo sua linguagem, analise com cuidado para que não se arrependa no futuro, pois não esqueça que você investirá muito tempo adquirindo conhecimento nessa tecnologia.
Pontos a serem analisados
Ao escolher uma linguagem existem 3 pontos importatíssimos, que você deve considerar:
- Mercado:
Procure saber se as pessoas estão utilizando essa linguagem, como estão os salários oferecidos e verifique se existem oportunidades para essa tecnologia. Um ponto para se atentar, é com os altos salários, pois algumas empresas estão com tecnologias antigas e acabam oferecendo salários maiores para atrair pessoas com esses conhecimentos, porém para iniciantes com pouca experiência, sem dúvidas as oportunidades serão escassas.
- Tempo:
Saiba a quanto tempo essa linguagem está no mercado e quais empresas estão utilizando ela. Quando é uma tecnologia nova, arriscar seu tempo nela será um tiro no escuro, mas nada te impede de se aventurar em novidades.
- Comunidade:
Uma das grandes vantagens em se trabalhar na área, é ter um bom suporte das comunidades. Sendo assim, entre nas comunidades de sua linguagem de interesse, conheça melhor as pessoas que estão contidas nelas, para aumentar seu networking e sanar suas dúvidas iniciais.
Já escolheu sua linguagem?
Minha linguagem favorita com certeza é o Javascript, pelo grande leque de possibilidades que ele proporciona a um Dev. Mas não se deixe influenciar, tire suas próprias conclusões e tenham em mente que a maioria das linguagens, no fim, acabam trazendo os mesmos resultados, porém alguma particularidades as tornam únicas.
Até a próxima! Abraços!