Essa comparação não tem sentido nenhum. A própria educação formal ensina um monte de coisas erradas para os alunos (pelo menos no Brasil, não vou falar de países que não conheço). Achar que tu tá seguindo um caminho "seguro e confiável" porque tá em uma faculdade é o pior erro que um aluno pode cometer. O segundo pior erro é achar que seus professores na faculdade são "profissionais qualificados".
Não vou generalizar pois conheço alguns professores que são bons e sabem do que estão falando. Mas a grande maioria dos professores cometem erros técnicos ridículos que eu só acharia aceitável se fosse cometido por um amador.
Inclusive conheço um professor aí que é "aclamado" no Brasil e já escreveu 2 livros sobre a linguagem C. E por incrível que pareça eu já frequentei um mesmo grupo sobre C que esse professor e ele cometia erros básicos, erros que eu esperaria de um iniciante e não de alguém que diz ter 30 anos de experiência.
Enfim, além de erros técnicos ridículos ainda tem o conteúdo superficial também. Como conteúdo sobre C, Assembly, compiladores e arquitetura de processadores que é muito superficial na maioria das faculdades brasileiras.
Ser autodidata não é opcional na área de T.I. Ou você é autodidata ou você é um programador medíocre. Não existe essa escolhe entre "ser autodidata" ou "seguir a educação formal". Uma coisa não anula nem inplica na outra.
Tem um monte de gente que não segue a educação formal e não é autodidata. E do mesmo jeito tem um monte de gente que é autodidata e segue a educação formal.
Bom, se quiser entender o que é autodidatismo (e entender que qualquer um pode ser autodidata, não é um "dom" nem nada do tipo), leia esse artigo que eu escrevi sobre o assunto: https://freedev.medium.com/autodidatismo-3ddcb0f0930d