Executando verificação de segurança...
6

Muito bom o conteúdo. 👏👏👏

Só queria fazer uma pequena correção:

Mas o que exatamente é a ISA? É o conjunto de instruções que um processador de computador entende. É a única coisa que o hardware é capaz de processar. Talvez o ápice da engenharia humana. Ela literalmente nos dá o poder de ensinar uma pedra a pensar.

Na verdade o conjunto de instruções se chama instruction set. A Instruction Set Architecture (ISA) é uma especificação de arquitetura de computador abstrata, que determina a arquitetura do ponto de vista de execução do software (diferentemente de microarquitetura que determina como o hardware é implementado).

Engloba também, obviamente, a definição do conjunto de instruções mas não apenas isto. Registradores, flags, configurações, modos de operação, proteções de memória, níveis de acesso, paginação, interrupções, exceções, gerenciamento de tarefas, gerenciamento de múltiplos cores, processadores lógicos, cache de memória etc., etc., etc. tudo isso faz parte da especificação da ISA.

Ou seja, tudo o que o manual da arquitetura especifica faz parte da ISA e não somente o conjunto de instruções.


Aproveitando o assunto eu deixo três recomendações para a galera:

  1. Se quiserem saber como processadores modernos são feitos hoje em dia, pesquisem sobre linguagens de descrição de hardware. Hoje os processadores são complexos demais para serem feitos manualmente "porta lógica por porta lógica", é humanamente impossível. Por isso se utiliza linguagens de descrição de hardware para esta finalidade. E quem quiser uma solução barata para fazer seu próprio processador caseiro usando uma linguagem de descrição de hardware, pesquisem sobre FPGA. Vejam o Tang Nano, vocês encontram no AliExpress por menos de 100 reais.
  2. O jogo Turing Complete na Steam é ótimo para estudar esse tipo de coisa. Nele você vai criar um processador do zero, incluindo as próprias portas lógicas que você também precisará criar (o jogo só te dá a porta NAND, o resto você tem que fazer). Esse jogo é muito massa
  3. Eu fiz uma apresentação no YouTube há uns meses atrás falando sobre introdução ao baixo nível. Explico, inclusive, como o processadores multicore funcionam e como o código de máquina funciona. Focado na arquitetura x86-64 mas os conceitos se aplicam a qualquer arquitetura. Quem tiver interesse em assistir: https://www.youtube.com/live/E7TEz60UA90?si=RjOxTBmLuZCxOm_U
Carregando publicação patrocinada...
5

Excelente, Silva,

Muito obrigado por sua correção, você está absolutamente correto sobre o conceito de ISA.

As recomendações são fastasticas, pessoalmente não conhecia o Tang Nano, fiquei bastante interessado.
Como é para suporte dela, qual plataforma é utilizado como IDE? Como se compara ao Quartus ou Vivaldo?

1

Opa, não sei dizer rsrs. Eu comprei um para estudar VHDL mas ainda não comecei meus estudos. Foi recomendação de um amigo.

1
4

Muito Obrigado por compartilhar este valioso estudo! Meu computador tem um sério problema de processamento, ele não consegue processar jogos ou programas com 700, ou 800MB, preciso comprar um processador e eu não entendo nada nessa área de informática, queria tirar algumas dúvidas como, por exemplo:
Existem modelos ou marcas de processadores diferentes, ou são tudo a mesma coisa?

2

Existem modelos e marcas diferentes sim, no seu caso você vai querer um processador da Intel ou AMD. Dependendo de qual você comprar ele pode não ser compatível com sua placa-mãe. Você também pode acabar comprando um processador muito potente (e caro) mas o restante do seu hardware cria gargalo de performance e não adiantará de nada.

E um detalhe: o tamanho do jogo não deveria influenciar na capacidade do processador. Existem vários outros fatores que podem estar criando gargalo aí: como a quantidade de RAM ou o disco rígido que é muito lento. Outra possibilidade é a capacidade de processamento de vídeo do seu PC, que possivelmente você está usando vídeo onboard e não tem placa de vídeo.

Fazer upgrade na sua máquina também pode exigir que você compre uma fonte melhor para o seu PC, pois sua fonte atual pode não ser potente o suficiente para aguentar hardware que consome mais energia elétrica.

Eu sugiro que procure um técnico de informática de confiança para te ajudar a fazer upgrade na sua máquina. Ou se quiser fazer isso por conta própria, melhor estudar sobre montagem/manutenção de computadores antes.

E já deixo a sugestão de dar uma olhada no Clube Do Hardware, eles têm um fórum onde pode lhe ser útil para tirar dúvidas, pedir recomendações etc.