Executando verificação de segurança...
1

Concordo com tudo que foi dito, exceto por esse trecho:

Poucas pessoas conseguem ser autodidatas, e em geral só em coisas simples. Em programação é bem complicado. Em geral quem tenta ser autodidata acaba aprendendo muito errado.

Abordando por partes:

"Poucas pessoas conseguem ser autodidatas [...] Em geral quem tenta ser autodidata acaba aprendendo muito errado."

Não é por falta de capacidade que as pessoas não conseguem, é que a maioria simplesmente estuda errado por causa da maneira como as escolas funcionam no Brasil. Infelizmente a escola no Brasil adestra as pessoas à estudarem de maneira errada. E tentando ou não ser autodidata essa pessoa vai ter seu aprendizado prejudicado. Já vi muito formado em C.C. e/ou com mestrado falando abobrinha sobre computação porque aprendeu errado e tem arrogância demais para admitir o erro e continuar estudando.

Então não tem nada a ver com a pessoa tentar ser autodidata, é simplesmente uma inaptidão para os estudos que vai ser aflorar dentro ou fora da faculdade. Tentando ou não ser autodidata.

"[...]e em geral só em coisas simples. Em programação é bem complicado."

Eu vejo exatamente o contrário: quanto mais complexo o assunto mais necessário é o autodidatismo, e ele é totalmente dispensável para estudar coisas simples. Dá para aprender coisas mais básicas e fundamentais ("simples") com cursos e faculdades, mas assuntos complexos não são nem sequer mencionados. Por exemplo você já viu alguma faculdade falando sobre: desenvolvimento de exploits, exploração de binários, desenvolvimento de kernel etc.???

Obs.: algumas faculdades ainda ensinam algo muito superficial sobre compiladores e sistemas operacionais, mas nada de avançado sobre o assunto.

Isso só citando alguns tópicos de exemplo mas a lista é longa (e todos os mencionados são MUITO mais complicados do que programação 😄). Faculdade/curso não serve para aprender tópicos avançados, estes só podem ser aprendidos por autodidatas.

Por exemplo o Rodrigo Rubira já trabalhou na Intel garantindo a segurança dos processadores. Em qual faculdade ou curso alguém poderia aprender isso? Menciona um curso/faculdade aí que ensine sobre segurança em um hardware complexo como um processador. Pois é, não existe. Porque tópicos complexos podem ser aprendidos com autodidatismo.

Outro exemplo: conheço uma pessoa que trabalha na Blitz e o trabalho dela é fazer engenharia reversa nos jogos, nos softwares de anticheat (que são muito complexos de fazer RE, obviamente) e escrever o código das ferramentas usadas pela empresa. Qual faculdade ou curso ensina isso? Ele aprendeu isso como um autodidata desenvolvendo cheats para jogos.


TL;DR

Não faz sentido nenhum essa visão de que autodidatismo só serve, em geral, para coisas simples. Muito pelo contrário. É quando a coisa é complexa mesmo que ou você é autodidata ou você não aprende. Coisa simples você aprende com cursinho da Udemy.

Carregando publicação patrocinada...
-1
1

Lembra que eu respondi por partes? Onde menciona o exemplo anedótico não é sobre o "poucas pessoas". Sim, são poucas pessoas. Nessa parte eu só discordei do motivo para ser poucas pessoas.

A segunda parte onde menciona o exemplo anedótico é sobre as pessoas geralmente serem autodidatas em "coisas simples". E como eu falei é exatamente o contrário: quanto mais complexo o assunto maior o número de autodidatas que estudam aquilo.

E mencionei exemplos de áreas que tem autodidatas (100%) porque é impossível aprender de outra forma. O que comprova que não é coerente com a realidade a impressão inicial sobre autodidatas estudarem "coisas simples".