Executando verificação de segurança...
1

Se há reivindicação de direitos autorais, não é censura. Se há fraude nisso, não é assim que se resolve. É só fazer outra sem isso.
Você só consegue "censurar" algo ou ganhar um processo quando tem razão.

Não no YouTube, inclusive a galera que tem canal na plataforma constantemente reclama desse problema. E sim é censura, pois o Julio apenas exibiu um trecho da propaganda do curso e em nenhum momento o chamou de fraude nem nada semelhante. Eu é quem estou fazendo isso. O Julio, como ele mesmo escreveu no LinkedIn, "passou pano" para o cara.

Por isso é uma censura, não houve de fato violação de direitos autorais no vídeo. Ele se aproveitou de um problema da plataforma que é amplamente conhecido por quem produz conteúdo lá. E o problema é que a empresa pode ser responsabilizada por violação de direitos autorais, então nesses casos eles assumem que a pessoa é culpada até que se prove o contrário e o vídeo é removido imediatamente.

Quando é briga de concorrentes pode ser muito bem um caso que estão usando os fãs como massa de manobra. Vemos isso na internet o tempo todo. E funciona.

Já vi isso acontecer também. Mas não tem nada a ver com o caso aqui (não sou fã de ninguém). Essas fraudes são conhecidas há muito tempo e todo mundo da área sabe disso. Não é um YouTuber criando um vídeo de "denúncia" para viralizar. O vídeo que o Júlio fez nem sequer era de denúncia, nem sequer houve acusação de fraude nem nada do tipo no vídeo dele. Ele só comentou sobre o assunto e não falou nada demais à respeito.

A denúncia de fraude vem da minha parte, eu que estou fazendo isso. E já fiz isso antes várias vezes, só que em comunidades pequenas/fechadas. Inclusive a primeira vez que escrevi sobre o assunto foi há uns 3 anos.

Eu acho que esse tipo de coisa é melhor ignorar, educar as pessoas no geral, mas não divulgar alguém em específico, nem para falar mal, nem para falar bem. Nunca sabemos de toda a história, quais interesses estamos defendendo. Minha experiência mostra que não vale a pena.

"Ignorar" é o que está sendo feito há pelo menos uma década. Como eu disse no texto essas fraudes ocorrem há muito tempo e todo mundo fica calado. Isso só é conhecido internamente em comunidades de segurança, por gente que já é da área.

E eu sei toda a história e qual interesse estou defendendo (o meu).

Hacker não se mete em furada. Qualquer pessoa que não seja ingênua questiona tudo. E não faz afirmações sem provas.Por isso estou apenas colocando possibilidades a se pensar. Eu só acuso o que é inequívoco.

Esse caso é bem inequívoco. Conheço o fraudador faz um bom tempo, conheço o conteúdo dele, conheço o livro dele, conheço quem já fez o curso dele e o acusa de fraude... Enfim, não tenho dúvida nenhuma.

Como eu já falei antes, essas fraudes são amplamente conhecidas em comunidades de segurança. Não é algo que a galera começou a falar ontem ou hoje. A gente tá por dentro disso há anos.

É só que, como você sugeriu, a gente optou por ignorar e só falava disso com quem era da área. Só que ignorar tá fazendo um monte de gente perder dinheiro e, mais valioso do que isso, tempo. Já passou da hora de parar de ignorar.

Carregando publicação patrocinada...