mais penso que num futuro não tão distante, a programação vire uma profissão tão nobre quanto medicina
Isso nunca vai acontecer. Não há nada de "nobre" na programação, programador é só mais um funcionário qualquer na empresa. É só um datilógrafo 2.0
.
O único motivo dos programadores ganharem bem é que os computadores "dominaram o mundo" e pouca gente (hoje) consegue fazer o que um bom programador faz. É a escassez que tornou o salário bom na área, não a "nobreza" do trabalho.
Agora, conforme mais gente quer entrar na área menor essa escassez e, por consequência, menor o salário. Por isso já vi empresas por aí oferecendo R$ 1.500,00 para júnior, CLT (para fins de comparação: suporte ganhava R$ 1.800,00 na mesma empresa). Esse é o nível da "nobreza" do programador. 🤦
Enfim, programador supervaloriza demais a profissão dele mas não há tanto valor assim em apertar botões no teclado. E não há "nobreza" nenhuma nisso, nenhuma.
E vale lembrar que T.I. não é consistida só por programadores, existem centenas de profissões na área. Programador é o elo mais baixo e de menor valor no desenvolvimento de um software.
Aí você pode alegar: "mas sem os programadores não existiria o software".
Sim, sim. E sem os pedreiros não existiria o prédio. Esse é o programador: um pedreiro digital.