Executando verificação de segurança...
1

Programação Futuramente Tão Concorrida Quanto Medicina

Sei que você olhou o titulo e pensou, o que medicina tem haver com programação, como assim. Então todos sabem que o curso de medicina e o mais concorrido em qualquer faculdade do mundo.
e ser medico e um das profissões mais desejadas do Brasil, isso sempre foi um fato para todos, mas com os anos passando tenho visto uma mudança neste cenário, com o avanço de tecnologia, o lançamento de redes sócias, os ditos programadores "bilionários", a era das startups, o cenário de programação ganhou milhões de admiradores. Alguns largam carreiras de anos para estudar em busca de uma vaga de programação, também como em qualquer outra área como medicina vocês já viram um video ou uma propaganda como: "passe em medicina em 6 meses", o mesmo esta acontecendo no cenário de programação nem vou citar os exemplos porque todos já estão cansados de ver, mais penso que num futuro não tão distante, a programação vire uma profissão tão nobre quanto medicina, por ter tantas pessoas que se esforçam ou estudam durante anos a fio para conseguir uma vaga na área.

Carregando publicação patrocinada...
2

A última coisa que você deve fazer para tentar ser bilionário é aprender programação. Mesmo que sirva em certo momento não servirá para quase toda sua vida. Não é assim que se torna bilionário. Os programadores que se tornaram foram quase acidente. Se quer ser bilionário, seja o Steve Jobs, não o Bill Gates. No máximo faça uma porcaria em PHP, o que não precisa de formação alguma, só faça algo que o mundo inteiro queira usar.

Não tem como algo que paga absurdamente mal para quase todo mundo ser tão concorrido. Ainda mais em uma profissão não regulamentada, que é o único motivo importante da medicina ser tão concorrida, e criar altos ganhos por consequência.

Passar no vestibular de medicina em 6 meses é muito diferente de se tornar um médico em 6 meses. Embora ambos sejam fantasiosos, e qualquer pessoa minimamente esperta sabe disso, mas o marketing gruda assim mesmo, por isso fazem, ou então tem muita gente ingênua tentando medicina.

A maioria das pessoas não se esforçam ou estudam na área, elas só decoram receitas de bolo e começam ganhar algum dinheiro, como falo em várias oportunidades, até mesmo que uma pessoa que faz faxina. Não tem nada de nobre nisso. E não salvamos vidas, quase nunca.

Sim, muita gente entra na área com promessas de vagas fáceis, de altos salários, e a possibilidade de ter o próximo Bill Gates. E até por isso que não se concretiza para a maioria das pessoas. As pessoas ou jogam na loteria, ou acham que é só entrar que dá certo , e se decepcionam.

A medicina já não é tão nobre, por várias razões, mas não quero entrar nessa discussão. Ela só é um pouco ainda por corporativismo.

Em geral quem larga carreira para ir para programação é quem não está se dando bem na área que está. E acham que vão se dar melhor em outra área que dizem que é fácil. Algumas até vão conseguir, porque o "alinhamento dos planetas" podem ajudar, mas a maioria ainda vão se dar mal. É que em certos momentos pode ser um pouco melhor a troca. Ela poderia ter feito antes se resolvesse fazer faxina.

É sério, eu não falo isso por falar. Eu sei que é um trabalho pesado que muita gente não quer fazer, até por não achar nobre, ou que tem quase zero desafio, mas se a pessoa entra pela grana, e não quer aprender muito, com profundidade, não tem porque não buscar a faxina. Aqui eu não falo por sarcasmo.

Eu quero mais gente entrando na área, mas só de forma séria. É o que precisa.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Já eu acredito que vai ficar tão concorrido que o hype vai começar a diminuir, tem muita gente vindo mas também tem muita gente desistindo pela dificuldade de entrar no mercado.

1

Acho que hoje existem muitos profissionais de T.I sim, mas quantidade não é qualidade. Acredito que a seleção natural vai peneirar o hype.

1

mais penso que num futuro não tão distante, a programação vire uma profissão tão nobre quanto medicina

Isso nunca vai acontecer. Não há nada de "nobre" na programação, programador é só mais um funcionário qualquer na empresa. É só um datilógrafo 2.0.

O único motivo dos programadores ganharem bem é que os computadores "dominaram o mundo" e pouca gente (hoje) consegue fazer o que um bom programador faz. É a escassez que tornou o salário bom na área, não a "nobreza" do trabalho.

Agora, conforme mais gente quer entrar na área menor essa escassez e, por consequência, menor o salário. Por isso já vi empresas por aí oferecendo R$ 1.500,00 para júnior, CLT (para fins de comparação: suporte ganhava R$ 1.800,00 na mesma empresa). Esse é o nível da "nobreza" do programador. 🤦

Enfim, programador supervaloriza demais a profissão dele mas não há tanto valor assim em apertar botões no teclado. E não há "nobreza" nenhuma nisso, nenhuma.

E vale lembrar que T.I. não é consistida só por programadores, existem centenas de profissões na área. Programador é o elo mais baixo e de menor valor no desenvolvimento de um software.

Aí você pode alegar: "mas sem os programadores não existiria o software".

Sim, sim. E sem os pedreiros não existiria o prédio. Esse é o programador: um pedreiro digital.