Executando verificação de segurança...
Em resposta a Fake Open Source
4

A ideia do open source nunca foi com o intuito de deixar de lucrar com software mas sim para ter transparência e conhecimento livre.

O objetivo do open source sempre foi apenas um: se alguém quiser aprender como um software X funciona, é só ela ler o código. Simples assim, só isso.

Esse objetivo tá sendo cumprindo nesses projetos que você disse que eram "fake open source"? Se sim, então não tem nada de fake neles. É open source de fato.

Sobre a questão que você levantou sobre "trabalho gratuito", vale lembrar que ninguém é obrigado a contribuir com projeto nenhum. Se a pessoa tá contribuindo ela tem os motivos dela, não foi uma corporação malvada que obrigou a pessoa a trabalhar de graça.

E existem várias vantagens para a pessoa contribuir com um projeto open source. Ela aprende, fica conhecida na comunidade e pode usar isso como "portfólio" na hora de procurar um emprego. Conheço algumas pessoas que entraram na área justamente por causa de contribuições em projetos open source.

E vale lembrar de uma coisa: não importa se o projeto open source é mantido por uma grande corporação ou não, de qualquer jeito há várias empresas no mundo lucrando com aquele projeto.

Nunca foi do interesse da comunidade open source barrar o lucro em cima de projetos open source. Não é essa a visão da comunidade.

Carregando publicação patrocinada...
1

Faz sentido, essas discussões aqui me ensinaram um pouco mais sobre esse mundo de open source e depois de aprender sobre o que vocês estão ensinando percebi que minha decisão faz total sentido também, mas vale eu mesmo criar meu projeto open source e vender consultoria, treinamentos e ser reconhecido por ser o criador do que eu ficar contribuindo com coisas que criaram para mim.

Alguns cenários onde a pessoa busca reconhecimento pode ser que faça sentido, mas nesse caso seria contribuição com objetivo de reconhecimento, não importa se há lucros de terceiros ou não.

Não significa que eu devo me fingir de cego e ficar reinventando rodas já criadas e testadas, só significa que se eu tiver alguma experiência e ideias muito boas é melhor eu criar meu próprio projeto do que inserir elas no projeto de alguém que irá lucrar com isso.