Cara, você está completamente confuso. Provavelmente sua "fonte super confiável" é este artigo aqui: https://a16z.com/the-end-of-cloud-computing/
Tá, primeiro que Andreessen Horowitz é o nome de uma empresa e não de uma pessoa. Segundo que quem realmente está dizendo isso, ou seja, o autor do artigo se chama Peter Levine. Terceiro que edge computing não substitui cloud computing, é um modelo de comunicação não centralizado entre dispositivos.
Tem vários casos de uso para esse modelo mas ele não substitui o modelo centralizado. E tem vários motivos para isso, começando com código privado que a empresa não quer nas mãos dos outros (pois tudo que roda no dispositivo do usuário pode ser feito engenharia reversa) e terminando cybersec. Eu sei que IoT fez a galera se empolgar mas dispositivos se comunicarem entre si dessa forma têm problemas de segurança sérios, IoT é uma vergonha no quesito segurança. Então forçar a barra para usar edge computing em tudo tornaria tudo uma vergonha em segurança.
Então não, bro. Cloud computing não vai ser substituído por edge computing. Isso não vai rolar. Podem até usarem mais edge computing (e já usam há anos, vale dizer. Não é uma novidade) mas ele não tem o mesmo caso de uso do cloud computing, um não substituí o outro.
Não sei quem é esse Peter Levine (e provavelmente ninguém sabe) mas tá na cara que ele não manja muito do assunto.