Bom cara, sou obrigado a corrigir a impressão errada que você passou da área. Nada pessoal direcionado à você, tá? Mas a partir do momento que você decidiu escrever isso em um local público já não é mais algo "pessoal".
O primeiro grande obstáculo foi o reconhecimento do valor do trabalho de um hacker ético. Muitas vezes, ao descobrir falhas de segurança graves em empresas brasileiras e tentar reportá-las, fui tratado mais como um criminoso do que como alguém tentando ajudar. Essa falta de compreensão sobre o que é um hacker do bem e o papel crucial que desempenhamos na segurança digital foi desanimadora.
No caso, quem não compreendeu o papel de um profissional de segurança (quem você chamou de "hacker do bem") foi você. Porque não existe esse "trabalho" de sair procurando vulnerabilidade em site aleatório na internet, nunca existiu nem nunca vai existir.
Essa espécie de folclore brasileiro surge em grupos de procedência duvidosa (eufemismo para não ofender ninguém) consistido por gente que não faz a menor ideia como é a área de segurança, pois nunca trabalhou nela.
Para acreditar que uma profissão seria uma "bagunça" dessas, tem que ser muito inocente. Trabalho de verdade na área de segurança é como em qualquer outra área: tem funcionários CLT e tem empresas que prestam serviço na área, com contrato pré-arcodado e tudo mais.
Imagina só a situação: de noite um jardineiro maluco invade o quintal da sua casa e corta sua grama. De manhã ele bate na sua porta te "cobrando" pelo serviço que VOCÊ NÃO SOLICITOU. Você pagaria ou chamaria a polícia?
Não tem nada de "ético" em fazer um serviço não solicitado e ter a coragem de cobrar por ele... E pior ainda sair por aí reclamando porque não pagaram. Cadê a ética nisso?
Outra questão perturbadora foi a frequência com que as empresas decidiam não pagar pelo trabalho realizado. Mesmo após dedicar horas para encontrar vulnerabilidades críticas e ajudar a corrigi-las, muitas vezes, o pagamento prometido simplesmente evaporava. Sem a formalidade de um contrato, porque eu não operava como uma empresa, estava à mercê da "boa fé" das empresas, que, infelizmente, muitas vezes se mostrava inexistente.
Supondo que seja verdade, uma vez que o ponto anterior me faz duvidar seriamente se você realmente prestou serviço na área de segurança ou apenas acredita que prestou...
Mas se for verdade, isso não aconteceria se você trabalhasse do jeito certo. Trabalhar desta forma, quer você tenha percebido ou não, é sonegar imposto. Bem, se você não segue a lei então não espere que seu cliente siga... Um cliente que está disposto a aceitar um serviço à margem da lei desta forma, com certeza não é um cliente confiável que vai seguir a lei e te pagar direitinho.
A busca por oportunidades de trabalho formais na área de cibersegurança no Brasil revelou um cenário de precariedade. A maioria das ofertas era de trabalhos avulsos, com remuneração incerta e sem estabilidade. Essa instabilidade profissional dificultava ver uma carreira de longo prazo na cibersegurança dentro do país.
Isso não reflete a realidade da área de segurança no Brasil. Você procurou por vagas no LinkedIn? Viu vagas abertas em empresas sérias?
Provavelmente não, provavelmente você viu "ofertas" nos grupos duvidosos que você frequenta. Faz do jeito certo que você verá que não tem nada de "precário" na área.
Inclusive profissional bom de segurança tá em falta no Brasil, então oportunidade é o que não falta.
Apesar dos desafios, plataformas internacionais como a HackerOne foram um ponto de virada. Oferecendo um ambiente seguro e respeitoso para reportar vulnerabilidades, além de uma remuneração justa e em dólar, estas plataformas provaram ser um refúgio e uma fonte de renda estável.
Um pouco estranho seu relato, porque não há nada de "renda estável" em bug bounty... Mesmo os melhores não vão afirmar pra você que é uma coisa "estável". Tem muito problema de report duplicado, muita concorrência. E você só ganha pelos reports que foram aceitos e passaram por toda a triagem. Além disso, nem todo mês você vai achar alguma coisa.
Em um mês você pode "estourar" e ganhar 5 mil dólares, e nos próximos 2 meses só conseguir um report de 150 dólares.
Não vejo como alguém que realmente faz bug bounty regurlarmente poderia chamar de isso de "renda estável". Não faz sentido.