Primeiro vamos por os pingos nos Is, porque para mim isso é importante: a ferramenta faz o que ela diz que faz sim. Só que demanda uso de JavaScript e que o usuário autorize o acesso a geolocalização, câmera etc. Um leigo cairia nessa. Na verdade deixa eu corrigir minha frase: leigos caem nessa todo santo dia.
Dito isso. Esse problema na área de segurança está longe de ser novidade. Vejo relatos de gente reclamando disso desde, pelo menos, os anos 2000. Só o que mudou é que o YouTube aumentou o alcance dessa galera.
E por mais que eu goste de ofender o cidadão mencionado no post, ele não é o problema. O problema é muito maior:
- 90% da galera que eu vejo falando de segurança na internet, não entende absolutamente nada de segurança. Nunca nem sequer trabalhou na área (igual o carinha mencionado no post).
- Entre os outros 10%, 90% entende algo de segurança e até trabalha na área. Mas o conteúdo que compartilha na internet é lixo porque o cara só quer like e atenção. Ou publica conteúdo "reclicado" (algo que todo mundo repete igual papagaio) ou, pior do que isso, começa a falar de áreas mais "avançadas" só para fingir que entende do assunto.
Igual já vi um carinha uma vez falando de exploração de binários no LinkedIn, usando conteúdo gerado pelo ChatGPT que estava ridiculamente errado. Detalhe: o cara trabalha na área de segurança desde 2011 (segundo ele).
Então o verdadeiro problema não é um vendedor de curso aqui ou ali, é todo mundo querendo publicar qualquer bosta de conteúdo para ganhos próprios por um simples motivo: FUNCIONA!
A galera gosta, compartilha, recomenda para os amigos. Se alguém falar mal do conteúdo, a galera vem defender com unhas e dentes... Funciona! As pessoas gostam de conteúdo lixo.
Esse é o problema. As pessoas precisam ser educadas para questionar, duvidar do que as pessoas falam. Enquanto continuarem aceitando qualquer conteúdo lixo e acreditando nele, vai ter gente assim se aproveitando disso ao seu favor.
Isso não acontece só na segurança. Já cansei de ver isso em programação, finanças etc. Estão fazendo isso em toda área, porque funciona.
E o problema não é só com "YouTuber" ou "curso". Tem muito livro com conteúdo ruim, tem muito professor de faculdade compartilhando conteúdo ruim. Já vi um, por exemplo, que dizia ter mais de 30 anos de experiência e que escreveu 2 livros sobre linguagem C. Acontece que eu já vi o nível de conhecimento dele na linguagem, e é o nível técnico que eu esperaria de um iniciante. Alguém com uns 6 meses de experiência, no máximo.
E sabe qual é a pior parte desse problema? As pessoas que consomem conteúdo lixo não sabem que estão fazendo isso. Quantas vezes eu não já vi gente reclamando de cursos como o do cidação mencionado no post, mas que consumiam outros conteúdos tão lixo quanto...
Quantas vezes eu não já vi programador reclamando de conteúdo ruim no YouTube, mas que era fã do professor que eu mencionei há pouco...
Enfim. Sonho com o dia que as pessoas irão descobrir que computação é uma área de exatas e que conceitos técnicos não devem ser aprendidos ou discutidos com base em emoções. Mas é só isso mesmo, um sonho... 🤦