Executando verificação de segurança...
2

O que vocês acham sobre trabalhar em um aplicativo de graça? calma vou explicar...

Contexto

Estou no segundo ano do ensino médio e no início do ano me inscrevi em um processo seletivo para um curso de desenvolvimento de aplicativos em um IF da minha cidade. Achei que seria uma experiência legal, já que até aquele momento eu não conhecia nem tinha contato com nenhum programador, ainda mais da minha idade.

O curso no geral foi muito legal e atendeu minhas expectativas, acabei me destacando muito por já saber programar e minha equipe não era muito cobrada já que faziamos entregas adiantadas em relação as outras equipes, a parte teorica de programação não fugiu muito do que eu já sabia, não eram muitos os alunos que realmente queriam seguir na área, na minha mente pensei que iria encontrar mais pessoas que realmente quisessem seguir essa área que admiro tanto.

Bom o curso acabou, se passaram uns 2 meses e o orientador do curso veio me fazer uma proposta.

A proposta

Uma colega de trabalho dele que está fazendo mestrado e acha que seria uma boa ideia fazer um aplicativo. A principio não vamos ganhar nada com isso, ele conversou com a (esqueci o cargo da pessoa) e podemos usar um espaço no IF inclusive os notebooks, até pq o meu não é tão bom assim para desenvolver app.

O aplicativo

Ontem a noite tivemos uma reunião pra saber do que se tratava esse app e ao que parece se trata de uma automação de documentos e termos do programa de estágios desse IF, o aplicativo seria usado por 3 entidades: Candidato, Empresas e o IF (podendo ser expandido para mais de uma Intituição de Ensino).

Prazo: 2 meses 💀 - ainda pode ser discutido esse prazo.

Conclusão

Bom eu não sei se isso tudo vale um esforço só pra ter meu nome citado em um artigo, mas de certa forma até fiquei animado pra tentar esse desafio, cara eu estou no ensino médio que outro adolescente da minha idade anda se preparando, capacitando e estudando pra sua profissão.

Enfim é isso, obrigado por você ter lido até aqui essa fui a minha primeira publicação aqui no tabnews, se quiser acrescentar algum valor com um comentário eu agradeço.

Carregando publicação patrocinada...
2

Tudo depende de uma coisa: você precisa se sustentar de alguma foram?
Pelo que eu entendi, você deve morar com seus pais, ou familiares no geral, e ainda não precisa se preocupar com contas a pagar...Se esse for o teu caso, parta do princípio que experiência é experiência, independente do fato de você estar sendo pago ou não. E para conseguir o primeiro emprego real, você vai se destacar se tiver experiência.

Ou seja, no teu lugar eu não pensaria duas vezes e aceitaria o desafio.

E para contextualizar do porque eu penso assim, quando eu estava no ensino médio, consegui uma bolsa integral para fazer um técnico em informática, na época, existia (não sei se ainda existe) um tipo de estágio que era chamado de estágio solidário/voluntário, em que você ia em alguma ONG ou afins, e trabalhava lá por uma certa quantidade de horas, sem receber um centavo por isso, apenas para ajudar e ganhar experiência. Fiz um desses na APAE, consertando os computadores que eles recebiam de doações, para que eles pudessem ser utilizados no laboratório de informática, e também dei aulas de informática básica para pessoas que não tinha muito acesso à tecnologia.

Quando finalmente montei meu curriculo e apliquei para duas vagas de programação, coloquei essas informações no curriculo e em ambas os entrevistadores se interessaram por isso, no final, as duas empresas me fizeram propostas e eu pude escolher em qual delas eu queria começar com o meu primeiro emprego como dev, e eu ainda nem tinha finalizado o técnico, nem feito o estágio obrigatório...

Em via de regra, experiência sempre vale a pena, nem que seja para formação de carácter ou para aprender a evitar erros no futuro. Álias, isso me lembra desse video do Lucas Montano, vale a pena assistir: https://youtu.be/Y2WfzFozf8M

2

Investir em experiência e networking é diferente de "trabalhar de graça". Trabalho na área há décadas e já fiz projetos sem olhar para retornos financeiros :)

Porém, antes eu daria um olhada nesse coordenador para ver se ele não está faturando às custas dos outros, sem uma contrapartida razoável... uma lição de vida bem importante é manter distância dos espertalhões.