Executando verificação de segurança...
1
Saipe
1 min de leitura ·

Qual faculdade escolher? como saber se a grade é boa?

Boa tarde, sou um jovem de 18 anos e to querendo entrar na area de TI, ja escolhi o curso, Análise e Desenvolvimento de Sistema, mas eu nao sei qual a instituição escolher, sou de Salvador-BA e queria uma ajuda, e alem da instituição, como saber se a grade é boa?

Qual é devo escolher? Presencial ou EAD?
obs.: Sei que nao preciso de Facul, mas uma grande maioria das vagas pede e eu queria ter uma base dos assunto.

Essa grade que citei é boa?
Grade abaixo:

ARQUITETURA DE COMPUTADORES
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM C
INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
BANCO DE DADOS
COMPUTAÇÃO EM NUVEM E WEB SERVICES EM LINUX
DESENV. WEB EM HTML5, CSS, JAVASCRIPT E PHP
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO EM PYTHON
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES EM PYTHON
ENGENHARIA DE SOFTWARE
ENGENHARIA DE USABILIDADE
ESTRUTURA DE DADOS EM C
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SOCIEDADE
SISTEMAS OPERACIONAIS
APLIC. DE CLOUD, IOT E INDÚSTRIA 4.0 EM PYTHON
MATEMÁTICA E LÓGICA
MODELAGEM DE SISTEMAS EM UML
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS EM JAVA
SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DIREITO CIBERNÉTICO
MÉTODOS ÁGEIS COM SCRUM
PADRÕES DE PROJETOS DE SOFTWARE COM JAVA
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS EM ANDROID
TÓPICOS DE BIG DATA EM PYTHON
TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO

Carregando publicação patrocinada...
1

Não se apegue a grade curricular.

No geral, verá o básico de cada assunto e terá inevitavelmente que ver demais outros, continuando estudando anos depois da faculdade para ser um bom desenvolvedor.

A area de Ti é assim, bem descentralizada e não regulada. Mudando e se reinventando.

A única parte interessante de se ver é o curso e que visão ele te dará.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tem um foco de ir mais direto a programação em si, ao que o mercado espera que saiba fazer.

Já Ciencias da Compitação, tem um foco teórico, vendo um pouco de cada área da computação. Saindo menos pronto ao mercado, todavia, com uma visão ampla da área, auxiliando em visualizar o software de forma completa (do sistema operacional ao usuário).

Mas no final, ambos estarão competindo pelas mesmas vagas.

1

Eu optei por cursar Ciência da Computação de forma presencial e não tenho arrependimentos. A modalidade presencial demanda um esforço maior em comparação ao EAD, mas na minha experiência a faculdade presencial é mais valiosa.

E não fica com essa mentalidade de "não preciso de facul" isso só vai te prejudicar, faz o curso ai e prova que vc é capaz de passar por isso.

Bons estudos 👍

1

Atualmente eu curso Análise e Desenvolvimento de sistemas, EAD pela PUCMinas. Apesar do EAD deles ser muito bom, eu acho que presencial você consegue extrair mais do curso, porque você presencia alguns questionamento por parte dos colegas, que você não chegou a pensar. Fora networking (importante demais para desenvolvimento de carreira) e outras coisas. Se tem condições de cursar presencial, então vá. Caso não tenha, se jogue no EAD ao invés de adotar a mentalidade de "Nem precisa de faculdade hoje em dia".

1
1

Então cara de acordo com minha percepção, um ponto positivo é o valor acessível (por ser na PUC tá ótimo demais) e o principal ponto negativo é que o curso é baseado em projetos em grupo, o que tira um pouco da dinâmica do EAD, porque você não é mais dono do seu tempo já que tem que combinar com o pessoal pra estudar juntos. Mas isso é só minha opinião pessoal mesmo, o conhecimento é bom e o portal é bem funcional (canva).

1

Mas além do projeto, imagino que tenha aulas e materiais oara estudo, correto?

Vocês combinam esses estudos em horário comercial? pergunto porque tenho outro trabalho e principalmente de tarde tenho vários compromissos.

Obrigado oekas explicações!

1

Basicamente funciona assim, cada periodo é baseado em um projeto real, para portfólio, e as matérias são montadas de acordo com o projeto, por exemplo, se o projeto é de front end, as matérias são relacionadas à isso. Você pode estudá-las no seu horário de preferência, mas 1 vez por semana, seu grupo tem uma reunião com o orientador da sua turma, para tirar dúvidas e mostrar mais sobre o projeto. Além dessa reunião com a orientadora, nos é indicado fazer mais encontros com o grupo para alinhar e fazer o que tiver de ser feito. Como uma sprint mesmo.