Executando verificação de segurança...
1

Híbrido ou nativo?

Olá pessoal, faz um tempo no qual venho estudando programação voltada ao desenvolvimento web (front-end) e dentro desse processo acabei por perceber que sites não é exatamente o foco do meu interesse, pesquisando novas areas me deparei com o desenvolvimento mobile e passei a gostar muito da ideia pois para mim é muito mais prazeroso ter um aplicativo 'rodando', diante essa situação me veio uma dúvida: Qual seguimento devo focar? híbrido? nativo? React-native? Kotlin? Fluter? Swift? e dentro desse questionamento decidir expor isso para que de alguma forma a opinão de vocês pudesse a vir me ajudar com a decisão.

Carregando publicação patrocinada...
1

Nativo ou híbrido normalmente depende do problema que vc quer resolver, conforme eu disse aqui e aqui.

Mas para estudar ou para pequenos projetos não faz muita diferença e depende muito da sua preferência. Nesse caso uma sugestão é usar a tecnologia que vc já conhece, mas se quiser começar do zero tb é sussa.

1

esses seus 2 posts sobre a situação já me esclarece muita coisa afinal me encontro sem trabalhar e a ideia é me inserir no mercado de trabalho e como você colocou o Js como uma liguagem de ampla tração imagino que o React para o desenvolvimento mobile seja uma boa ideia por trabalhar justamente com o JS.

1

Se o foco é entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho acredito que React Native seja a tecnologia com maior adoção entre as opções de desenvolvimento mobile e, portanto, com mais vagas.

Nota: uma consequência natural é que haja também mais gente disputando essas vagas, mas mesmo assim, se o foco é entrar rápido no mercado de trabalho, javascript e seus filhotes continuam entre as boas opções.

1

Já parou para pensar que se houvesse uma resposta as outras desapareceriam?

E que o que cada um pode dizer aqui é seu gosto, o que usa, para o caso dela, e não para o seu caso?

Eu não desenvolvo mobile, mas se for farei uma análise para o caso que eu preciso fazer. Sei que para muita coisa eu faria só web puro e simples porque as pessoas raramente instalam um aplicativo para usar pouco.

É curioso que as pessoas instalam em desktop e todo mundo quer fazer para web, mas querem o nativo em mobile quando o indicado é web.

Se for um aplicativo que será realmente necessário para a pessoa, haverá adesão, pode valer a pena fazer um aplicativo dedicado.

O melhor resultado sempre será o nativo, onde quer que seja. Isso não se discute. Então seria Swift ou Kotlin.

Mas nem sempre o ideal é interessante. Então o híbrido pode ser mais adequado porque pode ajudar a dar produtividade.

Uma opção que poucas pessoas conhecem que pode ser o ideal em muitos casos é o praticamente nativo. Se você usar Xamarin não estará fazendo nada web ou híbrido (a não ser algum ponto específico que queira fazer assim), será nativo, com uma camada leve que permite o mesmo desenvolvimento ser usado para Android, iOS e até outras plataformas, e pode fazer algum ponto específico mais dedicado e usar o nativo direto, se for importante. Em boa parte dos casos é o melhor dos mundos.

Espero ter pelo menos aberto algum horizonte. Sei que não estou dizendo o que deve usar, mas acho que o objetivo não pode ser esse, só você sabe o que você deve fazer.

Está um pouco datado mas pode ajudar alguém.

Faz sentido?

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Você já disse que o React é mais coerente por ser possível usar na web, backend e mobile e não está errado. A escolha do caminho, vai muito de encontro com seus objetivos, qualquer uma das opções, vai ter mercado, a diferença que uma pode ter mais oportunidade que a outra.

Falando a minha experiência, que por ser frontend, ir para o React Native foi um caminho natural, mas eu recebi um desafio, onde foi necessário desenvolver um widget pra iOS e apesar da surra, foi uma experiência que serviu para despertar o desejo de conhecer mais essa forma de desenvolver, penso que isso, seria um diferencial. Trabalhar com React Native e conhecer bem da camada nativa, é um plus. Como está no começo, acho que um caminho é fazer testes com cada uma das opções e ver qual te deixará confortável e focar nela.