Criar meu primeiro APP aos 40 anos
Sempre gostei do assunto, gostaria de ajuda
Sempre gostei do assunto, gostaria de ajuda
Olá meu amigo, tudo bem? Faltou um pouco de contexto no que exatamente você quer, mas vamos lá tentar ajudar.
Também tenho 40 anos e minha migração de carreira foi mais ou menos aos 30 anos, apesar de eu já gostar da área a bem mais tempo e criar minhas primeiras ferramentas para uso pessoal desde os 20 anos, então posso imaginar como você se sente sobre o assunto, e aqui preciso destacar alguns pontos importantes antes de você meter realmente a mão na massa, por isso vou tentar inumera-los para ficar o mais explicativo possível.
1 - Em primeiro lugar, você deve entender bem a propsota de um algorítimo e definir bem qual problema você quer resolver, por isso eu recomendo (Se é que você já não fez isso) que você estude um pouco de lógica de programação e algorítmos utilizando uma linguagem mais simplificada como PORTUGOL.
2 - Não menos importante é entender a diferenciação entre os termos utilizados na programação, como Front-end, Back-end, DevOps e outros, para que quando você fale que deseja desenvolver um APP, esteja claro em sua mente exatamente o que você deseja com isso e com quais tecnologias deve utilizar; Recomendo fortemente que utilize algum ROADMAP, existem vários por aí e eu posso recomendar este repositório, que pode te dar uma boa noção por quais técnologias você deve buscar conhecimento ao iniciar o teu projeto.
3 - Essa dica eu considero simples, mas foi muito importante no meu desenvolvimento pessoal, que foi baixar repositórios de soluções simples e de código aberto no GitHub, ler o documento readme para saber como iniciar o projeto, levantar na sua maquina e percorrer os trechos de código para entender o que a solução está fazendo, se abstraindo de falhas e erros que são comuns e assustadoras pra alguém que está começando e não conhece bem os trace-backs.
4 - Após está familiarizado com a dica anterior, e já ter levantado e testado algumsa soluções prontas. Chegou a hora de colocar a mão na massa e tentar resolver alguma solução do teu cotidiano, seja uma rotina de buscar arquivos nas pastas do teu computador ou uma aplicação que faça calculos; De verdade, o tipo de solução nessa fase do aprendizado pouco importa, o importante é você praticar bastante e ir dificultando um pouco os teus desafios de acordo com o teu progresso, não se prenda a tutoriais prontos de internet, pois cada pessoa tem o seu próprio tempo de aprendizagem.
5 - Agora que você já é praticamente um dev, e desenvolveu sua primeira ferramenta sozinho, teste coisas novas... Neste ponto você já deve ter se deparado com alguns pequenos erros no seu terminal, então explore bastante esses erros, a familiaridade com que você lida com eles e o quanto você os entende vem com o tempo e determina a tua senioridade.
Ps: Minha dica mais importante é, não seja como ninguém... Tente resolver do teu jeito e desenvolver ferramentas de acordo com o teu entendimento sobre o problema, muitas pessoas podem se identificar com a tua forma de pensar.
Espero que possa ter contribuído e que isso possa ter serventia kkk ... Boa sorte!
Não entendi a relevância do "aos 40 anos".
Se voce não sabe nenhuma linguagem de programação, aconselho o bubble https://bubble.io/
Procure videos do Renato Asse no youtube.
Idade não é problema o fundador do KFC, só conseguiu apos os 60 anos