Executando verificação de segurança...
2

Estou Criando um Anti-Gupy! (Uma IA que automatiza currículos)

Depois de atuar como recrutador por um tempo, percebi algo interessante: enquanto existem diversas ferramentas para automatizar o trabalho dos recrutadores, o mesmo não acontece para os candidatos. Essa constatação me levou a uma ideia: por que não desenvolver algo que ajude os candidatos a automatizarem e personalizarem suas candidaturas?
Uma das maiores cagadas na busca por emprego é enviar o mesmo currículo para várias vagas (se você faz isso amigo, te garanto que 90% das vezes a IA te descarta sem dó e piedade). Mesmo com adaptações rápidas usando ferramentas como o ChatGPT, o resultado muitas vezes deixa muito a desejar. Com isso em mente, criei uma solução que vai além.
Utilizando cadeias de prompts para gerar raciocínio avançado (simulando o GPT-o1), minha ferramenta analisa o tom das mensagens e oferece um feedback completo. O candidato recebe simulações de como seu currículo seria avaliado em plataformas como Gupy, perguntas para se preparar para entrevistas, e um currículo pré-formatado com indicações específicas de onde inserir informações. Tomei o cuidado de orientar o processo dessa forma para evitar "alucinações" da IA, que por vezes inventa qualificações que o candidato não possui.
O maior desafio agora é escalar a solução e incorporar novas funcionalidades. Os resultados são promissores, mas vejo um grande potencial em criar uma ferramenta que automatize a criação de currículos para múltiplas vagas, funcionando como um "ATS reverso", onde o candidato é quem dá "match" nas oportunidades.

Abaixo está um exemplo de como é o output em um html simples (ainda não fiz deploy do app porque estou configurando a base de dados)

https://rodrigodejesusfg.s3.amazonaws.com/interface.html

Estou buscando colaboração para levar esse projeto adiante e acredito que na comunidade posso encontrar pessoas para aprimorar essa ideia.
(a título de curiosidade, para rodar cerca de 10 currículos na plataforma, tem o gasto de 2 centavos em APi)

Carregando publicação patrocinada...
1

eu nunca entendi essa "adaptação de currículo". se o candidato so tem 1 experiência, ou poucas como 1 estágio, e 1 projeto que valha a pena colocar no cv. como que ele poderia personalizar o currículo?

se o candidato tem 10 anos de xp e ten exp comprovada com x tecnologia eu até entendo. mas pra quem tá começando não vejo como isso é possivel.

1

meu amigo, o maior desafio ético que estou enfrentando nesse projeto: a IA induz o candidato a mentir sobre suas habilidades.
Mas se você só tem uma ou nenhuma experiência, mesmo assim você pode adaptar. se na vaga está pedindo python com foco na biblioteca botcity, ao invés de você mandar o currículo dizendo que sabe python e listar todas bibliotecas que você ja trabalhou, você manda focando nessa exclusivamente. Eu trabalhei/ trabalho no RH (estou em transição para virar PMO de inteligência artificial do RH) e o recrutador não está interessado na sua motivação em aprender, o que eu quero saber como recrutador é; você tem os pré requisitos mínimos? se sim, qual o seu domínio deles?.
Quem quer saber sua motivação ou aprofundamento técnico é o tech lead. Recrutador do RH vai filtrar, se você não transmite confiança no currículo (que a gente usa uma IA para analisar, nem se quer lemos os que são descartados) no pré requisito, infelizmente você não vira uma opção. É triste? sim, mas é o mercado. Eu quero mudar esse sistema injusto de selecao automatizada.

1

Cara assim. Vou te falar meu caso, eu estudei e fiz projetos pessoais usando JS, como a maioria da galera, fui na onde. Fiz coisas com React, com NextJS, com React Native, com TS, APIs com Node/Express. Mas isso ficou no estudo. Quando arranjei trabalho, me contrataram pra mexer com .NET e ASP.NET (legado), coisas que nunca tinha visto na vida, mas que eram projetos grandes. Eu meio que fico numa sinuca de bico, o que tem mais vaga ficou só no estudo, e o que tenho exp. de trabalho, simplesmente não tem vaga kkk (ou são mínimas e pedem sênior basicamente).

Mas pegando teu exemplo de python, supondo que a pessoa já tenha mexido com python e várias outras libs como django, flask etc. mas nunca tenha pegado nessa botcity, a pessoa sabe (um pouco) de python. Tu acha que vale a pena o candidato colocar o botcity no cv mesmo nunca tendo feita nada com ela, mentindo?

Eu estou perguntando na moral mesmo, pq ta foda...

Eu já cheguei a fazer o seguinte: pegar a descrição da vaga e colocar no CV, mesmo nao sabendo de metade do que eles pediam. E mesmo assim nunca tive resultado, e acabaram me chamando pra trabalhar com algo que eu nunca tinha visto.

1

Legal Rodrigo, a ideia parece boa!
Sei que o exemplo de output é um rascunho inicial, mas acredito que deveria esconder todos os detalhes das alterações do currículo atrás de alguma feature como "entenda as mudanças", pq na grande maioria das vezes os candidatos estarão se aplicando para várias vagas e só querem o resultado pronto, que é o currículo ideal...
Inclusive a parte de entrevistas, também poderia ser algo oculto, ou com maior destaque caso o candidato avance na vaga...
Próximos passos no roadmap do produto podem incluir uma central de candidaturas e uma área de busca de sugestão de vagas...

1