Executando verificação de segurança...
2

PITCH: Tiny Drive - Meu primeiro projeto de armazenamento de arquivos

Olá, meu nome é Roberto, eu venho aqui compartilhar um projeto pessoal que tenho trabalhado nos últimos meses.
O Tiny Drive é um web app que eu fiz para armazenar arquivos e pastas na nuvem, tendo como inspiração o Drive do Google e o OneDrive da Microsoft, onde busquei implementar funcionalidades que eu achei interessantes nas aplicações.

O que pode fazer

O Tiny Drive te permite salvar arquivos e pastas de forma simples e rápida na nuvem, criando um ambiente que você pode visualizar os arquivos publicados de qualquer dispositivo, basta ter um navegador e uma conta.

Como tive a ideia

Eu tive a ideia de fazer esse projeto quando eu tive que trocar do meu notebook para o meu novo computador, eu precisava transferir os arquivos importantes que estavam no notebook, eu pensei em usar o Drive do Google, mas eu pensei: “Poxa, eu sou um programador. Por que não criar meu próprio app para isso?”.
Assim a minha jornada para criar o Tiny Drive começou, uma jornada que durou muito mais do que eu esperava e uma jornada com muito aprendizado. Como eu nunca tinha criado um projeto mais completo como esse então foi muito legal bater cabeça de como integrar as funcionalidades com as existentes no projeto e como estruturar o projeto.

Avisos

Se for testar, por favor não publique nada pessoal, ainda não posso garantir a segurança do arquivo.
Eu não faço validação de emails, então basta colocar um endereço com @gmail.com que vai funcionar.
Ainda não possue sistema para trocar de senha caso esqueça
Ao testar o projeto pode demorar um pouco por conta do cold start do servidor.

Atualizações Futuras

Eu pretendo adicionar uma criptografia real para os bytes dos arquivos.
Adicionar visualização de arquivos, assim como ocorre no Drive, onde você pode ver o conteúdo do arquivo salvo.
Adicionar a possibilidade de criar contas que podem ser acessadas por mais de uma conta.

No fim, eu fiquei muito feliz com o resultado, e gostaria de saber o que a comunidade pensa, se ficou bom e o que eu posso melhorar.

Carregando publicação patrocinada...
1

Uma ideia, se pretende colocar o serviço para um público, é deixar a criptografia no lado do usuário, armazenando na nuvem um pacote protegido (mesmo que na conta Drive do usuário). Por exemplo, a ideia do 0bin captura o conteúdo já criptografado, deixando o trabalho por conta do cliente. O código fonte do projeto está no Github.

Não conheço a legislação a respeito, mas se um conteúdo criptografado de contas de usuário vazar é pouco provável que um AES seja quebrado em nossa era pré-quântica a não ser por mau uso do usuário ao adotar senhas fracas. Podem até armazenar para quebrar depois...

1