Executando verificação de segurança...
46

🔴 [Dicas] Trabalhar na Europa

Olá pessoal! Antes de mais nada, goataria de deixar um "TOOOOOP DE MAIS" para a plataforma! Achei INCRÍVEL e vou contribuir!

Bem, hoje vivo em Portugal e estou voltando a fazer entrevistas de emprego com foco em mercados da Europa em geral e gostaria de compartilhar minha História e algumas DICAS valiosas que aprendi por aqui =)

Sou QA e trabalho em uma empresa da Colômbia que entrou no mercado brasileiro em 2022. Faço parte de 2 Squads, 1 do Brasil e outra da Colômbia. Minha missão é integrar as duas realidades e contribuir com o time BR!

Até ai tudo tooop ! Amo o projeto da empresa e acredito mesmo que vai ser SUCESSO!

MAAAAASS, no último mês meu líder direto passou a ser um Colombiano que transformou minha vida em um INFERNO!

Jornadas de 60hrs por semana, trabalhar de SEG a SAB em turnos ROTATIVOS que se alteram todas as semanas... Trabalhar TODOS OS FERIADOS e UM DOMINGO AO MÊS.

RESUMINDO 3 folgas no mês e sem pagar horas extras ainda por cima...

Enfim, os incomodados que se mudem correto? Fui eu explorar o mercado de Portugal (me mudei pra PT a pouco tempo, 6 meses).

E aqui descobri várias coisas interessantes sobre como tudo funciona! Segue uma lista de curiosidades legais!

1- Dificilmente você vai entrar direto na empresa que é desenvolvedora do projeto. Normalmente vai trabalhar 1 ano para uma empresa de recrutamento que vai te contratar. Se os responsáveis pelo projeto gostarem de você, em um ano eles te efetivam "dentro do cliente".

2- Existem 4 formas de contrato:

(1) CONTRATO COM TERMO INCERTO

Fuja dele! Podem te dispensar a qualquer momento com uma mão na frente outra atrás. Minha esposa foi contratada para um projeto de 12 meses (Ela saiu do emprego anterior e até pagou uma multa por isso), trabalhou 1 mês e a empresa dona do projeto, meio que despensou o RH da minha esposa. Ela e outras 7 pessoas ficaram a ver navios pois não atentamos a isso no contrato.

(2)CONTRATO COM TERMO CERTO

É aceitável! Determina exatamente quando seu contrato acaba e se for finalizado antes você recebe uma indenização. Normalmente as empresas tem que justificar a demissão para não pagar a multa (Tipo um justa causa).

(3) CONTRATO SEM TERMO

O MELHOR DOS MUNDOS, com todas as vantagens do TERMO CERTO, o SEM TERMO não tem prazo final! E se a empresa te dispensar ela ainda fica proibida por multa de contratar outra pessoa na mesma função por um tempo. Então é o mais seguro de todos. MUITO RARO uma empresa te dar esse contrato de cara.

(4) ABRIR UMA EMPRESA

Muitas vezes no primeiro ano vale muito a pena trabalhar como prestador de serviços, pois seu imposto é ZERO no primeiro ano. Então essa grana vai pro seu bolso! Vejo muita gente aqui fazendo isso. Só comploca na hora de pedir financiamento ou coisas relacionadas a comprovação de renda, FIQUE ATENTO!

Vou deixar algumas dicas sobre o que mais pedem e o que não interessa muito na europa, na minha experiência:

1- FACULDADE E PÓS

Aqui sinceramente não serve pra NADA além de preencher um espaço no CV e mostrar você não é um analfabeto... Vale 2/10

2- LÍNGUAS ( INGLÊS, ALEMÃO, FRANCES E ESPANHOL )

Vale MUITO! Mais que a faculdade. Conselho? Volte AGORA para o Duolingo! SÉRIO. Aqui falar 2 ou 3 línguas é tipo obrigação e ABRE PORTAS ENORMES. Vale 11/10!

3- CERTIFICADOS OFICIAIS

Se for INTERNACIONAL vale muito! Eu focaria nisso de verdade. Se for de fora da Europa é mesma coisa que o cupom de compra de um supermercado, não vale muito.
Vale 8/10

4- DIPLOMAS DE CURSOS

Vale nada. Nada mesmo. Eles nem olham se foi feito online ou sei lá. Não é algo que se vangloriam por aqui de ter feito. Simplesmente FAZEM e pronto.

5- PROJETOS EXECUTADOS E GIT

Vale muito mais do que TUDO acima! Se você já fez alguma coisa na sua vida coloca no GitHub, no Linkedin, no YouTube e até no TikTolk que aqui vale de mais.
Vão querer saber meio que um "Portifólio" dos seus projetos. Sua experiência no Front sabe? Skin in the game! É isso! VALE 1000/10

Bem, essa está sendo minha experiência por aqui em terras Lusitanas =) Espero contribuir com todos vocês!

Se esse conteúdo foi legal, te ajudou em algo e claro se você chegou ate aqui, deixe seu feedback para que eu possa me motivar a escrever mais e melhorar sempre!

FORTE ABRAÇO DO RAPHA!

Carregando publicação patrocinada...
3

Também moro em Portugal e confirmo tudo que falou. Já relizei várias entrevistas e, ao ler essa discussão, eu identifiquei vários fatores que realmente deram mais enfâse em uma entrevista de emprego, são elas:

  1. O IDIOMA

Saber o Inglês fluente ou qualquer uma das línguas oficiais da Europa (Francês ou Espanhol) gera MUUITO valor e realmente te olham com outros olhos. Ao candidatar para vagas de emprego no LinkedIn eu percebi esse requisito obrigatório em quase que todas as vagas.

  1. PROJETOS EXECUTADOS E GIT

Cara, isso tem MUITO valor! Sempre me perguntam nas entrevistas de emprego a respeito dos projetos que coleborei ou desenvolvi. Teve uma entrevista em particular que fizarem perguntas detalhas como "Neste projeto X, você levou quanto tempo para finalizar?" ou "Quando este projeto X foi desenvolvido".

Então uma boa dica é realmente ivestir no Github para criar uma experiência comprovada e um portfólio legal, e também estudar o Git, que é principal ferramenta de versionamento de códigos utilizada pelo GitHub.

2
3

Certificados da LPI, AWS, Azure, Google Cloud, Red Hat, CISCO etc. Certificações de âmbito internacional, muitas vezes dados pelas empresas que disponibilizam o serviço ou funcionalidade.

1
1
2
1
2
2

A parte de ter que saber linguas estrangeiras, é verdade absoluta, eu sou portugues e aqui em portugal, em todas as escolas ensinam ingles já desde o 1ª ano até o secundário/ensino médio, no 5º-9º ano tem frances tambem, e no secundário ainda tem espanhol e talvez alemão, aqui toda gente aprende linguas estrangeiras, porque vale ouro.

1
1

Por experiência própria, tu precisa conseguir ler/escrever bem, e ao menos conseguir desenrolar na conversação. Se tu consegue entender o que te falam e responder sem tanta dificuldade, já da pra aplicar pra vagas no exterior. O maior problema dos brasileiros que não tem contato com o inglês, por exemplo, é o medo de não se sair bem. Primeiro, se vc não tentar, como vai saber se ta preparado? Então minha dica é, vai tentando, vai aplicando, e se tu não se sair bem em alguma parte, já sabe o que tem que estudar mais.

1

Estou há algum tempo morando em Portugal também, pelo que tenho visto todas exigem no minimo nivel B2, que não precisar ser "o fluente", mas precisa conseguir ter uma conversação de boa.

1
1

Valeu pelas dicas, to longe de sair do brasil e nem sei se quero, mas posso focar em trabalhar daqui mesmo. Abraços e sucesso na carreira amigo!

1

Publicação muito top, nunca imaginava que o os projetos no GIT valiam tudo isso, uma pena que não posso te dar tabcoins por não ter publicado ainda, mas fica aqui meu joinha! 👍

1

Eu que agradeço meu caro! Só o seu comentário ja vale de mais! Incentiva a criar mais artigos. Espero que essas dicas ajudem a começar o processo.

Quero criar um artigo com o PASSO A PASSO para conseguir uma vaga aqui na Europa. Acho que vai ajudar ainda mais.

1
1
1

Experiência extremamente valiosa!

Eu estou procurando fazer faculdade de Ciência da Computação, e também pretendo começar a fazer trabalhos de Freela, até o final do próximo ano já pretendo estar fazendo uma quantia CONSIDERÁVEL de money💰💵

Nada muito exagerado, mas o bastante pra dar uma boa Renda Extra.

E seu texto foi de muita ajuda para eu ter uma linha mais sólida sobre meu sonho, obrigado pela ajuda, amigo! :)

1
1

Confirmo todas as informações acima, é um bom local para trabalhar, mas é uma pena que em questão de remuneração pagam super mal, vale a pena como porta de entrada para a europa, mas depois pode pegar coisas melhores remotamente para Alemanha e Inglaterra

1
1
1
1

Muito bom, a um tempo atrás, eu planejava em ir trabalhar e morar ai em PT, mas hj, já nem penso mais nisso, talvez morar, mas trabalhar já não sei. Os caras são exigentes e pagam muito mal. Se um dia eu consegui um tranalho internacional e talvez considerasse morar ai, porém, trabalhando remotamente para outro país.

1

Excelente tema!!!

Confesso que para mim o Brasil já deu, além de todos os problemas notórios, temos um poder de compra muito abaixo de qualquer país desenvolvido e um custo de vida absurdo (principalmente nas capitais)

Portugal está em primeiro na minha lista, acho que a cultura e a língua pesam bastante quando se já tem filhos...

Meu único problema é que ainda sou iniciante na área de programação, atualmente tenho feito cursos de HTML/CSS e JavaScript, mas confesso que estou muito aquém do que gostaria...

Dito isto, saberia dizer se há opoturnidades para iniciantes na área?

Grato por compartilhar sua experiência, abraços.

Ps.: estou mudando de área, fiz direito mas me encantei com programação.

1

Muito interessante e instrutivo, você não pensa em intermediar contatos entre brasileiros?
Estou muito interessado em ir, mas estou travado justamente nas incertezas de praticar minha profissão aí!

1

Ótimas dicas RAphael..
Vivo aqui a 4 anos..e ando estudando bastante para mudar de área...(para T.I.)
Como alguns outros ja mencionaram..confirmo tudo que é descrito pelo que ja vejo tanto pessoalmente como pelas redes..(github,linkedin...tiktok...etc...)..
Acho legal acrescentar tambem(para aqueles que pensam em vir)
--!

Não estou jogando um balde de agua fria...

--!
..que é muito importante ter um bom plano de imigração = (...psicologico e financeiro)...
Mas.... quando se consegue vale muito a pena...
E oha gostaria de conversar um pouco mais contigo.. (se possível)...
adorei a iniciativa.. de mostrar suas "pedras" e "atalhos" por aqui...
um forte Abraço...

1

Olá meu caro! Claro! Vai ser um prazer conversarmos e quem sabe eu ajudar na sua caminhada! Estou pensando em como fazer isso com mais pessoas, talvez uma live ou uma sala de bate papo.

1
1
1
1
1

Moro em Portugal e concordo com tudo!

Vim em fevereiro para cá, foi mais fácil para mim pois tenho cidadania espanhola então eu vim e procurei emprego aqui. Dica: se você tiver como fazer cidadania européia não perca tempo, mesmo que sua vontade de sair do país seja muito pro futuro, ter o documento em mãos faz você não perder uma possível oportunidade.

Quando cheguei percebi que meu inglês tava fraco demais e aqui é muito necessário pois a maioria das empresas de TI trabalham para empresas de fora de Portugal, então a comunicação fica toda em inglês.

E o pessoal aqui tem muito pouca "alma empreendedora", de fazer coisas e se virar. Eu comentar que já fiz (e faço) projetos freela foi muito bom, pois pude explicar com detalhes projetos que eu planejei do zero e executei 100%. Aqui o povo é mais lento, sai da casa dos pais e vai pra faculdade, depois estuda pra entrar numa empresa boa e é isso, então se você tiver diferenciais na carreira eles vêem com ótimos olhos.

1
1
1
1

Muito bom post. Estou de mudança para Portugal, inclusive, embarco amanhã (29/11/22). O contrato que consegui é em regime de avença, pelo que entendi é basicamente um PJtinha daqui do Brasil. Vou abrir meu "recibos verdes" para poder lançar as notas mensalmente.
Mais pra frente pretendo contar minha experiência também.

1

Seja bem vindo meu amigo! E PARABENS pela coragem! Vai gostar muito. Vai mudar sua vida pra melhor! Estou em Braga.

Depois me chame para encontrarmos @oRaphaelMacedo no insta.

1
1

Muito obrigado meu caro! Acho que é uma ótima oportunidade pois por aqui os salários quase DOBRAM em relação ao Brasil. Vale estudar e buscar mesmo que seja um trabalho remoto.

1

Acho que com todas as habilidades que você mencionou, não vale a pena vir para Portugal, pois você pode ser o JEDI da tecnologia que seu salario não irá passar de 2400Euros mensais liquidos, acho que para quem tem todas essas skills ainda mais varios idiomas, seria bom Canada e/ou Alemanha

1

Fala meu amigo tudo bem? Não é bem assim. Hoje com o trabalho remoto dá para viver aqui e ganhar de um projeto externo.

Eu indiquei uma vaga pea um amigo que pagava 6,5k € !

E se eu te contar que ele arrumou uma que paga 9,5k e voltou pro Brasil Kkkk

1
1

Ótimas dicas, Rapha! Valeu mesmo pelo post!

E uma curiosidade, se não se importar em abrir, já que você está aí com sua mulher e trabalha aqui para o Brasil/Colômbia: quanto vocês ganham aproximadamente por mês e onde vivem aí em Portugal? Levando em conta aluguel, lazer e tudo mais, é o suficiente ou fica apertada a situação?

2

Olá meu amigo! Claro que compartilho. Nos dois trabalhamos e tiramos cerca de 4.000€ + renda extra. Vivo eu, minha esposa e meu filho em Braga! Vivemos muito bem em uma casa T3 linda com um terreno de mais de 2.000m rs

Vou tentar postar uma foto aqui.

Quero criar algo para falarmos melhor, se eu puder ajudar contem comigo.

vou pensar em uma live ou algo assim para tirar as dúvidas de todos

Foi um sonho mudar pra k!

1
1
1

Olá pessoal! muito obrigado RaphaelMacedo. Que experiência incrível vou até imprimir para ter como guia. Como eu tenho interesse em trabalhar para fora serve muito para mim estava pensando em fazer um portfólio e aqui você foi muito enfático. Sucesso!

1

Parabéns pelo conteúdo amigo.
É muito confuso no inicio entender esses contratos, até porque saimos do mundo da CLT e é pior ainda entender vindo de um Português porque no inicio é dificil entender o que eles falam, mas é claro que isso é a minha experiência.
Forte abraço!

1
1

Muito foda, parabiens, sobre o ponto do portifólio. Agora até o próprio tabnews pode servir para isto também. Acredito que ter alguns artigos e tutoriais publicados deve contar de algo também no momento de uma intrevista de emprego.

1
1

Muito útil como informação e confirmação kkk ter uma pessoa de dentro afirmando oq é e como é, é sem dúvida valioso. sucesso na jornada. Quem sabe um dia a gente se trombe

1

Obrigado meu amigo! Vamos sim! Acredito que tem muita oportunidade boa por aqui. Encaminhei uma vaga para um amigo de Dev Mobile Full que estava pagando 6900€! Quase 40.000 reais!.

Quero criar um artigo com o PASSO A PASSO para conseguir uma vaga aqui na Europa. Acho que vai ajudar ainda mais.

1

Parabens pelo artigo, ficou bem interessante e acredito que ajudará muitas pessoas que estão a vir, principalmente sobre os contratos, infelizmente cheguei a conhecer algumas pessoas que se meteram em problemas por não terem conhecimento da diferença de contratos.

sobre os valores acho que seria interessante tambem comentar em relação ao imposto em cima
No momento tambem estou a trabalhar como desenvolvedor em Portugal e vejo muitas pessoas um pouco tristes com relação aos impostos
esse valor mesmo que citou de 6900 euros, teria um imposto de 48% em cima, certo?
no final ficaria 3356 com base na calculadora
https://pt.talent.com/tax-calculator?salary=6900&from=month&region=Portugal
Claro envolve outros fatores como se tem ou não o RNH (residente não habitual - para travar o imposto em 20%, que pode ser obtido no primeiro ano) ou se tem filhos e etc

1

Ia ser bem legal um post falando sobre o procedimento de mudança pra Portugal. Já ouvi falar que moradia é bem complicado e que pode ser que os salários não sejam tão bons assim (pra quem nao é senior).

Mas sobre o post, achei excelente. Obrigado pelas dicas.

1

Sou de Portugal e realmente o valor de renda em imóveis está muito caro até para cidadão português... triste realidade!

1
1

[POST][IDIOMA]
Amigo, ontem tive minha primeira oportunidade de realizar uma entrevista internacional, sou um B2 em ingles e me comuniquei bem com o recrutador. Suas informações são de grande valor, obrigado!

1

Broder gratidão, tenho a meta de trabalhar para empresas fora do Brasil também e ter um norte de como as coisas são de fato ajuda a focar em ações mais efetivas para chegar no objetivo. Sucesso pra você ai em portugal!

1

Obrigado meu amigo! Sucesso pra voce na sua caminhada! Acredito que vale muito trabalhar aqui pra "fora". Pagam bem melhor. Espero que essas dicas ajudem a começar o processo.

Quero criar um artigo com o PASSO A PASSO para conseguir uma vaga aqui na Europa. Acho que vai ajudar ainda mais.

1
1
1
1
0

Com essa bolha na área de tecnologia estourando, será q falculdades terão um peso maior? Já que está tendo demissões em massa em grandes empresas e startups

0
1

Obrigado pelo comentário meu caro!

Quero criar um artigo com o PASSO A PASSO para conseguir uma vaga aqui na Europa. Acho que vai ajudar ainda mais.