Executando verificação de segurança...
3

Dúvida sobre Faculdade

Boa noite gente!

Estou me formando no ensino médio agora, e estou em dúvida sobre qual graduação fazer.

Tenho 17 anos e atualmente trabalho com planejamento financeiro, mas recentemente começei a estudar programação (python) e estou gostando bastante. Tive aulas de lógica na escola e sempre gostei bastante, assim como matemática.

Atualmente estou em dúvida entre cursar ciências da computação (de preferência no IME-USP) ou engenharia de computação (de preferência na POLI-USP).

Já pesquisei um pouco a respeito das diferenças entre os cursos e também vi toda a grade curricular de cada um, porém gostaria de ouvir a opinião do pessoal que já trabalha na área. Como é o mercado de cada curso no Brasil? Os dois cursos são igualmente valorizados?

Agradeço desde já!

Carregando publicação patrocinada...
3

Olá Range1B, tudo bem? Então, eu sou estudante de Sistemas de Informação na Estadual de Montes Claros e depois de ter pesquisado bastante e não ter entendido metade das coisas que eu pesquisei kkkkkkk eu acho que posso dar a minha opinião sobre os cursos.
Bom, para facilitar vamos dividir a área de tecnologia em 3 grandes cursos (bacharelados no caso): Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Engenharia da Computação, e suas variantes.

Bem, Sistemas (por experiência própria) foca bem mais em software em si, o desenvolvimento de sistemas propriamente dito, além de focar bastante na área de gestão (tenho várias matérias focadas em adiministração).

Já Egenharia da Computação, por pesquisas, olhando a grade e até por experiências de amigos foca bem mais em hardware e a arquitetura de computadores propriamente dita, no curso de Engenharia aqui da minha cidade a galera aprende a programar robô, mexer com arduino e etc. Ou seja, tem software, mas tem um foco maior na parte física do pc.

Já Ciência da Computação eu não tenho muito parâmetro, mas pelo que eu vi e pesquisei é o mais gerenalista dos 3, focando igualmente em software e hardware, além da parte ciêntifica, teorias etc.

Então, vai de você, se você quiser algo mais focando em Hardware, acredito que deva ir com Egenheria da Computação, se quiser algo mais equilibrado entre soft e hard vai de Ciência da Computação. Mas assim, os dois cursos te darão uma base excelente para se tornar o que você quiser dentro do mundo tech, não quer dizer que se você fizer egenharia obrigatoriamente você vai ter que trabalhar com hardware, nada a ver, é só questão de foco dos cursos mesmo. Pode haver pessoas que fazer Sistemas e depois se tornam engenheros de hardware, etc, o curso não te limita em nada.
É isso! Espero ter ajudado, e até mais XD

2

Opa sou de MOC também terminado aqui ciência da computação no IF.Em ciência da computação fazemos um pouco de tudo mesmo é o meio termo entre a engenharia de sistemas e a de computação, tem toda a base de engenharia mas foca muito mais na parte científica de algoritmos que para mim pelo menos é bem chato kkk mas é o que proporciona as otimizações de software que vemos hoje em IA por exemplo. mas o que falou é pura verdade é só o foco do curso mesmo em qualquer um deles dá pra seguir o caminho que quiser.

1

Cara, que legal saber que tem mais gente de moc aqui kkkkkkkk. Mas é isso, em basicamente todo curso de faculdade vai ter matérias muito chatas mesmo. Eu mesmo tenho português instrumental kkkkkkkkkkkkk uma matéria que não serviu pra nada pra mim e que é muito chata. Mas é a vida, vale muito a pena fazer faculdade principalmente pelo networking, eu nunca conheci tanta gente com os mesmo interesses como na faculdade. Antes de entrar eu conhecia o que? 3, 4 programadores pessoalemente? Hoje eu conheço mais de 100, todo mundo lá da faculdade! Então para networking é a melhor coisa que existe.

1

Acredito que, como todo mundo já vai falar aq que isso é só como uma base. Eu digo que a melhor escolha seria engenharia da computação pq vc sai com uma base do começo do codigo a abstrações atuais e de bonus aprende como tudo funciona por de baixo dos panos

1

Eu gosto da abordagem do Programador Br a respeito desse tópico e concordo com ele quando diz que faculdade não é uma obrigação para quem quer trabalhar com TI ao mesmo tempo que traz enorme oportunidade de fazer networking. A expansão de horizontes que o ensino superior permite vai muito além da conhecimento adquirido.

Ademais, acho legal considerar ingressar numa faculdade apenas depois que já colocou o pé na água, entendeu o que é programação e como é o dia a dia trabalhando com tecnologia.

1

Considero ciência da computação mais voltada para o software, se você quiser desenvolver aplicativos desktop ou mobile, jogos, sites, hacking. Engenharia da computação mais voltada para o hardware. Atualmente acredito que o mercado para ciência da computação é extremamente mais acessivel e não só no Brasil, mas para empregos em outros paises se for sua vontade

1

Meus pontos de vista como alguém que está finalizando Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

Já adianto que em comparação com cursos gratuitos e rápidos na internet, os cursos acadêmicos não irão te dar tanto conhecimento prático pra exercer a profissão de DESENVOLVEDOR assim que os finalizar.

Ciências da computação

Generalista. Você vai adquirir bastante conhecimento teórico de diversos tópicos a cerca da computação em si. Ideal pra caso você não tenha certeza do que quer.

Engenharia de computação

É voltado para o trabalho com software e hardware, porém o conteúdo ainda é muito generalista caso você queira algo específico para DESENVOLVEDOR e tenha expectativa de fazer e já sair sabendo o que fazer no mercado.

Análise e desenvolvimento de sistemas

O escopo é mais em torno do software. É um curso bom pra não ser generalista nem especialista demais. Como o próprio nome sugere, você verá desenvolvimento de software, mas também aprenderá a parte de análise, gestão e etc.

Desenvolvimento de Software

Especialista. Caso você tenha certeza que quer seguir como desenvolvedor, esse é o curso.

Vale ressaltar que não estou dispensando o conhecimento oferecido pelos cursos de Ciências e de Engenharia. Minha análise quanto a eles é visando a escolha de alguém que não quer se aprofundar muito em conhecimento teórico e só quer dar um start na carreira de dev.
Hoje, tenho interesse em fazer outra graduação ou pós em Engenharia de software, por exemplo, pois vejo que solidificará meus conhecimentos.