No meu ponto de vista, você pode refletir seu raciocínio, para as linguagem de programção e seus objetivos.
Dependendo do contexto onde você esta esteja inserido no desenvolvimento de um projeto, você pode observar o que faria sentido para você ou no futuro.
Ex: Hoje estou trabalhando com desenvolvimento web.
Será que minha atual atividade está condizente com minhas atribuições?
Quero contruibuir mais?
Quero me desenvolver mais?
Pra onde o mercado está seguindo seu caminho, no que estou fazendo ou no que está se desenvolvendo.
Porque observendo seu ponto de vista, pra min, seria o mesmo que dizer que não devemos aprender linguagens de alto nível como Python, porque esta mesma linguagem já abstrai muito do trabalho de um programado na hora de trabalhar com sua principal ferramenta que seria o computador. Será que não deveriámos aprender 'C' já que é mais rápida em desempenho e nos obrigaria a conhecer mais a fundo nossa ferramenta de trabalho, o computador?
Em minha humilde opnião, seria melhor começar com ferramentas facilitadoras como Django para você se tornar minimamente produtivo o mais rápido possível, pois ele já é uma ferramenta de alto nível para desenvolvimento web, mas com o tempo aumentando meu nível de conhecimento indo para níveis mais avançados de conhecimento como ir montando e endendo o funcionamento de um software web como podemos fazer com o Node.js.
Claro, tomando cuidado para não se viciar nessa facilidade, onde por exemplo Laravel é tão alto nível que pode-se dizer que o programador pode até ser considerado um programador laravel, não um programador PHP com laravel. No entanto seguindo este caminho mais cedo ou mais tarde esse nível de conhecimento considerado razo cobrará seu preço. Quando as coisas apertarem quem se sobresairá será aquele que domina níveis mais baixos no quesito desenvolvimento de software.