Executando verificação de segurança...
1

Concordo plenamente com a analogia com C. Sempre fui da opinião de que se uma linguagem me permite fazer em 5 linhas o que outra faz em 15, eu vou dar prioridade pra primeira. A tecnologia avança com o tempo e sempre avança na direção da praticidade.

A questão é que aprendendo uma linguagem de alto nível você é capaz de usar QUALQUER outra linguagem de alto nível sem muito esforço. Paralelamente, aprendendo Node, sou capaz de usar qualquer framework e tech (dentro ou fora de javascript), porque o Node em si não faz nada por mim. Porém, aprendendo Django, acabo fazendo tudo do jeito do Django e ficaria "refém" da tech.

Acho que se tornar auto suficiente e independente de tech é a maior habilidade que o programador pode ter, porque isso torna ele adaptável a qualquer mudança de cenário, seja uma troca de cargo, empresa ou mesmo tendências de stack.

Carregando publicação patrocinada...
2

É verdade, concordo com você.

Mas como se diz na Máxima: Tudo sem suas vantágens e desvantágens.

Posso dar exemplo em dois cenários.
Ex:

  • No ponto de vista do profissional como desenvolvedor é perigoso ficar refém da tech, no entanto é importante o desenvolvedor perceber isso e tomar seus cuidados.

  • No ponto de vista da equipe é ótimo, porque image que você precise de mais um membro da equipe para o desenvolvimento, seria um pouco mais facil e rápido tornar esse novo membro produtivo pois seguimos o 'Padrão' Django de desenvolvimente, em tese não precisarios treiná-lo para ele saber como nosso software funciona, ou ele encontra onde ficam e como as coisas são estruturadas.

1

Siiim, exatamente. Pra uma empresa que quer entregar muitos projetos em pouco tempo padronizar a equipe em Django faz total sentido (o que a propósito é exatamente o cenário da minha empresa). O desenvolvedor só tem que ser consciente e se lembrar de que um dia pode não estar mais naquela empresa e sempre se perguntar: "se um dia eu sair daqui, vou estar competitivo no mercado pra conseguir assumir diferentes projetos?"

É como você disse, tudo tem suas desvantagens. Muitos vão chamar esse ponto de vista de querer ser pato por não se especializar em nada enquanto outros vão achar valor em ser capaz de assumir diversos projetos com facilidade.

Acho que no final a melhor escolha é não ter tech de estimação e saber ser aberto e experimentar. Saber usar Django se precisar de entregas rápidas, mas ser capaz de integrar uma equipe como um fullstack ajudando desde a ponta do CSS até a ponta do SQL.