Evoluindo meu website: Quero dinheiro ou usuários?
O início
Em junho do ano passado criei um website focado em democratizar o acesso a criação e edição de fotos polaroides: o PolarizeMe. Para conseguir meus primeiros usuários recorri ao Tabnews e meus colegas de trabalho e já nas primeiras semanas obtive ótimos resultados, chegando a 500 visualizações mensais.
Sua primeira versão não passava de um input de arquivo que após o upload de uma foto, adicionava uma borda na imagem e assim o botão ficava disponível pra fazer o download dessa "polaroid". Mas uma segunda versão não demorou pra ser lançada.
Qual era o objetivo?
O meu objetivo principal era transformá-lo em um SasS à médio prazo e adicionar o Google Adsense pra conseguir uma renda passiva, por menor que fosse. Spoiler: até hoje não fui aceita.
Conquistas
Já se passou mais de um ano desde o lançamento do PolarizeMe e nos meses seguintes ao seu lançamento não fiz mais divulgações. Segui a seguinte estratégia:
- Estudei e utilizei as melhores palavras/frases chaves para que ele fosse encontrado com mais facilidade.
- Melhorei o SEO adicionando todas as metatags possíveis e as personalizando de acordo com o objetivo da página, além de adicionar títulos "apelativos".
- Criei uma página de FAQ para auxiliar em dúvidas.
- Mudei do conceito de "Gerador de polaroides" para o de "Câmera polaroid online".
- Com a ajuda de um UX/UI Designer modiquei todo o layout do site.
- No rodapé, adicionei a data de última atualização do site pra que meus usuários fique cientes que constatemente são realizadas atualizações.
- Utilizei o Google Analytics e o Google Console Search para acompanhar as métricas e entender o que estava funcionando e em quais buscas o PolarizeMe se saia melhor.
- Criei uma página dedicada para a edição da polaroid e hoje é possível escolher diferentes formatos, adicionar legenda, filtro, efeitos e até mesmo imprimí-la (além de baixar, é claro).
- Adicionei um botão de feedback no cabeçalho (o que já rendeu um email solicitando uma melhoria).
- E uma das últimas ações foi adicionar um blog para que o PolarizeMe fosse aceito no Google Adsense, pois atualmente o Google reclamada de pouco conteúdo.
Outro spolier: A internacionalização vem aí hehe.
Essas ações me renderam um aumento significativo nos últimos meses de impressões (pessoas que veem o link do PolarizeMe na web), acessos e visualizações. Alguns dados bem bacanas:
Como me sinto sobre essas métricas?
Espetacular! Saber que fiz um bom trabalho no SEO e que a pesquisa orgânica está altíssima não tem preço.
Pra alcançar esses resultados eu não precisei lançar features e melhorias todos os dias, não precisei gastar horrores em Marketing e muito menos ser especialista na tecnologia ou em SEO.
As vezes o simples bem feito já é o suficiente e agora eu entendo isso muito bem.
Um ano pode parecer muita coisa, mas validei com sucesso a minha ideia de que uma forma de gerar e editar polaroides era necessária. Tem outras soçuções no mercado é claro, mas sempre à um desses pontos negativos:
- Fazer cadastro só pra baixar a foto.
- Adicionar cartão de crédito na força do ódio, mesmo que tenha um plano gratuito.
- É pago
- Usabilidade ruim
- Não funciona direito
- Design estranho
Ta, mas qual o seu gasto com esse website?
Anualmente pago R$ 35,00 pelo domínio na Umbler e R$ 0 na hospedagem já que utilizo o plano gratuito da Vercel. O website não possui backend, porém muito em breve precisarei de um e pretendo utilizar de uma VPS.
O que consquistei com o PolarizeMe é ótimo para o meu currículo, para minha experiência como dev, para futuras implementações e tenho certeza que para os meus usuários também.
Ainda tenho o objetivo de monetizar o PolarizeMe e transformá-lo em um SASS, mas não quero e nem vou sacrificar as funcionalidades e usuários que foram tão difíceis de conquistar. Nem sempre o dinheiro vale a pena.
Se eu tivesse lotado o website de anúncios, talvez não tivesse a metade dos usuários que tenho hoje.
O que pretendo fazer?
Esse aumento de usuários me engajou a reestruturar o editor atual. Quero deixá-lo mais completo e intuitivo e após isso, focar em funcionalidades que irão ajudar a monetizá-lo como:
- Links de afiliados para a compra de câmeras polaroid, filmes, papel fotográfico, entre outros produtos.
- Plano completo com funcionalidades mais avançadas e que seja possível a edição de múltiplas polaroides ao mesmo tempo.
- Link de contribuição para o projeto.
E no futuro, quem sabe:
- Venda das imagens polaroides impressas.
- Papeis fotográficos.
Confesso que já era pra ter essas funcionalidades, porém a correria do dia-a-dia e até mesmo um pouco da preguiça não deixou hehe.
Conclusão
O PolarizeMe me trouxe diversos aprendizados e resultados. A cada dia que entro pra verificar o números de usuários e vejo que só cresceu, me dá o gás necessário para continuar evoluindo.
A verdade é que eu poderia ter sim ido pelo caminho mais fácil já que quero dinheiro com o que faço. Eu poderia ter criado diversos blogs e monetizá-los, porém o meu objetivo é criar sites úteis e que me tragam aprendizados e prazer de codar. E não mais do mesmo pra lotar a internet de blogs e artigos escritos pelo ChatGPT (nada contra. Cada um tem um objetivo diferente).
Não poderia deixar de agradecer a comunidade e ao Tabnews por serem o portão de entrada para o que o PolarizeMe se tornou.
Quer saber mais?
Caso tenha interesse em outras informações sobre o PolarizeMe, fico a disposição!
Abaixo, deixo dois artigos sobre o processo de desenvolvimento com detalhes técnicos:
https://www.tabnews.com.br/RafaellaDenlavor/polarizeme-o-gerador-de-polaroid
Até logo, pessoal!