Executando verificação de segurança...
8

Python no Front End

Fiquei bem empolgado quando soube do lançamento do PyScript. Meu começo na programação foi com o Python. Hoje eu não lembro muito da sintaxe, mas gostei muito de programar com a linguagem nos 6 meses que tive contato praticando.

É uma linguagem intuitiva, simples de escrever e de compreender, e a flexibilidade com que a linguagem usa as várias bibliotecas disponíveis é algo que eu achei fantástico. Você não precisa importar uma biblioteca inteira pra usar um método/função. Basta importar só os "pedaços" que você precisa.

Acredito que o PyScript tem um potêncial enorme e digo até mesmo que futuramente pode se tornar a principal linguagem para desenvolvimento web. Quero aprender um dia

Carregando publicação patrocinada...
3

Acredito que o PyScript tem um potêncial enorme e digo até mesmo que futuramente pode se tornar a principal linguagem para desenvolvimento web.

Essa é uma briga interessante de se brigar. Quem tentou isso no passado com todas as forças foi o Dart, uma linguagem feita pelo Google tendo como um dos seus objetivos substituir o JavaScript. Falhou bastante nessa missão, mas também não havia nenhum histórico nela que suportasse isso, diferente do Python.

Mas acho que a principal linguagem para desenvolvimento web vai ser sempre definida por qual linguagem ou abstração pessoas que trabalham com frontend estão usando. Eu destaco isso, pois vejo muita gente de backend tentando empurrar tecnologias para o front para resolverem o seu problema pessoal de não querer lidar com JavaScript, e não o problema de quem trabalha no front conseguir trabalhar melhor.

3

Hmm, interessante. Aliás mano, eu não entrei muito a fundo sobre tipagem fraca e tipagem forte. Se uma linguagem com tipagem forte é mais confiável tanto em questão de segurança quanto em questão de ser menos propícia a erros, porque então criar uma linguagem com tipagem fraca como o JavaScript? Pela flexibilidade?

2

Resposta rápida

Imagino que linguagens super dinâmicas existem pela flexibilidade e agilidade de conseguir chegar em resultados rápidos iniciais. Você pode "entortar" ela do jeito que quiser.

Resposta longa

Rafa, esse é um assunto com uma discussão infinita e eu acho que ninguém até hoje conseguiu comprovar de verdade que a segurança final de um software é maior ao se utilizar linguagem com tipagem forte. Se eu não me engano, esbarrei no passado com uma tentativa científica de analisar em massa repositórios open source a procura dessa resposta, e a conclusão foi que tanto faz.

Mas eu sinceramente duvido e se for para chutar, eu chuto que linguagens de tipagem forte produzem softwares mais seguros, ainda mais com o aumento de escala do software, com o tradeoff de que, se mal arquitetado, você vai ficar mais na luta de fazer os tipos se entenderem do que entregar features. Eu já passei por isso no passado quando trabalhei numa corretora que usava C#.

1

Até concordo contigo. Mas eu penso que as línguagens de tipagem forte possuem esse tipo de funcionamento por serem mais antigas (claro, existem outros casos de linguagens modernas estáticas como Rust, Go ou C#). É possível perceber que praticamente todas as linguagens de tipagem estática são compiladas, ao contrário das flexíveis, que, geralmente são interpretadas

Eu acho que tipagem estática realmente é mais seguro. Mas o conceito de segurança, principalmente nesse contexto tão abstrato, é muito complicado de definir. Muitos softwares escritos em C são milhares ou até milhões de vezes mais seguro (e até algumas vezes mais rápido) que um escrito em Python, por exemplo.

3

Sei lá, tenho um feeling de que isso não vai ser adotado...
Teria que ter um diferencial muito bom em relação ao javascript pro projeto dar

1

Eu sempre usei o Python para fazer aplicativos desktop. Não sei se pode ser considerado um "front-end", mas existe uma Lib no Python chamada tkinter que tem um funcionamento bastante parecido com Flutter.

1