Eu não tenho nada contra, só não é programação profissional como conhecemos. Não deixa de ser uma forma de obter um sistema, mas Excel é low code, tem muitos sistemas administrativos que possuem uma forma low ou no code de personalização, em alguns casos até full code.
Para usar a ferramenta precisa entender de sistemas, só não precisa entender muito de programação tradicional, principalmente para fazer algo mais sofisticado.
Muitas dessas aplicações serão quase create only. Para dar manutenção em algumas delas é uma tortura, um pouco menos em algumas mais nichadas e que sejam mais no code, o que faz até as pessoas irem criando gambiarras ou deixando pra lá certas coisas que pedem depois, dando o famoso "isso não é possível fazer" mesmo que seja, afinal a pessoa não sabe desenvolver software, não é engenheira.
Muitas dessas plataformas (acho que seria a classificação correta, mas preciso refletir mais) na verdade para dar automomia e flexibilidade na prática são full code disfarçados porque são visuais em vez de você programar em texto, mas se vendem como low code. Ou seja, você precisa programar bastante coisa, só não precisa se preocupar em arquitetar bem a aplicação, não precisa gerar códigos eficientes e em geral só fazem coisas simples.
Dependendo da capacidade da plataforma, ou seja, ela ser Turing complete e ser uma linguagem de programação, assim como o Excel é e tiver uma boa biblioteca para acessar recursos mais de base, seja próprio, seja que dê para construir em outra linguagem e disponibilizar ali, então dá para fazer qualquer coisa. Se a qualidade, legibilidade, manutibilidade e eficiência serão bons é outra questão, você faz tudo que é funcional, mas não dá para garantir requisitos não funcionais.
Existem literalmente montes de milhares de ferramentas desse tipo e surgem novas quase diariamente. Inclusive algumas agora estão adotando IA para ajudar ainda mais a pessoa fazer algo útil. Não quer dizer que terá qualidade, especialmente não funcional. Eu não saberia listar porque não uso nenhuma, e o que usei era bem nichado de ferramenta específica e não para programação geral. Eu começaria por aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_low-code_development_platforms. Ou Google.
Você pode fazer todas essas coisas se a plataforma permitir, geralmente te entregando pronto, em maior ou menor grau de engessamento.
Você sabia que muitos dos frameworks que você eventualmente usa são ferramentas de low code? Bem algumas pessoas podem alugar que são mid code, mas depende de como vai usar. Rails, Laravel, etc, até o PHP puro pode ser pelo menos mid code. Não são tão vistos assim porque você faz várias coisas em texto, mas se naõ quiser personalizar muito, escreve bem pouco código. O próprio Wordpress é low/no code. Basta ter alguns settings na UI que muda algum comportamento já é um pouco no code.
Se considerar a forma como muitas empresas trabalham dá para fazer uma parcela muito grande de aplicações em empresas que tenham profissionais que tenham um pouco mais de traquejo em modelar a tarefa a ser automatizada, mas ficará ruim, é o "canto da sereia".
Eu mesmo adoraria, se alguém financiasee, criar uma plataforma low code LOB, eu tenho tudo planejado e experiência em fazer isso pontualmente, falta fazer algo pensado para isso. Em alguns casos ele pode ser no code.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).