Executando verificação de segurança...
2
R1ck
1 min de leitura ·

[HELP] Um GAROTO de 16 ANOS nesse mundo DEV.

Javascript. Literalmente eu não tive escolha, ou, não foi erro meu ter pego essa linguagem pra estudar de início.

Ganhei um curso de web moderno e é a linguagem que o curso ensina. Mas, depois de mais de 1 ano fazendo esse curso, parei para pensar mais sobre o'que eu queria, que não é só porque tenho 16 que posso gastar meu tempo com qualquer linguagem.

Para ser bem sincero, o'que eu queria realmente é que existisse uma receita de bolo que alguém me desse e que seguindo-a, seria o caminho do sucesso. Mas sei que isso não existe.

Eu tenho medo, medo de estar gastando meu tempo com uma linguagem que posso ser apenas mais um utilizando-a, e, futuramente, sendo apenas mais um aplicando à uma mísera vaga.

Eu gosto do Js, de verdade, da sua síntaxe. Mas como ela é dita pela "boca do povo", me deixa com receio de continuar estudando-a.

Não sei se essa visão de que Js é simples demais, tornando-a uma linguagem pior que as demais, foi uma coisa que criei na minha cabeça.

De uma coisa eu sei, eu estou perdido, e preciso de diferentes pontos de vistas para me basear, notear.

Além do mais, tenho 16 anos, então tenho uns 1.5 para me preparar pro mercado de trabalho, que é umas das coisas que mais me assusta.

Qualquer opinião, crítica, eu aceito, necessito.

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu comecei com 13 anos. Eu literalmente não tive escolha, foi BASIC, porque quase não existia computador, o que dava para comprar só tinha ele, não era possível usar outra coisa.
Não existem receitas de bolo que funcionam bem. Existem as que podem até funcionar, mas só por coincidência.

Nenhum tempo gasto com algum aprendizado é perda.

JavaScript é uma das piores linguagens já criada, todo mundo que entende de computação sabe isso. O'Que não impede dela ser bem útil e está aí sendo provavelmente, se fosse possível provar isso, a mais usada. É a mais usada por uma série de circunstâncias, de forma semelhante à música, o que faz sucesso não é o melhor, é oque cai na boca do povo. Não tem problema algum em trabalhar com ela. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Ou seja, você pode se dar bem com qualquer coisa. Ou pode se dar mal com todas elas. Atitude é tudo.

Eu costumo indicar que a pessoa aprenda C. Não para usar, só para aprender a computação. Mas aprender da forma correta, só para entender o que é programação de verdade, como o computador funciona. Para depois ir para linguagens que dão emprego. Pode ser chato, mas é o jeito de formar engenheiros em vez de simples programadores. Claro, depende de como a pessoa leva. Esse tipo de coisa mostra quem gosta de programar de verdade ou quem só está indo na moda, então tem uma função extra importante.

Se não quer isso, ok, vai para uma linguagem que dá emprego. Pode ser JS, pode ser PHP (outra bem problemática. Pode ir por outro caminho e ir de Java ou C#. Tem que está se dando bem em Python e outras. Só importa ir muito sério. O mercado está carente de gente boa na área. O mercado está com sobra de gente mal formada e que não consegue resolver problemas e não entende nada do que está fazendo. Não importa em que linguagem.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Eu costumo indicar que a pessoa aprenda C.

Sim, em vários posts eu vejo você sempre falando para a pessoa aprender C. Eu tentei até seguir, comecei, e no meio dessa jonarda, entrei nesse pensamento que me fez pedir ajuda, a partir deste post.

Eu já venho estudando Js faz mais de 1 ano, tenho uma "base" que demorei bastante tentando construi-la mas, não tive um resultado que me satisfaz, na minha visão de hoje.

Isso pode ter sido por várias coisas, algumas delas: Estava estudando não os conceitos base de programação, e sim focando somente no conceito base da linguagem (vim descobrir isso a pouco tempo, porque o Js é, como tinha dito, simples demais); Me limite a UMA fonte somente de estudo, um curso da Udemy (o curso web moderno que falei).

Enfim, a decisão que acabei tomando agora, é tentar explorar um pouco mais outras linguagens, tentar sair desse Default que entrei sem saber. Quero ao menos saber o'que existe e saber as possibilidades que tenho à minha disposição.

Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.

Com certeza, foi de grande ajuda sua resposta. Obrigado!

1

Não pense desta forma. O que faz um profissional melhor ou pior não é a linguagem que ele escolhe, e sim sua dedicação.

JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas atualmente, e dentro della existem pessimos programadores e excelentes programadores.

Web é apenas um caminho a trilhar com JavaScript. Pode ser sua porta de entrada para a programação, seja o melhor que você conseguir usando JS, certamente aprenderá muito.

1

O que faz um profissional melhor ou pior não é a linguagem que ele escolhe, e sim sua dedicação.

Essa simples frase (que inclusive parece que foi tirada de um biscoito da sorte de uma empresa DEV), me faz pensar bastante.

Vou explorar outras linguagens, me aventurar nesse mundo da programação, se assim posso dizer. E, não importa em qual linguagem seja, vou me dedicar ao máximo para ser um bom programador.

1

Tenho 15 anos e comecei a programar com meus 11 anos, minha dica é não tente achar receitas de bolo. Procure conhecer leia bastante fique ativo na comunidade estude e se desafie com projetos que você achar legal ou que achar na internet. Confiaça, dedicação e diversão! Foi assim que hoje em dia ja consegui ajudar nas contas de casa com uma empresa pegando projetos como freela mesmo nessa idade. Confie em você e se divirta! Bom codigo e boa sorte amigo!

1

Pow, legal demais! Ajudar nas contas de casa é um dos meus objetivos, até motivação, para estudar.

Minha visão tá bastante turva mas, quer saber, bola pra frente! Vou continuar estudando, explorando novos conceitos, vendo novas linguagens pra saber qual eu me encaixo mais.

Se quiser, me adiciona lá no Discord, queria ter um server, ou algo do tipo, pra juntar essa galerinha "mirin" dá área, ou até os mais experientes também pra meio que ser o suporte rs.

Meu user do Discord

1
1

Sendo bem direto, aproveite a fase em que está na vida para aprender todo tipo de coisa que possa te agregar algum valor no futuro e não ser apenas mais um zumbi. Desenvolver pensamento crítico é importante, te ajuda a pensar...

Quer uma receita de bolo? não existe, mas o mais próximo disso que eu já vi são roadmaps, existem para todas as áreas da tecnologia, alguns são mais complexos do que outros, existem aos milhares, eles vão te dar uma base do que você precisa entender. Aqui um site com vários https://roadmap.sh/roadmaps

Algumas dicas para estudar:
Use o método CBL - Challenge Based Learning
Aprenda Python pela versatilidade: https://maps.joindeltaacademy.com/maps/PythonCurriculum
Lembre-se que o princípio de Pareto também vale aqui, aprendendo 20% do conteúdo você consegue resolver 80% dos problemas.
Adquira nível avançado no Excel, 100% das empresas só tem alguma organização porque os usuarios usam.

1

Vou adotar esse método CBL ao meu método de estudos, achei interessante.

Quando ao Excel, começar a usa-lo, preciso ter mais organização nos meus estudos.

Obrigado por ter respondido!

1

Complicado irmão, tô com 14 anos e também tô no rumo da programação kkkkk mas segue firme. Não tem muito o que falar, mas uma dica é nem sempre seguir o que os outros estão fazendo, tente destacar-se de alguma maneira no que cê gosta e no que faz. Meio confuso, talvez, mas espero que consiga compreender. Não desista do mercado por coisas desse tipo, somos muito novos, esse é apenas um começo.
Dê seu melhor! Tmj❤️🤝

1

Cara, por experiência pessoal, começar com JS não foi tão legal.
Em 2021 eu comecei programação com JS, mas eu não tinha a base de HTML nem CSS, então pensei que programação não era pra mim e desisti.

Até que em agosto do ano passado eu pensei em aprender a programar, mas dessa vez com Python. Sinceramente, foi maravilhoso!

Fiquei até o final do ano passado aprendendo bastante python (aprendendo tudo sobre a linguagem: variáveis, laços de repetição, condicionais, modularização, etc)

No começo desse ano decide aprender JS novamente, mas fiz diferente. De janeiro até março/abril eu só estudei HTML e CSS. E somente depois disso eu fui para o JS (no qual estou até agora), e te garanto, ter uma base de lógica de programação (que no meu caso foi aprendê-la em python), e também ter uma base em HTML e CSS, está fazendo os meus estudos em JS decolar.

Resumindo, meu conselho é: aprenda a base da programação, nem que para isso você tenha que aprendê-la em outra linguagem de programação. A base das linguagens de programação não muda de uma linguagem para a outra (apenas a síntaxe e certas estruturas)
E também, se for ver JS, tenha uma base legal de HTML e CSS

1

Boa noite, então, sobre o JS: Não sinta que estudar essa linguagem está sendo tempo perdido.

Porque essa linguagem querendo ou não é importantíssima para a web, não só por adicionar interação à página web, mas também porque através dessa linguagem se originaram muitas outras (e que são amplamente utilizadas no mercado).

E aproveitando o comentário do nosso colega @maniero: Você pode se dar bem ou se dar mal utilizando qualquer linguagem, o que define um bom programador não é a linguagem, mas sim sua capacidade de resolver problemas (seja com qualquer linguagem).

E sobre o mercado de trabalho: não se preocupe com isso agora. Você é novo, vai ter muito tempo pela frente para se preocupar com isso. Por enquanto foque seus esforços no estudo.

E novamente aproveitando o comentário do @maniero: "não existem receitas de bolo que funcionem bem", vai ter altos e baixos, tenha um objetivo em mente e você chegará lá.

1

Acho que vale dar uns passos para trás. Vejo que o seu objetivo com o estudo de JS é entrar no mercado de trabalho, o que por si só é algo muito bom, mas antes de aprender uma linguagem de programação, você precisa entender o por quê de estudar essa linguagem. Quais são os problemas que o JS resolve? Tem uma base sobre o que é uma linguagem de programação? Creio que você possa começar com esses primeiros passos e ir progredindo aos poucos.

Como você mesmo disse, tem cerca de 1 ano e meio de preparação. O que eu posso te dizer, é: Tenta focar também na base. Entenda conceitos como redes, arquitetura de computadores e segurança. Vejo muitos desenvolvedores com mais experiência que acabam estagnados na carreira por falta de uma base mais sólida.

Se eu pudesse recomendar um único conteúdo para o meu eu de 16 anos, seria essa playlist do Fabio Akita: https://youtu.be/O76ZfAIEukE

1

Cara, sinceramente, muito obrigado!

Eu não conhecia o Akita, na verdade, nunca tinha assistido um video dele, mas a tua recomendação me encorajou a assisti-lo e, digo, por que eu não tinha assisto um vídeo dele antes?

Muito obrigado!