Executando verificação de segurança...
2

[Dicas para iniciantes] Você comente alguns desses erros?

Introduão

Todo profissional da área de tecnologia já cometeu alguns desses erros que vou citar aqui (eu incluso), e é completamente normal. O intuito é alertar sobre esses erros aos iniciantes ou até mesmo quem ainda comente esses erros e nem sequer sabe, a trilhar um caminho menos íngreme.

Sobre mim

Antes de mais nada, eu quero deixar claro que não estou "cagando regra" oumandando você não fazer essas coisas é apenas um conselho, cabe a você escutar, ou não. Outro ponto que queria deixar claro é: Se você comente alguns desses erros, não se fruste, isso é normal. Contanto que não insista no erro, você conseguirá chegar longe! Eu mesmo estive empacado sobre uns assuntos de programação querendo dá um passo maior do que podia, mas hoje eu penso diferente. Enfim, sem mais delongas.

Estudar várias linguagens de programação ao mesmo tempo:

Esse é dos erros que vai te atrasar bastante e te frustar muito. Ao se dedicar a tudo ao mesmo tempo, não aprendemos nada além de conceitos superficiais que em prática, não quer dizer muito. Se você escolheu estudar javaScript, estude javaScript. Quando tiver uma base sólida da linguagem, e souber seus conceitos importantes, ai é recomendável ir para uma outra linguagem. Inclusive, fica até mais fácil de aprender pois alguns conceitos são semelhantes!

Fazer apenas o que o professor pede

Calma, calma. Esse é polêmico, e vai dividir opiniões... O problema se trata de casos em que o professor pede para fazemos algo, mas só isso. Vamos supor que um professo escreve no quadro ou em qualquer outro lugar o conteúdo da aula, e depois de você anotar tudo e chegar em casa, ficar apenas nisso. Não é exatamente errado, mas eu acredito fortemente que um profissional de TI tem que ser autodidata e ir além do que o professor passou, e estudar alguns conceitos de forma mais profunda. Fazer testes, pesquisar coisas semelhantes, casos reais e etc... E tudo isso por sua conta, sem ninguém ao teu lado para te ensinar ou tirar sua dúvidas, somente com o seu esforço. Eu particularmente sou autodidata e minha capacidade de aprendizado melhorou muito! Eai? O que achou desse "problema"?

Desistir no primeiro baque:

Quando começamos algo e aprendemos seus conceitos mais básico, é mil maravilhas. Entretanto, conforme nos aprofundamos em um conteúdo, vamos quebrando a cabeça, muitos conceitos surgem, várias tentativas mal sucedidas de projetos, e por ai vai. Acredito que isso seja um fato para o qual poucas pessoas terminam uma faculdade de tecnologia. A solução para esse problema é desenvolver uma mente mais forte e madura. Cada problema que encontramos na vida é um desafio para passar para o próximo nível, não desista nunca! O felipe (um dos responsáveis pelo o tabnews), já fez muito vídeos sobre aprendizado que é simplesmente muito bom e recomendo procurarem no youtube. Me ajudou em vários aspectos!

Se comparar

Isso é inevitável, talvez... Eu particularmente não sei a resposta... Mas ao se comparar, de duas coisas, apenas uma: Frustração ou motivação. Algumas pessoas se motivam ao verem outras melhores que você, pois querem alcançar o mesmo nível (é o meu caso), já outras se frustram e acham que não vão conseguir nunca chegar no mesmo patamar. Sinceramente, se comparar não é errado, o que é errado é acharvocê nunca vai conseguir chegar no mesmo nível. Da mesma forma que você, essa pessoa do qual você fica se comparando começou do zero e escreveu seu "hello world" quando começou. Não se deixe levar e não desista, persista!

Não se aprimorar constantemente

Todo programador, até mesmo os mais experientes precisam se aprimorar a todo instante para se manter atualizado. Uma coisa que reparei é que as pessoas que estão começando tem uma tendência a se apegar a sua linguagem e não querer aprender outras. Ou então quando tomam algo como "verdade", não estão dispostos a mudar de opinião. Aquele que se aprimorar busca se atualizar a todo instante, sem se apegar a uma tecnologia como se fosse um filho. Está disposto a aprender novos conceitos e até mudar algumas opiniões sobre alguns conceitos anteriores (que muitas vezes está incorreto). Sempre que tiver uma oportunidade, se aprimore.

Conclusão

Se tiverem algo a complementar, por favor, compartilhem! Fiquem a vontade para critícar ou complementar.

Carregando publicação patrocinada...
3

Perfeitas colocações.

Talvez o primeiro ponto seja realmente o erro mais "tentador" entre iniciantes. Digo tentador, porque o sujeito muitas vezes é aconselhado a focar inicialmente numa linguagem, como agora com essa dica sua, ou seja, ele está ciente que não é uma boa estratégia mas ainda assim ele acha que consegue ser multitarefa e termina atrasando em muito o próprio aprendizado.

É algo parecido com quem deseja aprender idiomas pela primeira vez. A pessoa mal fala o português e quer mergulhar de cabeça no apendizado de dois, às vezes três, idiomas ao mesmo tempo.
Uma década depois e ele ainda não passou do nível A2.

3

DUVIDAR DO QUE LÊ

Demorei muito tempo para desenvolver senso crítico e começar a duvidar de metodologias e práticas. Sempre que inicio o estudo de uma metodologia nova ou arquitetura, pergunto a mim mesmo: O que isso beneficia? Qual lado isso prejudica? Afinal, nem tudo são flores, e em muitos casos, essas perguntas aparentemente simples fazem você perceber que pode não ser uma escolha boa para a sua realidade. Não tome a experiência compartilhada por desenvolvedores mais velhos como lei. "Todo ponto de vista é uma vista de um ponto" - alguém por aí.

2

Acho importante também as pessoas pararem de se intoxicar com video de tech influencer.
coisas como: "o que não te contaram sobre programação" "bla bla programação" etc etc.

1