IA irá "roubar" alguns empregos que podem ser automatizados, é inivitável. Eu já consigo imaginar operadores de caixa sendo substituídos em algum momento.
Porém, nem tudo que dizem é verdade. Falando um pouco sobre a nossa área, acho difícil substituir, no máximo reduzir. Na hora de programar é um "aúxilio" legal, apesar de ser imprecisa, mas sem o carinha do outro lado da tela dando os comandos e o contexto desses comandandos a IA nada irá gerar e quando gera é um código errado, mas bem convicente! Coisas simples como estabelecer uma conexão local com Node.js IA não erra, pois é simples. Porém é só isso, ao menos neste ano, não sei no futuro.
Difícil dizer até onde vai as vantagens e desvantagens. Eu vejo mais desvantagens atualmente, pois pessoas começaram a gerar conteúdos do zero usando IA, como por exemplo "como funciona assincronicidade no JavaScript", que aparentemente não é um problema, porém uma vez que deixamos de ler a documentação (aprendizado passivo) e transcrever os principais pontos a mão, seja digitando ou escrevendo (aprendizado ativo), o nosso cognitivo começa a "atrofiar". Ou até pior, ficar pegando código sem entender o porque funciona, sem estuda-lo antes.
Daqui a 10 anos eu não sei como estará esta tecnologia, nem mesmo se viverei para isto, porém a história se repete. Com a chega dos celulares houve muitas falácias.
Ferramentas de lowcode por um tempo iria derrubar programadores Front-end, mas somente até o cliente querer algo mais personalizado, otimizado, com um código estruturado para conectar no backend sem problemas, dentre outras coisas. Mesmo hoje, apesar de ferramentas como o Wordpress terem evoluído muito, só vejo sendo opção quando a velocidade esta acima da qualidade tanto em produção, quanto para manutenção.
A outros fatores também, como a limitação dos hardwares atuais. A quantidade de água utilizada para resfriar os computares é imensa e já está enfartanto os profissionais do meio ambiente. Chegará um ponto que será freiado esse avanço, e ai que talvez as pessoas acordem um pouco sobre esse exagero todo até que crierem uma tecnologia poderosa e ao mesmo tempo supra essa limitação, mas é especulação minha este ponto, é o que acredito que possa acontecer, não sei como estão lidando com isso durante estes 2 anos.
No mínimo, atualmente o ideal seria pelo menos ter os fundamentos sobre essa tecnologia, coisa que eu mesmo tenho que correr atrás.
Por fim, esta é a minha visão. Não tenho tanta experiência como alguns por aqui que demonstram sabedoria sólida na área. Talvez eles tenham um conhecimento macro maior disto.