Executando verificação de segurança...
2

A verdade é que só perde seu emprego pra IA se for programador meia boca. Chatgpt comete erros absurdos, mesmo no modelo v4. Sem contar que nenhum empresa iria pegar um código, jogar no chatgpt e dá o comando "fatorar código", pois tudo que você escreve é usado para treinar mais a IA. Além de que, programador não é apenas código. Programador auxilia outros programadores, planeja e descute com a equipe, dentre outras responsabilidades. No máximo, chatgpt auxilia em alguma automoção de tarefas muitos simples na empresa.

gostei bastante do post, tá bem completinho. Parabéns!

Carregando publicação patrocinada...
2

É bem por aí. A maior parte do nosso trabalho é analisar e entender o problema, discutir alternativas de soluções, sua viabilidade, usabilidade, etc, e só depois escrever o código. E depois ainda tem que testar, corrigir, validar, etc.

Mais ainda, tem vezes que nem chega na etapa do código: já vivenciei várias situações que ao discutir as soluções, concluiu-se que poderia ser resolvido mudando processos/burocracias da empresa, ou viram que não fazia sentido aquilo estar no sistema. E mostrar essas alternativas também faz parte do nosso trabalho, pois nem tudo se resolve com código.

Enfim, no dia que o ChatGPT conseguir participar das reuniões, ler a mente dos usuários e clientes, e ainda discutir as soluções com eles (em vez de só cuspir texto que parece plausível mas nem sempre é), aí eu começo a me preocupar.

1

Programador auxilia outros programadores, planeja e descute com a equipe, dentre outras responsabilidades.

É isso aí!

gostei bastante do post, tá bem completinho. Parabéns!

Tmj!