Executando verificação de segurança...
3

Quando falamos de serverless, uma das primeiras coisas que vêm à mente é custo.

Sim, esse é o principal fator e jamais podemos desconsiderar.

com serverless você só paga pelo que utiliza

Esse argumento é válido, mas apenas quando se trata de baixas cargas. Serverless é perfeito para serviços com pouco acesso e baixo processamento.

Processamento de Imagens

O que não é o caso aqui. Caso o processamento seja frequente manter servidores de workers é muito mais vantagem.

Custos escondidos

Em todas as minhas experiências com serverless o processamento da função em si é sempre o mais barato. O que acaba iludindo um arquiteto menos experiente. O que realmente pesa são os serviços que circulam ao redor, como load balancer ou api gateway, serviços de filas ou cache.

Vendor Lock-in

E claro, o serverless geralmente vem com esse fator que está pesando bastante nas decisões atuais. Se você desenvolve para uma empresa o port geralmente não é fácil

Carregando publicação patrocinada...
6

Valeu pelas observações Pilati! É assim que vamos enriquecendo qualquer conteúdo e avançando com as ideias.

Concordo com você em várias questões. Como não criei este artigo com uma profundidade muito grande (nem tamanho) muitas nuances estão ocultas como você pontuou.

Falarmos de processamento de imagens é muito amplo. Cada "case é um case". Arquitetura correta, otimizada ou ideal é a que atende a maior parte dos requisitos do projeto. Inclusive as funcionais. (E não só custo, restrições de infra, etc).

Quando você fala dos custos escondidos, concordo também. E você só começou a listar. Temos também custos de tráfego, custos por comunicação entre regiões, etc.

Já vendor lock-in neste tipo de exemplo, não vejo como grande problema. Todas as nuvens praticamente tem solução do tipo "Function" (com a compatibilidade das mesmas stacks ou que pelo menos seja adaptável para container) e, até mesmo portar para soluções k8s, VM seja on-prem ou Cloud seria tranquilo.

Bom, agradeço pelo principal ponto que você trouxe: Não existem grandes "receitas de bolo" ou "balas de prata". "Templates" de soluções que sirvam para tudo.

Se este artigo despertar a curiosidade de algumas pessoas que não conhecem ainda este tipo de solução de procurar saber, estudar, experimentar e, SE for interessante para seu projeto específico, utilizar. Missão cumprida.

E quem sabe produzir mais conteúdo cada vez mais detalhado e aprofundando mais em determinados tópicos?

Abraço!