Melhor forma de aprender VIM!!!
Vim? Nano? Emacs?
Se continuar nessa área, um dia você precisará acessar um servidor remoto e eventualmente fazer uma pequena edição em um arquivo de texto, mas, onde está o VSCode? cadê o Atom? não tem nem mesmo um Sublime? nada, nem um misero notepad do windowns vai ajudar você, um ser humano solitário com uma linha de comando e sem acesso a um belíssimo editor de código exuberante e cheio de cores vibrantes, mas dando uma pesquisada de leve, e entrando no primeiro link você vai descobrir que existem editores de arquivos para terminal, e são muito úteis, e agora você precisa aprender a usar um deles.
Os mais conhecidos pelas comunidades são o Nano, Vim e o Emacs, e para mim são divididos em:
Com certeza o Nano é interessante para se aprender, mas ele é extremamente limitado comparado ao Vim, e é bem provável que você vai acessar outros servidores remotos e vai ter que usar uma ferramenta limitada, mas se opitar pelo Vim, eu posso ajudar apresentando uma descoberta que eu fiz.
Eu literalmente passei por essa situação do editor, e antigamente sempre usava o Nano, mas por interferência divina, ou sei lá o que o meu nano começou a bugar completamente quando eu editava arquivos JS, e isso fez eu querer mudar, pois é bem mais difícil cavar buracos com colheres, então eu comprei uma pá, ou melhor dizendo, uma furadeira (entre no site ofícial do vim para enteder) e para aprender a usar os dois modos básicos do vim eu precisei de uma tabelinha de comandos e de uns minutinhos de prática, mas foi indo, e se eu tivesse conhecido o https://www.openvim.com/ minha vida seria mais fácil, pois essa ferramente apresenta um tutorial bem curto que ensina muito bem a usar os modos, e os comandos básicos de navegação e atalhos, se você está na mesma que eu ou está enferrujado com seu Vim, tente dar uma olhada, é open source e bem divertidinho brincar com o terminalzinho, aproveite.
Não, eu n faço a menor idéia de como usar Emacs, se vc é um devoto do Emacs, por favor perdôe meu modo grosseiro de me referir a o seu complexo canivete suiço.