Executando verificação de segurança...
5

Desmotivação para programar.

Bom dia

Esse post é pq ando mt desmotivado para estudar, n só programação, outras coisas q eu sei que serão boas para mim, eu queria saber se algum de vocês já passou por isso ou está passando, e como sairam disso, eu sinceramente passo por isso regularmente, mas cansa, cansa mt.

Carregando publicação patrocinada...
2

Sendo honesto com você, como uma pessoa que tem transtorno de ansiedade e já tive alguns episódios de crises depressivas, cabe você se auto-avaliar e ver se está tudo bem com você mentalmente. Desmotivação pode vir de muitos fatores, como fadiga física e mental por estar fazendo esforços repetitivos e não ver resultados em pouco tempo, ou pode ser algum fator externo a sua prática da programação que está afetando sua vida de um modo geral.

Eu sugiro primeiro buscar ajuda psicológica - se possível - e buscar fazer atividades físicas - caso você já não seja um adepto dos exercícios físicos. Foi uma parada que me ajudou e tem me ajudado a lidar melhor em momentos de crise e até a entender mais sobre o meu corpo e minha mente e meus limites. Outro problema pode ser a cobrança constante que a gente põe em cima da gente e o mundo também coloca, nessa correria maluca em busca do sucesso naquilo que estamos fazendo. Se frustrar também provoca certa desmotivação. Enfim, é muito difícil aconselhar alguma coisa diante de uma situação tão complexa. Espero que você consiga se encontrar de novo e ter um novo gás pra seguir programando e fazendo outras coisas que você também gosta.

O Deschamps tem um vídeo muito bom - bem longo - sobre ansiedade no canal dele. Vou colocar o link aqui, caso ainda não tenha visto.

https://www.youtube.com/watch?v=dZJbORri0ro

1
1
2

Então, esse mês faz uns 10 anos que estou na área. Constantemente passei por isso de forma passageira. Estudava alguns meses, cansava, ia fazer outra coisa qualquer por mais alguns meses, cansava, voltava a estudar e voltava pro loop.

Acho que estar desmotivado as vezes é normal, se tu sente isso sempre e pra tudo, recomendo de forma sincerada que procure ajuda.

Espero que melhore, tmj

2

É difícil dar uma resposta que seja certeira, mas quero dar algumas dicas que podem ser úteis. Quando eu estou desmotivado, eu dou um tempo e vou fazer alguma coisa que eu gosto muito de fazer, de preferência longe do computador, mas também pode ser no computador se é algo que você gosta muito. Isso ajuda a relaxar. Às vezes eu vejo vídeos que me fazem rir muito, como o UTC do Castro Brothers, ou vou brincar com os cachorros, ou conserto alguma coisa em casa. Isso resolve em curto prazo (minutos a horas).

Num contexto mais amplo, avalie se você realmente quer trabalhar com programação, ou se está nesse caminho apenas para agradar alguém ou porque está em alta no mercado. É bem frequente a gente se enganar achando que quer fazer alguma coisa quando no fundo a gente não quer. O que faz seus olhos brilharem? Procure descobrir com o que você realmente gostaria de trabalhar, de preferência que te dê prazer e que você enxergue como ajuda a melhorar a vida das outras pessoas com seu trabalho; isso traz realização. Não precisa ser o que dá mais dinheiro, mas se você faz com o coração sua dedicação é reconhecida e o salário é uma consequência. Se é algo que você quer muito, nem mesmo as partes chatas serão obstáculos para você.

Sucesso!

1

Uma coisa que me ajuda a motivar é ver conteúdo sobre programação. Eu sou uma pessoa extremamente influenciada pelos conteúdos que eu consumo, então sempre que eu estou desanimado com programação eu procuro ver vídeos sobre o assunto, assistir algum filme sobre tecnologia, documentários ou até mesmo livros de ficção ciêntifica! Acredito que ajuda bastante a voltar a ter aquela curiosidade e vontade de aprender além de ajudar a relaxar e se divertir um pouco XD

1

Falou tudo, tem dias que não estou nem um pouco a fim de olhar pra código. Hoje não fico me cobrando por não estar estudando 100% do tempo disponível. Acho que a longo prazo isso só traz malefícios, essa cobrança pertinente acaba afetando nossa vontade e motivação pra continuar se dedicando. Então uma parada que agnt faz porque gosta acaba virando somente algo chato e rotineiro.

1

Estou no começo dessa jornada, estudo mais ou menos a um ano e dois meses, e é normal, ao vezes bate uma bad vibe, mas eu faço o que foi citado em outro comentario aqui, vou fazer algo que gosto, descanso um pouco a mente, tente não se cobrar demais, cada um tem seu tempo, seus problemas, se vc sente que a forma que está estudando não está te prendendo, tente algo novo, aos poucos vc chega lá, só não desistir

1
1

Cara, particularmente eu também não gostava de programar.

Não tinha motivação pelo fato de não saber onde eu queria chegar e o que eu queria aprender no mundo da tecnologia, já que são infinitas linguagens de programação, frameworks, etc etc etc.

O jeito que encontrei para ter motivação foi trabalhando com programação. Mas aí vc para e pensa, como vou arrumar um trabalho sem experiência?

A minha sugestão é vc procurar em grupos do discord como a WEB3DEV (https://discord.gg/pTQD2Xya), Bankless BR DAO (https://discord.gg/Bcg9DJyD), entre outras comunidades de programação (as que citei são especificamente para WEB3 e blockchain), onde surgem várias oportunidades de trabalhar em startups ou em estágios iniciais de uma startup (onde só tem um grupo de pessoas com uma ideia interessante que tem potencial).

E dessa forma vc vai colocar a mão na massa para programar por algum motivo real, com chances de fazer parte dessa startup ou conseguir experiência com programação.

Os bootcamps da WEB3DEV por exemplo também são fantásticos, duram 1 semana, gratuito e vc realmente cria algo, é interessante pra quem tá fazendo e aprendendo, porque tem tudo explicado e vc só segue o passo a passo. E no final vc tem uma aplicação desenvolvida por vc, podendo customizar e adicionar no seu GitHub.

Apenas assistir vídeos e tutoriais de programação sem objetivo dá sono e abaixa sua autoestima.

Outra coisa que me ajudou foi o inglês, este com certeza fará TOTAL diferença em sua vida, seja na área de tecnologia ou fora dela. Encontrei uma comunidade no Discord que tem milhares de pessoas no mundo todo com o intuito de praticar a conversação, além de aprender e treinar inglês, em todos os níveis. Segue o link: https://discord.gg/english

Além disso, estou tentando conseguir captação de investimentos para minha startup chamada BirdBox, com um grupo de 4 pessoas, que é uma solução para produção de provas judiciais utilizando tecnologia blockchain e utiliza um aplicativo de celular em react native (mas atualmente é somente uma solução web em react) (https://linktr.ee/birdbox.app). Fique a vontade pra entrar em contato comigo caso vc ou qualquer outra pessoa que esteja lendo se interessar em nos ajudar, mas como eu disse, não temos recursos ainda para pagar suas horas, mas em troca eu me comprometo a ajudar com meu conhecimento de programação e tecnologia, além de vc adquirir conhecimentos de como funciona uma startup.

Mas isso é só uma sugestão, como a minha ideia, existem várias outras nessas comunidades do discord, como este canal onde as pessoas se apresentam na comunidade da Bankless BR DAO, e muitas trabalham em algum ideia de startup ou buscam pessoas que se interessem: https://discord.com/channels/875424808194691113/879911157220139008.

O Linkedin é um bom lugar também para alcançar pessoas, ideias e projetos, mas precisa ir cultivando uma boa rede de contatos nele aos poucos, adicionando pessoas que produzam e compartilhem conteúdos interessantes. Recebo no mínimo 5 ofertas de emprego de tech recruiters no linkedin mensalmente, o mercado está aquecidíssimo e pagando muito bem!

Eu particularmente sou engenheiro de software sênior, trabalho em um grande banco canadense e tenho 25 anos de idade, e nem formei na faculdade ainda (que inclusive é de Engenharia de Controle e Automação mas sempre busquei trabalho na área de software). Ganho um bom salário e tudo isso foi possível graças ao universo da programação. E um fato interessante é que só tem 3 anos que trabalho com isso, ou seja, é uma evolução muito rápida quando vc trabalha com ela no dia a dia (mas é importante pontuar que tive aulas de banco de dados, programação orientada a objeto entre outras na faculdade que me ajudaram a ter uma base na área, mas nada que uns vídeos no youtube não resolvam).

Por isso ver mensagens como a sua me comovem, de pessoas que tem interesse mas têm dificuldade para trilhar o caminho. O primeiro passo vc deu, está aqui nesta nova rede social buscando por isso. O importante é não ficar satisfeito em sua zona de conforto e buscar sempre por mais atrás de seus objetivos!

Meu GitHub: https://github.com/HugoMata

1

Só para, dá uma pausa, foca em si, depois você volta.

Talvez isso seja burnout, nesses casos não é bom forçar, sempre que eu começo a cansar de programar, eu tento me afastar o máximo possível disso e faço algo que eu gosto (E sim, eu amo programar)

Depois de no máximo uma semana (ou mais), eu volto firme e forte na programação 😊

Claro, cada caso é um caso, as vezes você só não achou o conteúdo certo, as vezes você não achou o projeto certo, as vezes você não achou a sua tecnologia... Muita coisa pode ser a causa, tenta parar um pouco e pensar no que pode ser a raiz de tudo isso, pode demorar até você entender o que realmente está acontecendo, mas tudo bem.

1

Oi Paulo, é realmente difícil se manter no foco e continuar estudando. Já passei e passo por isso em diversos momentos, mas algumas coisas me ajudam a voltar, são elas:

•Descanso- tenta tirar alguns dias antes de voltar a estudar com rotina, isso vai te ajudar a desparecer e ficar despreocupado, tendo em vista que, você decidiu estudar após esse desncanso.

•Planejamento- Nesse tempo que você pode tirar para descando, tenta organizar a sua rotina, não só de estudos, mas do seu dia inteiro se possível. Isso vai te ajudar a não perder tempo pensando qual será o seu próximo passo.

•Hábito- Crie hábitos que vão deixar seu corpo/organismo acostumado com aquela situação. Disciplina é algo necessário para o ser humano que quer conquistar algo. Seja levantar cedo ou arrumar a cama, tudo vai fazer parte da nossa rotina, tornando assim costumeiro para o nosso corpo.

•Metas- As metas são as coisas mais importantes. Sem elas não exitem motivos para continuarmos nossa jornada. Crie metas, pense o que te faz querer estudar/programar
dar uma melhor vida para si mesmo? seus familiares? seja o que for, encontre sue alvo!

E não esqueça, recaidas acontecem com todo mundo. O que vai tornar você diferente dos outros, é quanto tempo vai demorar para você sacudir a poeira e se levantar.

1

Te entendo complemetamente cara. Eu passei por esse mesmo problema há anos (até congitei abandonar a área) e o que me ajudou muito foi justamente isso aqui: A comunidade. Existem algumas muito boas, a da rocketseat é uma delas. Entra lá, participa dos bootcamps, usa esse espaço para perguntar, tirar dúvidas e até mesmo contribuir. Muito da desmotivação é algo que surge pela falta do sentimento de estar de fato aprendendo e, sendo sincero, esse sentimento só irá diminuir (pois ele nunca irá sumir de fato) quando você começar a de fato aplicar aquilo que estar estudando. O estudo pelo estudo não é muito recompensador.

1

Larga um pouco e vai praticar um esporte, ou assistir alguma serie futurista, ou na area de tecnologia, desanimar faz parte, só tenta não cair numa depre. Sucesso mano.

1

Bem, isso é algo normal que todo programador passa em algum momento ou em vários momentos, se você quer ter motivação para estudar programação, crie uma, defina um objetivo concreto do porque você está estudando programação, as pessoas tendem a priorizar o resultado final, como na escola, oque os professores priorizam? Os resultados das provas, notas, eles não se importam com o início e meio, apenas com o fim.Se você se importar mais com o processo de aprender a estudar, ao invés de apenas ver um futuro que pode nunca se concretizar, vai ficar muito mais fácil de não ficar desmotivado, não precisa estudar um monte de conceitos de uma vez, aos poucos você aprende. Foi recentemente que eu comecei a estudar programação em Java pra valer, logo após de eu definir um objetivo e me importar mais com o processo de aprender do que em imaginar um futuro onde eu já sei de tudo.Em resumo: foque no presente, deixe o futuro para depois.

1
1

Boa Noite Paulo42. Acho super normal ter episódios de desmotivação, acontece com todo mundo e você não deve se cobrar tanto quando estiver em uma. Porém, se acontece com frequência em relação a programação, seria uma boa analisar se é realmente o que você quer exercer ou se você só está fazendo isso por cobranças ou exigências externas, não adianta você se esforçar e se forçar a fazer algo que você não gosta de verdade! Isso só vai te frustar e você vai andar sempre desmotivado.

Porém, e encare isso como uma espécie de "bronca", esperar motivação para estudar não é uma boa ideia, se algo é importante para você, você tem que simplesmente ir lá e fazer, se você tiver motivado a fazer aquilo, ótimo, se não, cara, vai e faz do mesmo jeito, porque se você não fizer ninguém fará por você e a motivação não vai vir nunca, isso só vai crescer e se tornar uma bola de neve. Acredito que sobre isso, pesquisar conteúdos sobre ansiedade e procrastinação ajude, aqui mesmo no TabNews temos ótimos artigos sobre isso!

Ainda sobre o assunto, não sei se você conhece o autor Stephen King, mas ele tem uma frase exelente que diz o seguinte:

Amadores se sentam e esperam pela inspiração. O resto de nós apenas se levanta e vai trabalhar.

Então é isso cara, não quero ofender nem nada, só quero ajudar!