Vamos conversar sobre Java?
Olá! Sejam bem-vindos à minha primeira publicação aqui no TabNews. Para falar a verdade, não sei se vou manter uma consistência aqui, pois ainda estou aprendendo como funciona a plataforma 100%. Enfim, vamos ao assunto que é Java.
Para começar a falar sobre Java, tenho que mencionar o início dos meus estudos em programação. Inicialmente, tentei aprender PHP, mas fracassei ao tentar compreender variáveis. Depois, experimentei C e me perdi diante das inúmeras linguagens disponíveis: C, C++, e C#. Desisti e, um ano depois, decidi aprender a criar sites. Comecei estudando HTML e CSS, e tudo estava indo bem até chegar o momento de aprender JavaScript. Foi aí que tudo desandou. Era o ponto em que realmente começaria a aprender a programar, pois até então, lidava apenas com marcação de texto e não conseguia entender a lógica por trás. No entanto, de alguma forma, ao longo do percurso, aprendi a sintaxe de programação, variáveis, arrays, etc. Hoje em dia, não me lembro como consegui, mas até então era apenas isso - conhecimento básico de HTML, CSS e sintaxe.
Após terminar a escola, fiquei perdido sem saber o que fazer. Foi então que decidi ingressar em um curso técnico para aprimorar meus conhecimentos e entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida do que na faculdade. Além disso, não sou fã do método de ensino da faculdade para programação. Atualmente, estou no Senai, no primeiro semestre.
No Senai, me deparei com uma situação interessante. Meu professor de lógica decidiu começar ensinando por meio da pseudo linguagem Portugol, o que considero válido, embora haja discordâncias. Por algum motivo, eu estava um pouco à frente e compreendia bem tudo o que era ensinado. Decidi, então, aplicar tudo o que ele passava usando a linguagem C. Surpreendentemente, me adaptei facilmente e gostei muito da linguagem. Conversando com amigos que estão um semestre à frente, descobri que a próxima linguagem seria C e, em seguida, Java.
Meu amigo Daniel, uma excelente pessoa e um ótimo amigo que trabalha no Senai, me deu o seguinte conselho:
"Patrick, comece a estudar Java."
Ouvi prontamente o conselho dele e mergulhei em um curso sobre Java no YouTube. Parei o curso na etapa de sintaxe, não porque não entendi, mas porque já havia compreendido o suficiente para iniciar meu próprio projeto e aplicar o que aprendi.
Meu projeto pessoal começou com a ideia do meu futuro TCC, mas minha equipe não apoiou muito. Eles ainda não estão interessados em estudar Java, então decidi começar sozinho. Aprendi aos poucos como a linguagem funcionava, refiz o projeto várias vezes e, pela primeira vez, comecei a utilizar a orientação a objetos para organizar melhor o código. Recentemente, finalizei o projeto, que está no GitHub (um projeto simples). Durante a criação do código, enfrentei alguns problemas. O primeiro foi a organização, que consegui resolver usando POO. O segundo foi o armazenamento de dados. Inicialmente, utilizei uma pasta com arquivos txt para armazenar os dados, o que me atrapalhava quando programava em um computador diferente do meu. Decidi, então, aprender sobre banco de dados.
Aprendi sobre banco de dados de maneira superficial, mas rápida e eficiente o suficiente para criar minhas tabelas, colunas e armazenar os dados necessários (agora estou me aprofundando mais, pois preciso usar chaves estrangeiras, fazer heranças de tabelas, etc.). Tentei implementar um banco de dados no meu projeto e, para minha surpresa, consegui. Enfim, finalizei meu projeto.
Percebi que gosto de aprender programação na prática, criando projetos pessoais e aplicando os conhecimentos que já tenho. Quando surge uma dificuldade, um problema ou uma vontade de implementar uma funcionalidade, vou atrás, aprendo e coloco em prática.
Sobre Java, muitos dizem que é uma linguagem difícil. Eu não a considero difícil, talvez porque seja difícil se adaptar à sua sintaxe, mas como foi a minha primeira linguagem, não senti muita dificuldade.
Agora estou iniciando um novo projeto. Ele consiste em criar um sistema de cadastro e login, dividido em duas partes: uma para o "Vendedor" e outra para o "Cliente". Será um programa para vendas e compras de produtos. Pesquisando algo semelhante, lembrei do TabNews e pensei que haveria mais publicações relacionadas a Java. No entanto, não encontrei muita coisa, daí o título: "Vamos conversar sobre Java?" É um convite a todos do TabNews para darem mais atenção a essa linguagem incrível. Inclusive, gostaria de fazer um questionamento: essa falta de publicações é devido ao fato de ser uma linguagem mais "chata" de se lidar ou porque existem outras linguagens "superiores" a Java?
Enfim, termino minha primeira publicação aqui. Peço desculpas pela falta de organização nesta publicação, não parei para ver como as pessoas organizam as publicações ainda. Espero que tenham gostado e espero fazer isso mais vezes.
(Link do projeto no GitHub: https://github.com/gsPatrick/CalculatorNN)
(Link da minha conta do GitHub: https://github.com/gsPatrick)