Executando verificação de segurança...
1
PabloL
1 min de leitura ·

Android Kotlin ou SwitfUi para entrar no mercado?

Fala, turma.

Então, como a maioria nos dias de hoje, iniciei indo pro front-end até chegar ao React Native e curti demais o lado mobile da coisa. Desde então intensifiquei meus estudos e foquei nisso, mas sempre tive a sensação de que faltava algo e não sabia o que seria.

Vagando pelo mobile, tive contato com Kotlin e android e achei muito massa. E desde quando comecei a estudar, há alguns meses atrás, estou curtindo pra caramba.

Eis que me surgiu uma dúvida quanto ao mercado de trabalho e sua entrada para um desenvolvedor júnior/estágio na área mobile, e estou com dúvidas sobre Android Kotlin ou SwiftUi.

Eu teria condições de adquirir um mac para estudar e focar nisso, mesmo que um usado. Mas, entrando na minha dúvida, valeria a pena o investimento para o retorno quanto a entrada no mercado, ou vale mais a pena nesse momento investir no android e partir para o iOS mais à frente? Deixo claro que pretendo me especializar nos dois ecossistemas ao longo do tempo mas queria a opinião de vocês, conselhos, relatos, experiências ou qualquer coisa que queiram compartilhar sobre.

-Tmj.

Carregando publicação patrocinada...
1

Na minha opinião, acho que o mercado de iOS possui menos concorrência para se entrar no mercado. Acho que se fosse para escolher entre os dois atualmente iria para o iOS.... tendo em vista que você pode focar tanto no híbrido (flutter ou RN) e no iOS que é mais nichado...

Bom acho que é isso ai! Bons estudos!

1

Cara, tô mais ou menos nessa linha de pensamento que você falou e, pelo momento atual, indo pro iOS. Tenho uma base até legal de React Native, mas, por tá curtindo muito Kotlin, pensei em partir pro jetpack compose como híbrido. E, valeu pelo conselho!

1

Sobre comprar um Mac para testar se vai ser interessante para você, eu iria tentar algo como esse aqui em nuvem, pelo menos para um primeiro contato.

Houve um projeto que talvez iria ter um app para iOS, e cheguei a cogitar ir por esse caminho do serviço em nuvem. No fim, o projeto evoluiu de outra forma e não precisamos mais do app e acabei não usando o serviço, então não tenho uma experiência pessoal para dizer se é bom ou ruim, só sei dizer que para começar é mais barato.

1

Essa eu não conhecia e achei bem interessante a ideia. Vou dar uma olhada e pesquisar a respeito sobre isso. Valeu pela dica, mano!