Executando verificação de segurança...
3

Meus 2 cents:

Há 15 dias teve um post sobre um indie que queria criar um SaaS de gateway de pagamento:

O que preocupou na epoca foi a ausencia de preparacao do autor em entender melhor o mercado e suas regulacoes, acreditando que era apenas uma questao de codigo - enfim, nada muito diferente que vemos em muita gente criando SaaS sem pensar na estrutura (inclusive adm/juridica/comercial) que eh necessaria para que isso funcione.

No post em questao ate apontavam o abacatepay como concorrente.

Depois deste preambulo, devo dizer que achei teu post extremamente importante, ate para trazer ao pessoal que coda mas nao esta acostumado a estes detalhes administrativos o quanto um SaaS pode impactar (positiva ou negativamente) na vida de um founder.

Quando abri uma startup nos anos da bolha da internet (aprox 2000) - um dos apoios que recebi como incubado foi fazer o curso EMPRETEC - que ajudou um bocado na epoca para entender que abrir uma empresa eh muito mais que tirar um CNPJ (mesmo MEI), mas cuidar uma serie de apectos praticos do dia-a-dia.

Quando a gente coda, o produto eh quase um filho - parece lindinho e batemos palminha para cada cadastro novo, como se fossem seus primeiros passos ou primeiras palavras.

Pouca coisa te prepara para o momento em que o bebezinho comeca a fazer caca, e quanta caca ! O clientes bem intencionados tendem a conseguir fazer coisas no app que voce jura que nao eram possiveis. Os clientes do mal se aproveitam mesmo da tua boa vontade (diria inocencia) para conseguir o que querem.

Mas parabens pelo produto e por compartilhar a experiencia !

Carregando publicação patrocinada...
2

É isso aí, empreender é difícil, exitem partes que não se vê, partes que vão além das telinhas legais.

A gente já sabia de toda a burocracia e regulação que teríamos (até pq eu lido com toda a parte de tec e eu amo fintechs de paixão kkkkkkkkkk), mas realmente, não tivemos nem tempo em chegar lá. Tudo iria mudar no mês seguinte, ia duplicar o TPV, teríamos um provider novo, KYC 100% externo, o que iria também aumentar a nossa margem e daria pra começar a respirar melhor.

Mas a gente acredita muito que tudo acontece por alguma razão que só vamos saber lá na frente. E hoje, vemos tantos devs indies sofrendo com os providers, ou tendo pouco conhecimento sobre como é difícil regular a parte de pagamentos, que a ideia é focar nessa galera que tem exatamente o nosso perfil. Queremos ser um 'safe place' pra eles.

Não tinha visto o post ali do colega, vou tentar entrar em contato com ele, precisamos de pessoas assim no time, que estejam insatisfeitas.

Nós estamos fazendo tudo certo, desde o dia 1, e queremos abstrair toda a complexidade para entregar uma experiência boa pra quem só quer subir o produto.

A jornada é difícil, mas em cada passo vou compartilhar, afinal, a gente acaba ajudando uma galera no caminho. Tmj meu querido!