Executando verificação de segurança...
5

Empregação em IA/Ciência de Dados e Engenharia de IA: faculdade ou auto-didata?

Prefácio

Meu nome é José Victor Brito de Jesus, sou um estudante de Ensino Médio de 17 anos e estou no 2º Ano, planejo ser empregado em engenharia de IA passando por IA e Ciência de Dados e morar em Liechtenstein. Há mais ou menos um ano eu vim interagindo com vários profissionais na área de TI por diversas redes sociais (Youtube, Discord, ...) sobre a forma mais proeficiente de eu seguir na área de TI desde onde estou atualmente.

Apesar de eu já ter visto vários programadores experientes dizerem que para você conseguir seu primeiro emprego (entry-level job) você não precisa de nenhuma formação acadêmica - pelo contrário, você poderia ver cursos gratuitos, fazer projetos open-source relevantes para o mercado, fazer estágios, ser bastante visível nas redes sociais como LinkedIn, Twitter e etc, fazer o curso de Data Science gratuito da Google para ficar à par de um formando de Ciência da Computação ná optica de um empregador e depois estudar para a entrevista de emprego pelo LeetCode - há um tempo acredito ter entrado na ilusão de que fazer faculadade de Ciência da Computação na Suíça (usando muito tempo para não só conseguir passar na faculdade, mas para custear as coisas na Suíça) me aproximaria mais do meu objetivo de morar em Liechtenstein tendo um emprego bem pago.

Depois de um tempo caiu a ficha que esse era um plano escrupuloso e exagerado e que, na verdade, seria muito mais fácil eu aproveitar esse terceiro ano do ensino médio que está por vir para fazer o seguinte roadmap:

Months 1-3:
Basic Concepts, Maths & Programming:
Algebra, Calculus, Statistics, Probabilities, Data Structures, Programming
Python, C++, Data Manipulation and Analysis, Clean and Prepare data
Month 4-6:
AI & Machine Learning:
Basics of AI, Intermediate Machine Learning
Month 7-9
Specializations & Advanced Topics:
Neural Networks, Deep Learning, Machine Learning Ops, Specialization.
Month 10
Specializations:
Natural Language Processing, Computer Vision and Reinforcement Learning.
After:
AI Podcasts, Conferences, Webinars, Meetups and Advanced Degrees; Build Portfolio by: internships, volunteer work, valuable open-source projects, documentation of the learning and coding process and getting a costumer testimonial.

E tendo em mente que já sou fluente em Inglês, que tenho um bom método para aprender Alemão, tenho um LinkedIn com várias conexões com Suíços e Liechtensteinianos, que já tenho alguns projetos interessantes, que sou parte da Academia de Ciências de Nova Iórque (na qual fiz projetos envolvendo TI que ganharam bastante renome) e que tenho um artigo científico sobre IA no ensino de física, acredito que a partir dele eu já consiga um entry-level job na área de IA/Data Science para depois seguir com Engenharia de IA.

Corpo

Hoje dia 02/11/23 foi feriado e decidi usar esse tempo livre da minha escola para refazer minha rotina e pesquisar sobre como conduzir meu futuro em direção a me mudar para Liechtenstein depois do E. Médio com um trabalho bem pago.

Nas minhas pesquisas vi que o trabalho mais bem-pago atualmente é o de AI Engineer que em entry-level jobs já tem uma média salarial de +- $62,000; com isso mais me certifiquei de que deveria focar nessa área em busca de ser um bom pai e conseguir sustentar minha família em Liechtenstein ganhando bem. Isso me levou a procurar vídeos no Youtube sobre como me profissionalizar na área sem faculdade, já que acho que é uma perda de tempo grande visto que não é nem perto de tudo o que você precisaria fazer para pegar seu primeiro emprego (como disse no prefácio, você ainda teria que ganhar visibilidade e montar um portfólio valioso e atestado, fora estudar para as entrevistas de emprego).

Depois de ver os seguintes vídeos e com base em alguns outros que vi com um feedback positivo imenso de pessoas que trabalham na área:

fora o conselho de vários amigos meus também, decidi que no meu terceiro ano de ensino médio entraria para uma escola pública para fazer o roadmap que mencionei no prefácio dando pouca atenção à escola e logo depois (tendo em vista minhas conquistas mencionadas há pouco) conseguir meu emprego em alguma empresa que pague bem, preferivelmente Liechtensteiniana ou Suíça.

Depois de ter decidido isso fui para um servidor de amigos formandos em Ciência da Computação e me disseram que isso não era nada pé no chão, que era muito melhor eu fazer faculdade e gastar esse tempo próximo estudando para o ENEM, eu já pensei ser algo desnecessário e inconveniente para meus objetivos.

Questionamento

Nesse contexto venho aqui propor essa pergunta, para empregação em IA/Ciência de Dados para futuramente uma outra em Engenharia de IA: eu deveria seguir todas as fontes que eu mencionei à favor de eu conseguir meu primeiro entry-level job sem faculdade me preparando por volta de 10-11 meses (o que me permitiria fazer isso logo no meu terceiro ano do Ensino Médio se não o priorizasse) ou deveria investir meu tempo (que poderia investir em outras coisas importantes na minha vida) para ENEM, faculdade e depois disso todo o esforço de se tornar visível, montar um portfólio e estudar para uma entrevista de emprego?

Carregando publicação patrocinada...
4

Assim, eu acho que é bom vc com 17 anos já ter interesse e querer se dedicar ao mercado de trabalho, mas eu acho que você fazer faculdade em ciência da computação (ou áreas relacionadas) é a melhor decisão.
Eu vejo muito na internet gente falando que você não precisa de faculdade, e que fazendo cursos e bootcamps você pode conseguir a sua tão sonhada vaga, mas pra mim isso é papo de vendedor de curso. O mercado de TI é bom para quem tem bastante experiência, mas para quem está começando não está fácil, é comum você ver vagas de júnior e estágio com mais de 1000 candidatos, e com certeza muitos já saem na sua frente por estar cursando ou já ter terminando a faculdade.
Eu acho, que particularmente na área de inteligência artificial (área onde trabalho atualmente) a faculdade é extremamente valorizada, você lida com conceitos matemáticos, e estar cursando ou ter cursado um curso de exatas (principalmente se for curso de ciência da computação) ajuda demais, sem contar que a maior porta de entrada para qualquer carreira é o estágio, mas estágio é para quem está estudando.
Tem muita gente por aí que fala e acha que faculdade é perda de tempo, que você vai ficar estudando por anos coisas que não vai usar, mas na faculdade você aprende toda a base da computação (que se você não tiver, vai ter que aprender na marra enquanto trabalha), você se torna um profissional bem mais valorizado, sai na frente de outros candidatos em processos seletivos, faz um bom networking, aprende um monte de coisa e consegue também praticar, você começa a pensar diferente, aprende a aprender, pode participar de vários projetos na faculdade (empresa júnior, projetos de extensão, feiras, congressos), e a faculdade também tem o importante papel de fazer pesquisa, que pode não ser o seu foco, mas é muito importante, e a tecnologia e conhecimento que temos na maior parte, vem das universidades.
Eu acho que as suas perspectivas não são nada realistas, sem contar também que para conseguir uma vaga de cientista de dados/engenheiro de IA fora do país, você vai precisar ter faculdade e experiência (existem casos raros? sim, mas eles são a exceção, não a regra).
Eu mesmo termino a faculdade esse mês, e mesmo que eu já esteja trabalhando na área, eu pretendo fazer uma pós no ano que vem na área de IA/DS.

3

Eu acredito que sua preparação é válida para conseguir um trabalho na área, mas você acrescentou um detalhe importante, você quer um trabalho em Liechtenstein

  • Você já pesquisou como é para uma empresa de lá contratar estrangeiros? Há limitações? Regras? Conheço um amigo que foi aprovado nas entrevistas para uma vaga na Espanha, gostaram dele e tudo mais, mas ele conseguiu a vaga depois que ele correu e conseguiu a cidadania polonesa, pois, se fosse contratado como um brasileiro, a empresa precisaria fazer um processo longo e trabalhoso de justificar para o governo o porquê dela precisar contratar um estrangeiro ao invés de um cidadão europeu. (Eles não querem que as empresas contratem mão de obra barata de países de terceiro mundo).
  • Pensando como uma empresa, é extremamente arriscado pegar um garoto estrangeiro que está começando a carreira em programação e trazer ele para o país, com todas as dificuldades de língua e adaptação cultural, ao invés de alguém com experiência e "nome" ou então uma pessoa local, que está ali perto e é muito mais fácil demitir se as coisas não derem certo. Acho difícil sua primeira vaga de trabalho ser em outro país, a não ser que você tenha um currículo fora da curva e já trabalhar na área.

Eu tentaria conseguir a primeira vaga em programação e talvez conseguir a segunda vaga em IA antes de partir para outro país. É legal mirar alto na vida, mas você precisa aceitar que existem etapas intermediárias que demandam tempo e trabalho árduo. Eu começaria a tentar criar projetos em AI e ver se você vai conseguir estudar isso por anos a fio, pois vi no seu github que você ainda não tem nenhum nessa área.

Eu fiz um post sobre o CS50AI há uns tempos atrás, ele é um curso sobre IA da Universidade de Harvard e caso ainda não tenha feito ele, recomendo fortemente como uma introdução sobre a área: https://www.tabnews.com.br/eduardoMats/aprenda-sobre-inteligencia-artificial-de-graca-na-universidade-de-harvard

1

Cara que doido eu tenho 16 anos e quero também ir para outro país, Canadá ou algum país da Europa. Bom saber que tem gente com os mesmos objetivos que o meu kkk