Meta não oferece mais vagas remotas e incentiva retorno aos escritórios
A suspensão de benefícios para profissionais remotos também mostra que a empresa está mudando sua abordagem em relação ao tema.
A suspensão de benefícios para profissionais remotos também mostra que a empresa está mudando sua abordagem em relação ao tema.
As grandes empresas criam as tendências, que são seguidas (com um relativo atraso) pelas empresas menores. Colocam todos para trabalhar de casa, vêem que não é um mar de maravilhas e tem seus N problemas, e então colocam todos para trabalhar no escritório novamente ou num estilo híbrido.
O momento que as empresas precisam ser mais eficientes é na recessão, com o dinheiro ficando mais escasso, então essa decisão passa a mensagem que eles consideram que o trabalho no escritório gera mais resultados. Eu tendo a concordar com isso, mas tenho dúvidas sobre o que acontecerá com quem foi contratado para trabalhar de forma remota.
Eu diria que as grandes empresas 'testam' tendências, e o delay das demais empresas em acompanhar, é justamente esperando para ver se o teste deu resultado positivo ou não.
Quando uma grande empresa volta atrás do seu teste, não necessariamente significa que deu errado, mas alguma visão de negócio interna enxerga que a forma antiga era melhor. E são muitas variáveis, apesar de sempre pensarmos que a culpa é da questão monetária.
Quanto à quem já está empregado em modelo HO, acredito que o impacto vai existir, mas não vai ser a única variável para que a empresa pense em mudar os termos do contrato, uma vez que já se pode analisar a qualidade do trabalho e das entregas do profissional.
No fim, é necessário tentar entender oq fez a Meta mudar de ideia, para então tentar "prever" a resposta das empresas menores a isso.