Olá GkIgor, na verdade, faz todo o sentido esse negócio de "nossos dados estão nos estados unidos ou china".
Indepdente da presença de servidores de outras empresas, no Brasil. No entanto, a questão central aqui é a soberania dos dados, não sua localização geográfica.
Quando utilizamos serviços de empresas como AWS, mesmo que os servidores estejam fisicamente em São Paulo, os dados ainda estão sob o controle de uma corporação americana, que pode fazer o que bem quiser com eles, independente de nossas legislações.
Ao optar por usar a nuvem da Magalu, ao invez de uma nuvem americana, estamos contribuindo diretamente não apenas para a independência e soberania nacional, mas também nossa economia. Isso se dá pela redução da exportação de capital para empresas estrangeiras, o que é benéfico para nossa balança comercial, portanto para toda a nossa economia e consequentemente para toda a sociedade brasileira.
A entrada da Magazine Luiza nesse mercado pode ser apenas um primeiro um passo, importante, na direção da independência tecnológica e soberania de dados do Brasil. É essencial que comecemos a controlar nossos próprios recursos tecnológicos, ao invés de deixá-los nas mãos de corporações estrangeiras, seja dos Estados Unidos ou da China.
Espero que esta perspectiva ajude a entender a importância do projeto para o nosso país.